Indústria - I Prof.: Nobre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Indústria - II Prof.: Nobre.
Administração Estratégica Conceitos
Ferramentas e sistemas da qualidade
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Revolução Industrial
A Segunda Revolução industrial
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Capitalismo / Socialismo
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Capitalismo e globalização
Fundamentos de Economia
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Do Fordismo a Administração Flexível - Toyotista
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Politica.
EXPANSÃO BURGUESA CAPÍTULO 1 PÁGINAS: 11 ATÉ 22.
A ATIVIDADE INDUSTRIAL
TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
As etapas do Capitalismo
Cartel “Um acordo entre cavalheiros”.
Capitalismo e Socialismo
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Professora Carol/Geografia
Prof. Jeferson C. de Souza
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
Economia Mundial G5.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Economia e Mercado 6ª AULA.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Evolução Industrial.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Para uso exclusivo de professores adotadores da GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Cap. 7 – Indústria e sociedade
TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Modelo de produção Fordista
Divisão Internacional do Trabalho
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
DIT.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Fordismo Henry Ford.
Professor: Jeferson Geografia – 2º EM.  Frederick Taylor - desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO I.
A prosperidade dos EUA. A 1ª Guerra Mundial e o crescimento dos EUA Durante a 1ª GM os EUA têm o seu mercado protegido, ao que acrescentaram todos os.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO URBANO –INDUSTRIAL MUNDIAL G5.
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
Revisão 3ª série. CARTOGRAFIA Mapas Planificações produzidas a partir de um conjunto de técnicas chamadas de projeções cartográficas. Projeções cartográficas.
Industrialização.
Transcrição da apresentação:

Indústria - I Prof.: Nobre

Indústria: É a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi-acabados (matéria-prima para outros produtos) ou em produtos acabados (direto para o consumidor)

Divisão Histórica das Indústrias Indústrias Clássicas: existente nos países desenvolvidos, início séc. XVIII; Indústrias Planificadas: existiu nos ex-países socialistas, séc. XX; Indústria Tardia: surgiu nos países subdesenvolvidos, após a 2ªGM.

Concentração Industrial Distrito Industrial: área previamente delimitada para instalação de industrias; Parque Industrial: representa um menor número de industrias em uma determinada área; Complexo Industrial: concentração de vários ramos industriais que polarizam uma área.

Concentração Financeira Concentração Horizontal: investimentos de capital em ramos que não se completam. Ex: metalurgia, cimento, agropecuária. Concentração Vertical: investimentos em áreas que se completam, desde as atividades primárias até o produto final. Ex: mineração, siderurgia, construção naval.

Tipos de Concentrações Truste Holding Cartel Joint-Venture Monopólio Oligopólio Oligopsônio Conglomerados Just-in-time Commodities

CONCEITOS - I: Truste: empresas que dominam o mercado, combinam-se (fundem-se) para elevar o preço dos produtos aumentando a margem de lucro; Holding: empresa que mantém o controle sobre outras empresas mediante a posse das ações; Cartel: acordo entre empresas p/ monopolizar o mercado de um determinado produto; Joint-Venture: contrato de risco entre empresas; Monopólio: mercado dominado por um grupo ou uma empresa; Oligopólio: poucas empresas detém o controle da maior parcela do mercado; Commodities: mercadorias em estado bruto ou produtos primários.

CONCEITOS - II: Oligopsônio: poucas empresas de grande porte dominam a compra de determinada matéria-prima ou produto primário; Conglomerados: empresas que atuam em diferentes setores e ramos pertencem à mesma holding; Just-in-time: produção apenas-a-tempo, ou seja, a peça certa no lugar certo, no momento certo. Toyotismo. Dumping: venda de produtos abaixo do preço de mercado, com a finalidade de eliminar seus concorrentes ou ganhar fatia de mercado; Marketing: estudo de mercado para lançamento de novos produtos.

Fordismo: Princípio de que uma empresa deveria produzir mais em tempo menor. Características: Divisão e hierarquização do trabalho – cada operário realiza apenas um etapa; Os trabalhadores não precisam ser bem qualificados; Produção em série – mesma padronização do produto; O trabalhador realiza tarefas específicas, simples e repetitivas. Obs. Taylor sistematizou o processo: a separação entre trabalho intelectual e manual. (Taylorismo)

Toyotismo: Princípio da flexibilização da produção. Características: Utiliza máquinas de ajustes flexíveis; Permite reduzir custos e foge do modelo de padronização rígida e massificada (just-in-time); Redução de estoques (só o suficiente para produzir); Desconcentração espacial da produção; Inovações tecnológicas, organizacionais e gestão.

Responda: Diferencie o modelo Fordista do Toyotista. Como se caracteriza a concentração industrial? Conceitue: Holding, Cartel, Joint-Venture, Monopólio, Oligopólio, Oligopsônio, Truste, Conglomerados, Just-in-time e Commodities