1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE TEXTO ÁUREO  “E andarei em liberdade, pois buscarei os teus preceitos”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS CRISTO É SENHOR OUÇA O ESPÍRITO OUÇA O MUNDO
Advertisements

Como não ser inativo ou infrutuoso no Reino?
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Ciclo II A e B Lei de justiça Amor e caridade
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
LIVRES NA OBEDIÊNCIA.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Brasília – 409 sul
TEXTO DE REFERÊNCIA  Rm
Princípios e passos para uma jornada cristã íntegra e frutífera
O Espírito capacita a Igreja
2 | O evangelho da saúde perfeita
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
13 Questões práticas da vida cristã. 13 Questões práticas da vida cristã.
TEMAS BÍBLICOS.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A RIQUEZA DA GRAÇA DIVINA TEXTO ÁUREO  Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade.
14 O cristão e a cidadania. 14 O cristão e a cidadania.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
Crescendo em Comunidade
CAPÍTULO XIV – DA FÉ SALVADORA I. A graça da fé, por meio da qual os eleitos são habilitados a crer para a salvação da sua alma, é obra que o Espírito.
6. Uma comunidade adoradora
LIÇÃO 10 - JESUS E O DINHEIRO
“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
A respiração da alma.
 A Doutrina do Homem.
MATURIDADE SUSTENTÁVEL AULA – 11 Classe Rumo ao Céu
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VIRTUDES
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2016 e o tema da revista é Casamento e Família, tendo o Pastor Valdir Alves de Oliveira, Presidente da Assembleia.
Estudos no Breve Catecismo de Westminster.
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
20 de fevereiro de Seja um agente da paz Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mt 5:9)
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS Sem. Juan Pablo Juica H.
LIÇÃO 1 - A NECESSIDADE DOS GENTIOS
Mostrar a importância do batismo no Espírito Santo.
LIÇÃO 10 O JOVEM E A CONSAGRAÇÃO
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
1 Vida de Adoração Integral. 2 QUAL A META? CONHECER PORQUE DEVO FAZÊ-LA? MOTIVAÇÃO COMO REALIZÁ-LA? ESTRATÉGIA Se queremos ter uma vida próxima de Deus,
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
Efésios 5:18-19 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Lição da Escola Sabatina 16 de Abril a 22 de Abril.
O que jamais deveríamos esquecer? 1 Coríntios Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 15/03/2009.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Lição da Escola Sabatina 18 de Junho a 24 de Junho.
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
1 Fomos formados para fazer parte da família de Deus.
A restauração de todas as coisas 01 TEXTO CHAVE “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn. 1:27).
PARA DISCIPULAR OS NOVOS DA FAMÍLIA DE DEUS Desça… PARA DISCIPULAR OS NOVOS DA FAMÍLIA DE DEUS Desça…
Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE TEXTO ÁUREO  “E andarei em liberdade, pois buscarei os teus preceitos”. (Sl ) VERDADE APLICADA Deus jamais nega aos homens a autonomia reclamada, porém, responsabiliza-os e julga-os pelas consequências das escolhas feitas. OBJETIVOS DA LIÇÃO  Evidenciar que a obediência não representa obstáculo à conquista e ao exercício da liberdade;  Insistir que a força coercitiva da lei resulta de comportamentos e escolhas que não foram submetidos ao temor de Deus;  Lembrar que, resgatados do poder do pecado, nos tornamos responsáveis por todos os aspectos de nossa liberdade. TEXTOS DE REFERÊNCIA Rm 6.22,23; Gl 5.1, 5.13; Tg 1.25, 2.12; 1Pe 2.16

2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADEINTRODUÇÃO  O HOMEM NÃO REGENERADO,  PRESO PELA FORÇA DO PECADO:  É INSACIÁVEL EM SEU DESEJO DE LIBERDADE;  LEVANTA-SE CONTRA DEUS;  REBELA-SE CONTRA SUA AUTORIDADE;  APROPRIA-SE DA PROPOSTA CRISTÃ DE LIBERDADE;  DÁ SENTIDO DIFERENTE DOS PRETENDIDOS POR CRISTO PARA SEUS DISCÍPULOS.  A LIÇÃO CONSIDERARÁ: A LIBERDADE À LUZ DA BÍBLIA; LONGE DOS CONCEITOS HUMANOS.

