As Instituições Sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Advertisements

AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
O QUE É ÉTICA?.
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
Abordagem estruturalista
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
O Plano de Ação Curricular na Escola
As Instituições Sociais
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
Sociologia DURKHEIM.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1. Antecedentes e as condições históricas. 2. DURKHEIM.
ÉMILE DURKHEIM ( ) (A Ordem e o Progresso)
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Relações de trabalho e capitalismo
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Abordagem Estruturalista da Administração
Prof. Everton da Silva Correa
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
VOCÊ EXPOSTO EM UMA VITRINE
Olhar crítico; pensamento único
MÉTODO PAULO FREIRE.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
Fundamentos das Ciências Sociais
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
O Individualismo Metodológico
Mensagem aos pais CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Max Weber e as ações sociais
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os anos das grandes oportunidades
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Sociologia Clássica e Educação
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MUITO INTERESSANTE !!!.
As Instituições Sociais
Max Weber e a educação.
Marx e a educação.
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
Émile Durkheim
Weber | «Individualismo metodológico»
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:
CLICAR P/ MUDAR SLIDES Mensagem aos pais
Transcrição da apresentação:

As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana. * A visão weberiana.

A INSTITUIÇÃO SOCIAL Características básicas de toda Instituição Social: Ter força ou poder: impor padrões; Aceitação: autoridade moral; Perenidade: duração no tempo; Procedimentos padronizados: regras; Objetividade: legítima; Exterioridade: realidade própria.

MARX e sua visão das Instituições A política burguesa e suas estruturas (Estado moderno, partidos, parlamento, voto, jornais, escolas,etc.),segundo Marx, não passam de instrumentos de dominação e a democracia burguesa, por sua vez, não passa de uma “encenação teatral” para fingir que há liberdade e participação efetiva e legalmente “igualitária” para todos.

Na verdade, tudo é decidido pelas “elites burguesas” – da economia e da política, com apoio das forças armadas. Sempre longe do povo, nos bastidores, etc. Os governos são pouco mais do que “comitês executivos da burguesia” e seus interesses – como diz literalmente em “O Manifesto Comunista”.

DURKHEIM e as Instituições Educação é para construir consciência social, “superar a si mesmo”(Socializar). É algo “moralizador” e não apenas para ensinar coisas técnicas para o trabalho. Serve para refletir sobre que tipo de cidadão os alunos estão se tornando dentro do organismo social. As Instituições devem ser fortes a fim de manter a ordem e propiciar o progresso.

COESÃO, SOLIDARIEDADE E CONSCIÊNCIA Por que os homens vivem em sociedade e lutam contra a desagregação social? A solidariedade (social), divisão do trabalho (social) e consciência (social). Quer dizer, fora do social/coletivo não somos nada. Existem dois tipos de consciência: a) Individual/pessoal: (“fácil” de entender pela psicologia, etc.); b) Social/coletiva: é a dos grupos que fazemos parte (religião, família, escolas/universidades, tradições nacionais/regionais/locais, profissões, partidos, organizações sociais diversas, etc.).

Aí entra a SOLIDARIEDADE ... A divisão do trabalho social (ou seja, cada um na sua especialidade ou profissão/tarefa social) é crescente no mundo contemporâneo. Isso faz com que consciência individual prevaleça sobre a consciência social. Daí a impressão de desagregação e confusão social. O individualismo...

O CORPO COLETIVO: O ORGANISMO Mas, por outro lado, cria uma grande interdependência entre os homens – as partes individuais. Ninguém vive sem o outro, são dessemelhantes que se completam – formando o todo social ou coletivo.

a)Mecânica: o indivíduo segue o coletivo. A divisão do trabalho social ocorre em todas as áreas, criando esta interdependência e solidariedade, que pode ser de dois tipos: a)Mecânica: o indivíduo segue o coletivo. b)Orgânica: divisão das funções ou trabalho. O CORPORATIVISMO O futuro será de uma sociedade baseada nas profissões, mas solidária e coesa. E a política, igualmente, deve ser baseada no corporativismo. Isso envolve riscos...

WEBER e as Instituições A racionalização do mundo é crescente em todas as áreas. A burocracia toma conta de todas as instituições – governo, escola, religião, (...). Os burocratas são profissionais da impessoalidade, seguem “regras” e daí vem seu “poder”.

Professor do tipo “tradicional”, por exemplo, é burocrata da educação – distribui programa de disciplina, ministra aulas, impõe avaliações, distribui notas e aprova (ou não) alunos – é um poder instituído, burocrático, dominação racional legal, como diz Weber e, por isso, mais “desencantado”.

"Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."

"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável e desenfreada. É simplesmente horrível."

"Nosso mundo atingiu seu ponto crítico "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais.O fim do mundo não pode estar muito longe."

"Essa juventude está estragada até o fundo do coração "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Vocês jovens, se vêem assim? Seus pais são rebeldes? Estão felizes com o mundo? Mudariam algo, se possível?

"Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.” Sócrates (470-399 a.C.)

"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável e ainda desenfreada. É simplesmente horrível.” Hesíodo (720 a.C.)

"Nosso mundo atingiu seu ponto crítico "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais.O fim do mundo não pode estar muito longe." Sacerdote oriental (2.000 a.C.)

"Essa juventude está estragada até o fundo do coração "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura”. Escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (Atual Bagdá). Tem mais de 4.000 anos.

O que a juventude representa A Juventude representa a transição; A guarda dos valores da geração anterior; A perenidade da Sociedade; O rompimento de paradigmas; O valor das Instituições éticas e morais: “Para frente, custe o que custar”