O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNICEUMA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO DISCIPLINA- INFORMÁTICA MÉDICA CURSO: MEDICINA Portal da Capes FRANCISCA WANY.
Advertisements

Introdução (HINARI SIM e NÃO). A iniciativa de acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde (HINARI) é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
CVARICESU São Leopoldo - RS 03/06/2005. Ampliar e tornar mais ágil o acesso à informação científica corrente Otimizar o uso da informação Otimizar o custo/benefício.
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Portal Capes
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Fabiano André Vergani
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Portal Capeswww.periodicos.capes.gov.br Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos Apresentação do Portal.periodicos.CAPES São Leopoldo (RS), 24.
Introdução (HINARI SIM e NÃO). •A iniciativa de acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde (HINARI) é coordenada pela Organização Mundial da Saúde.
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
2005 – Lançada como Projeto Piloto com a participação de três Instituições: PUCPR UFSC UNIDAVI.
Política Educacional Brasileira
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Introdução Tutoriais. Seja Bem Vindo Você encontrará reunidos Tutoriais referentes a Biblioteca e apresentação do uso de seus serviços oferecidos online.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Comunicação Científica
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
Área Exclusiva e Black Board
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
O Portal Brasileiro de Acesso a Informações Científicas Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica, Diretoria de Programas, Capes.
Recursos Informacionais para Pesquisas Acadêmicas e Científicas Gismália Marcelino Mendonça Coordenadora do Centro Cultural.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES O Portal Brasileiro da Informação Científica

Estão disponíveis no Portal: Mais de 23 mil periódicos com texto completo; 130 bases referenciais; 8 bases de patentes; Mais de 150 mil e-books; Teses e dissertações; Bases de estatísticas, normas técnicas, obras de referência e conteúdo audiovisual.

Evolução dos periódicos com texto completo (2001-2010)

Distribuição dos títulos por área do conhecimento

Evolução das bases referenciais (2001-2010)

TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS

Busca Integrada Sistema de busca integrada no acervo assinado pela Capes; Lançado no final do ano passado, esse sistema utiliza as ferramentas Metalib e SFX para pesquisar simultaneamente em várias bases e permite chegar diretamente ao artigo; A Busca integrada utiliza o protocolo Z.3950, um protocolo cliente- servidor de padrão internacional que permite pesquisa e recuperação de informação em redes de computadores; O Z.3950 se encontra implementado em uma parte expressiva das bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos. E esperamos que, em pouco tempo, seja utilizado por todos os editores parceiros da Capes.    

Busca Integrada

CAFe Em breve, o acesso remoto ao Portal de Periódicos estará disponível às instituições que aderirem à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe); A CAFe reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras em uma rede de confiança, na qual cada instituição é responsável por autenticar e prover informações de seus usuários para provedores de serviços autorizados; Ao se tornar um provedor de serviço, o Portal de Periódicos poderá ser acessado de qualquer lugar do Brasil por meio de login e senha institucional.

Counter/SUSHI A Capes também está adotando o protocolo Counter para geração de estatísticas de uso do Portal de Periódicos; O Portal de Periódicos utiliza os relatórios Consortium Report 1 e Consortium Report 2 Os arquivos Counter são disponibilizados por meio de serviços Web pelos editores por meio do SUSHI; Nesse sentido, é importante que todos os editores adotem as tecnologias Counter/SUSHI, de forma a prover dados de acesso e uso das suas coleções.

PORTICO A Capes já é participante do PORTICO, um serviço de preservação digital que desenvolve tecnologias de armazenamento e recuperação de informações científicas; Para a Capes é importante que todas as editoras se tornem participantes do PORTICO facilitando o acesso a dados já pagos, em caso de cancelamento (PCA – post cancellation access).

Quem acessa? Podem acessar: Alunos; Professores; Pesquisadores; Servidores (bibliotecários, laboratoristas e técnicos). Acesso pode ser feito em qualquer computador conectado à rede da instituição.

Critérios de acesso Podem acessar o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios: Instituições federais de ensino superior; Instituições de pesquisa que possuam pós-graduação avaliada pela Capes com pelo menos um programa que tenha obtido nota 4 ou superior; Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais que possuam pós-graduação avaliada pela Capes com pelo menos um programa que tenha obtido nota 4 ou superior; Instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado avaliado pela Capes que tenha obtido nota 5 cinco ou superior; Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela Capes e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação. Esses usuários acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos; Usuários Colaboradores, ou seja, instituições que pagam pelo acesso a determinadas bases do Portal de Periódicos.

Evolução do número de instituições (2001-2010)

Evolução do número de acessos (2001-2010)

Maiores usuárias do Portal em 2009

O que esses números significam 65 milhões de acessos representam: Um crescimento de mais de 2.100% desde que o Portal foi criado; A cada segundo, duas pessoas acessam o Portal de Periódicos em algum lugar do Brasil.