3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 1. ALGUNS TIPOS DE LIBERDADE 1.1. LIBERDADE NATURAL (Jo 8.32, At 26.18; Ef 6.2,3)  Cristianismo tem a mais bela proposta de liberdade.  A liberdade do conhecimento da verdade.  Resgate do ser humano do poder do pecado:  Liberdade natural, própria dos seres irracionais;  limitações externas como: tempestade, ventos, verão, inverno; enfermidade e a morte.  No ser humano, estado de ser livre:  Viver sem sofrer restrições/imposições;  Só é possível no completo isolamento.  Sociedade hedonista: Não freia os instintos naturais: desejos, paixões, ética, moral, religião, sem descartar a lei/justificam ações.

4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 1. ALGUNS TIPOS DE LIBERDADE 1.2. LIBERDADE CIVIL (Mt )  Livre de limitações, agir de acordo;  Com princípios éticos e morais na sociedade.  Com as normas de Direito Civil.  A igreja deve influir no meio em que vive.  Estabelecer fundamentos ético e legal,  Favoráveis à liberdade dos filhos de Deus.  Liberdade civil  Liberdade política.  Podem decidir participar ou não das decisões públicas.  Igreja precisa fazer uso da liberdade política:  Para manter liberdade de culto;  Para a pregação do Evangelho da Salvação: Que leva a andar na verdade, Praticar a justiça e promover a paz.

5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 1. ALGUNS TIPOS DE LIBERDADE 1.3. LIBERDADE ESPIRITUAL (Rm 8.2; 1Pe 2.16)  A Bíblia afirma que fomos libertos da lei do pecado.  Para servir a Deus e produzir frutos de santificação.  Não devemos usar a liberdade para cobrir malícias.  Desfrutar da liberdade espiritual:  É não precisar ser coagido pela lei para evitar o mal;  Mas praticar a justiça e a verdade (Rm 13.1; Ef 5.9).  Lei de Deus  Liberdade espiritual.  Escrita no coração do homem regenerado.  Capacita a viver em qualquer regime político:  Dá condição espiritual que não pode ser afetada por qualquer circunstância externa.

6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 2. LIBERDADE E OBEDIÊNCIA 2.1. DANDO DEVIDO LUGAR E VALOR (Rm 6.22; 5.19)  Obediência  uma das virtudes mais criticadas.  Liberdade e obediência não são fins em si mesmas:  1ª - Meios de alcançar nossos propósitos;  2ª - Modos de usar a liberdade p/ atingir tais propósitos.  Exemplo - 2 estudantes, mesma liberdade (vestibular):  Um decide estudar, outro decide fraudar;  Modos escolhidos para atingir o mesmo objetivo  Um escolheu obedecer a lei  Outro escolheu a desobediência.

7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 2. LIBERDADE E OBEDIÊNCIA 2.2. OBEDIÊNCIA  ATO DE LIBERDADE (Rm 2.14)  Obediência  Porque quer obedecer, não por ser obrigado.  Toda vez que puder escolher:  Obedecer e desobedecer = Ato de liberdade.  Obedecer é melhor do que sacrificar. (1 Sm 15.22)  Volta para casa – maço de dinheiro/porta aberta.  Avisa do perigo!  Liberdade para obedecer!

8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 2. LIBERDADE E OBEDIÊNCIA 2.3. OBEDIÊNCIA  NECESSÁRIA À LIBERDADE (1Rs 2.36,37)  Há casos em que a obediência é um fim em si mesma.  É um meio de assegurar plena liberdade.  Podemos optar por obedecer ou desobedecer:  Não podemos é escolher as consequências.  Das decisões que fizermos.  (História de Simei 1Rs 2)  Exemplo de liberdade condicional. (Joana)

9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 3. LIBERDADE E OBRIGAÇÃO 3.1. OBRIGAÇÃO DE AMAR (Mt 22.38,39; 1Co 13)  Há três principais obrigações: amar, respeitar, servir.  Amor, como sentimento não pode ser imposto.  Na Bíblia é o maior de todos os mandamentos.  Resume o espírito da Lei:  Regula e dá sentido à liberdade individual e coletiva.  Não é um preceito legal, mas sim moral.  Principais práticas legais atuais:  Responsabilidade social da empresa;  Dever de pais divorciados de dar pensão.  A Igreja precisa ser diligente no trabalho.  Não permitir que o amor a Deus e ao próximo  Seja esfriado pela iniquidade.  Não permitir leis iníquas.

