CULTURA E FOLCLORE – RESUMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?
Cultura e contracultura
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?
Serão os valores morais universais?
9ºANO – SOCIOLOGIA – RESUMO
As Instituições Sociais
CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL
O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)
O QUE SABER.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Indivíduos e sociedade:
Prof. Everton da Silva Correa
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
Pierre Bourdieu.
SÃO JOÃO.
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE (Shapiro)
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Gabarito do capítulo 8: O desenvolvimento da antropologia social.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Cultura, Linguagem e Língua
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
A CULTURA.
Etnocentrismo e Relativismo Cultural
SOCIOLOGIA Cultura e sociedade.
Fato social.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
A identidade cultural na pós modernidade
Ou quem e o que o constitui
Emile Durkheim e o fato social
Cultura e Identidade Cultura e Identidade Prof. Carlos Magno
Ideologia um conceito complexo
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
CULTURA JURIDICA.
Cultura.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Max Weber e as ações sociais
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
CULTURA O QUE É?.
Cultura.
Culinária do Brasil.
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
OFICINAS CULTURAIS Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Émile Durkheim.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Émile Durkheim
Transcrição da apresentação:

CULTURA E FOLCLORE – RESUMO UMA DEFINIÇÃO DE CULTURA: É o conjunto de crenças, regras, da variedade das manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. A Cultura é um todo orgânico, um sistema, um conjunto de partes que se relacionam estreitamente. Alguns de seus componentes são os traços culturais, o complexo cultural e a área cultural.

Traço cultural: é o menor componente representativo de uma cultura Traço cultural: é o menor componente representativo de uma cultura. Ele pode ser um objeto material, como um cocar indígena, uma bola ou uma sobrinha de frevo. Pode ser imaterial, como uma partitura. Ou seja é o “átomo da cultura”. Pelo visto a Cultura pode ser material ou imaterial. Complexo cultural: é a combinação de traços culturais em torno de uma atividade básica, como o bumba-meu-boi ou o carnaval. Já pensou no frevo , isso mesmo; recorde as partes que o constituem, a sombrinha, o ritmo acelerado, os passes da dança, etc. Área cultural: é o espaço geográfico onde se manifesta uma determinada cultura ou complexos culturais. O multiculturalismo é caracterizado pela coexistência pacífica de diversas culturas, de diferentes origens, na mesma região física.

a. As subculturas regionais: No interior de uma Cultura podem aparecer diferenças significativas. Comunidades de origem estrangeira. Ex: os italianos e alemães no sul do Brasil, os japoneses em São Paulo. Eles se caracterizam por seus trajes, danças nativas de suas nações de origem, festas e comidas típicas, linguajar característico, etc.

b. As subculturas das tribos urbanas: Relação entre gerações, tribos urbanas (subcultura juvenil): punks, skinheads, góticos, metaleiros, emos, etc. Eles usam símbolos, trajes característicos, mesmos gostos musicais, etc. Importante saber: alguns deles são meio do contra, mas não pretendem destruir a cultura majoritária, até podem conviver muito bem com ela, como a turma de imigrantes que se adaptou muito bem ao nosso país.

A CONTRACULTURA Nas Sociedades contemporâneas encontramos também pessoas que contestam certos valores culturais vigentes (mores), opondo-se radicalmente a eles, num movimento chamado de Contracultura. Esta turminha batia de frente com a cultura majoritária. Ex: os hippies.

Os hippies adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a guerra. Eles enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.

Cultura: observações gerais Cada geração assimila a cultura de seu tempo, a enriquece e passa o acervo às gerações futuras: a herança social. Todo o progresso é resultante da síntese de valores novos com os componentes já adquiridos de determinada cultura. Por mais viva e inventiva que seja uma nova cultura, a geração que a produziu nunca rompe inteiramente com a tradição.

O enriquecimento patrimonial de uma cultura se faz, em geral, por meio de dois processos: a invenção e difusão cultural. A invenção consiste na combinação de traços culturais já existentes, dando como resultado, um novo traço cultural. Um novo modelo de telefone celular ao se espalhar pelo mundo caracteriza o fenômeno conhecido por difusão cultural.

Um famoso sociólogo, lembrando muito a Durkheim (nosso velho conhecido), afirmou que “nove décimos de tudo o que você faz, diz, pensa e sente desde que se levanta de manhã cedo até que vai para a cama dormir. Você diz, faz, pensa e sente não como expressão própria, independente, mas em conformidade inconsciente e sem crítica com regras, regulamentos, hábitos grupais, padrões, códigos, estilos e sensações que existiam muito antes que você nascesse”. Nesta visão nós somos quase “robôs”, não acha? coisa interessante para se pensar ... Daí podemos concluir que:

... a sociabilidade, tendência natural da espécie humana para viver em sociedade, é desenvolvida pelo processo da socialização. A socialização consiste no ato de transmitir ao indivíduo, de levá-lo a assimilar e introjetar os padrões culturais da sociedade. o controle social é a forma pela qual a sociedade introjeta os valores do grupo na mente de todos os seus membros. a primeira e principal instância de controle social é o estabelecido pelo pela família, ao transmitir os velhos hábitos e tradições .

Se diz de alguém muito bem informado, que tem conhecimentos, cursou a universidade, concluiu pós-graduação, mestrado ou doutorado é uma pessoa que tem Cultura. Cuidado, isso é “perigoso” e diz respeito ao senso comum, alguém que não tem o conhecimento de Sociologia. Ou melhor de Antropologia, pois esta é a ciência que melhor estuda a cultura, você sabia disso?

Já a identidade cultural é a característica dos indivíduos que compartilham a mesma cultura e desenvolvem o sentimento de pertencer a um grupo, a uma comunidade, a uma sociedade, a uma nação. Ou seja é o “cara sentir-se pertencente a patota ao grupinho”. Você pertence a algum grupo? Já pensou nisso? ... Então pense!

Aviso importante Aqui, minha cara aluna e meu caro aluno, apesar de nossas briguinhas, você já percorreu todo o caminho da Sociologia do 9ºAno ... Por incrível que pareça, seus velhos amigos Durkheim, Karl Marx e Max Weber e até mesmo seu velho professor são coisas do passado ... Será? Você acredita mesmo nisso? Que agora tudo ficou superado? Eu digo que não. A partir de agora, queiram ou não, vocês estarão mais socializados, mais críticos também ... Ouvirão o ruído da máquina! A Sociedade vai continuar ditando as regras, porém alguns de vocês estarão despertos, outros por mais barulho, continuarão a dormir ... Vida de gado, vida feliz. A você porém que entendeu a mensagem ...boa viagem!