Criação e participação em Prêmios Feitos em parcerias com os editores, buscam estimular o desenvolvimento de ações de divulgação, acesso e uso do Portal de Periódicos; No ano passado foram entregues prêmios em parceria com a Scopus, Thomson Reuters, Emerald e Systems Link; Direcionados a pesquisadores, alunos e bibliotecários de todo o País.

Publicação do banner do Portal de Periódicos A Capes incentiva que as instituições usuárias publiquem o banner do Portal de Periódicos na home dos seus sítios; É uma forma simples de divulgar o Portal; E permitir que o pesquisador tenha acesso rápido à página do Portal de Periódicos.

Publicação do banner do Portal de Periódicos

Publicação do banner do Portal de Periódicos

Participação no Pró-Multiplicar O Programação de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos é direcionado a estudantes de pós-graduação das instituições participantes; Os alunos recebem um treinamento exclusivo no uso do Portal; E se comprometem a multiplicar essa informação aos colegas nas suas instituições.

Rede de Comunicadores do Portal Proposta de sensibilização e articulação dos assessores de comunicação das instituições para a divulgação do Portal de Periódicos; Objetivo é trabalhar em ações e produtos de comunicação para divulgação nas instituições, adaptando-se aos diferentes públicos-alvos e contextos regionais; Em fase de discussão, já contou com duas reuniões em Brasília. Cerca de 20 instituições já demonstraram o interesse em participar da Rede.

Benefícios trazidos pelo Portal Facilidade de acesso à informação científica; Acesso a conhecimento atualizado; Democratização do acesso à informação; Inserção internacional do conhecimento científico produzido no Brasil; Resultados que se refletem no aumento da produtividade brasileira no cenário internacional.

Participação do Brasil na produção científica mundial (Fonte NSI – Standard 2010)

Maiores produtores de Ciência em 2009 (Fonte NSI Standard 2010)

O que dizem os pesquisadores? “A vinda do Portal de Periódicos traz três grandes mudanças: o acesso rápido e imediato a quase toda produção científica mundial, a democratização do acesso a essa informação e uma mudança na forma como nós nos relacionamentos com o mundo”. – Prof. Jairton Dupont, UFRGS. “A entrada do Portal foi uma revolução em termos de acesso à informação. O Portal é a biblioteca da minha instituição” – Prof. João Batista Teixeira da Rocha, UFSM.

O que dizem os pesquisadores? “O ponto mais importante do Portal de Periódicos é a democratização do acesso para todos. Isso significa que grupos pequenos, universidades pequenas, escolas técnicas têm acesso à literatura científica. Onde tem Internet, você pode acessar o Portal”. – Prof. Fernando Zawislack, UFRGS. “A ciência brasileira mudou depois do Portal. Ela era uma antes e é outra depois do Portal. É um marco na pesquisa. Perdemos o romantismo das longas buscas em bibliotecas, mas ganhamos muito em agilidade” – Profa. Carla Denise Bonan, PUC-RS.

O que dizem os pesquisadores? “Nossas pesquisas na área de Física Quântica estão em um grau de especificidade bastante alto, e é muito importante conhecer os trabalhos desenvolvidos por outros grupos em áreas de pesquisas correlatas. As pesquisas avançam com grande velocidade. Ao optarmos por desenvolver um trabalho de pesquisa, é importante saber se algum outro grupo no mundo já realizou tal estudo, para que o ineditismo dos resultados da pesquisa não fique comprometido” – Prof. Luís Carlos Bassalo Crispino, UFPA. “O Portal de Periódicos põe a Ciência, a cultura internacional na tela, na sua frente. Não dá para fazer Ciência no Brasil sem o Portal, seria voltar à Idade da Pedra.”. – Prof. Diogo Onofre, UFRGS.

O que dizem os pesquisadores? “Os próprios docentes vêm no Portal um instrumento de trabalho muito significativo. E nossos alunos são mais inquietos, são interessados em pesquisa. Não estão aqui apenas para conseguir um emprego. Querem saber para onde o mundo está indo e participar dessa transformação” – Prof. Roberto Bartholo, UFRJ.

O que dizem os pesquisadores? Arriscaria dizer que a pesquisa brasileira pode ser descrita como antes e depois do Portal. Antes do Portal a produção científica era retardada pela dificuldade de acesso à informação. E, se tem uma área em que a informação é essencial, é em pesquisa, porque não há nada mais frustrante do que se fazer uma pesquisa e descobrir que alguém já faz isso antes porque você não tinha comunicação a esse respeito”. - Prof. Raul Opperman, UFRGS .

OBRIGADA