10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 3. LIBERDADE E OBRIGAÇÃO 3.2. OBRIGAÇÃO DE RESPEITAR (Fl 2.2-5; 1Co 13.5)  Respeito  Expressão concreta do amor/uso da liberdade.  Conceder ao outro um grau de reverência/consideração;  DESEJADO PARA SI MESMO !  Quem é livre e respeita:  Não age impulsionado pelo egoísmo;  Não pensa só no seu próprio prazer.  Leis humanas impõem respeito ao pecado e não ao pecador.  A igreja deve trabalhar, vigiar e orar: Para evangelizar, libertar e restaurar; Presos e feridos pelos seus pecados.

11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 3. LIBERDADE E OBRIGAÇÃO 3.3. OBRIGAÇÃO DE SERVIR À JUSTIÇA (Rm 6.18; Hb 9.14)  Ao regenerado servir à justiça é ato voluntário.  Liberto da influência do pecado,  Tendo a consciência purificada:  Torna-se cônscio do espírito de equidade;  Entende a justiça com um todo: (humana e divina)  Livre, passa a servir a Deus e à Sua Justiça.  O regenerado faz naturalmente, o que  O não regenerado faz com “medo” das leis.  Obrigado por medidas de moral e de justiça.  (Rm 13.3)

12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 4. LIBERDADE E RESPONSABILIDADE 4.1. RESPONSABILIDADE PELAS ESCOLHAS (Gn 2.16,17)  Deus não nega ao homem a autonomia.  Julga-o pelas escolhas feitas em seu livre arbítrio. (Capacidade de escolha consciente)  O homem almeja maior liberdade e autonomia.  Liberdade maior implica em responsabilidade maior.  Limites de delicado entendimento.  Devemos responder pelas:  Consequências diretas e  Indiretas de nossos atos.

13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 4. LIBERDADE E RESPONSABILIDADE 4.2. RESPONSABILIDADE PELO FUTURO (Gn 25.32,33; )  Escolhas também podem afetar o futuro.  Individual e/ou coletivo. (Escolha de Esaú)  A vida é um processo:  O presente avança para o futuro...  Futuro é desdobramento do passado!  “Não vos preocupeis com o dia de amanhã...”  Não deve ser para escolher irresponsavelmente.  As palavras de Jesus (Mt 6.34) nos ensinam:  Sempre podemos confiar na providência divina;  Quando a solução estiver fora de nosso alcance.  Plantar bem para ter boa colheita.

14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE 4. LIBERDADE E RESPONSABILIDADE 4.3. RESPONSABILIDADE PELA LIBERDADE (Gl 5.1)  A Bíblia ensina que a manutenção da liberdade.  É de nossa inteira responsabilidade:  “...Não torneis...debaixo da servidão”  Princípio que se aplica a todas as áreas da vida.  Somos responsáveis por nossa liberdade:  Espiritual, física, emocional, psíquica, financeira, civil etc.  Não podemos responsabilizar 3ºs por :  Compromissos financeiros além de nossa capacidade.  Ceder à tentação de assistir a filmes indevidos.  Cuidados com a prisão ou Cauterização da própria mente!

15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE C O N C L U S Ã O  O respeito, a obediência, o serviço à justiça.  Os deveres e as obrigações,  NÃO EXISTEM para por fim à liberdade.  É PARA PRESERVÁ-LA!  Os filhos de Deus entendem isso;  Encontram sua liberdade:  No temor de Deus;  No serviço aos próximo;  Na obediência às leis de seu país.  Quando estas se conformam com a PALAVRA DE DEUS! ALELUIA!

16 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 18 05/08/2013 A LEI DA PERFEITA LIBERDADE DEUS ABENÇOE A TODOS GOSTARAM DA AULA? ESTIMULEM, MOTIVEM OUTROS A MATRICULAREM-SE! PRESTIGIE E DIVULGUE A ESCOLA BÍBLICA! ESCOLA BÍBLICA!