Hilcéa Santos Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Encontro com professores
Programa de Aplicações CBERS José Carlos N. Epiphanio.
Divisão de Geração de Imagens. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA DGI: Receber, processar, armazenar, e disseminar, de forma operacional, dados e produtos derivados.
André Luís Bier Longhi Salatiel Alves de Araujo
Maio / 2006.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Oficina – Matemática é MIL
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Universidade de Aveiro
Reorientação curricular
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Este artigo apresenta a metodologia do Módulo Processamento de Imagens CBERS do Curso a Distância :
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
CEUNSP–ARQUITETURA E URBANISMO – 9º SEM. S.I.G. – Prof. Daniel Nithack
2. SENSORIAMENTO REMOTO 2.1. Introdução Áreas de Aplicação
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
XIII Simpósio SELPER Havana / Cuba
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: Ceará.
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Portal Educacional Clickideia
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
9º eAtus Encontro dos Atendimentos aos Usuários E 1ª Semana de Atualização do CDSR.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Programa de Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica Desafio de.
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Hilcéa Santos Ferreira Capacitação em Sensoriamento Remoto e Geotecnologias: Cursos Presenciais, a Distância e Híbridos Hilcéa Santos Ferreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE 4° Encontro com Usuários de Imagens de Satélites de Sensoriamento Remoto

Ensino de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias -INPE Histórico – Cursos Presenciais 1972 - mestrado e cursos de curta duração (internos e externos) 1985 - especialização: Curso Internacional em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas (9 meses) 1998 – doutorado 1998 - Curso “O Uso Escolar do Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente” (40 horas, férias de julho, professores do Ensino Fundamental e Médio)

Histórico – Cursos Presenciais 1999 - Cooperação entre a DPI/OBT e SELPER (Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto: cursos de geotecnologias de curta duração Duração: 40 horas (1 semana) Número máximo de alunos: 12 Laboratório Multimídia Cursos oferecidos Introdução ao SPRING Fundamentos de Geoprocessamento Introdução ao Sensoriamento Remoto Processamento Digital de Imagens Análise Espacial de Dados Geográficos Banco de Dados Geográficos Modelagem Numérica de Terreno

CURSOS DE CURTA-DURAÇÃO – DPI-SELPER De 2000 a 2005 Cursos Internos 103 Cursos Externos 90 Total de Alunos Capacitados 1948

Histórico – Cursos Híbridos Treinamento tradicional em sala de aula (presencial) + Utilização de ambiente de educação à distância = Ensino/Aprendizagem Híbrida Educação a Distância como uma extensão da sala de aula 2002 - Uso do ambiente TelEduc (software livre desenvolvido pela UNICAMP) como suporte aos cursos presenciais de Pós Graduação de Sensoriamento Remoto (mestrado e doutorado) TelEduc- Software livre, fácil de usar, desenvolvido para a formação de professores (http://teleduc.dpi.inpe.br)

Ensino a Distância – Por que? Expansão no Brasil e no mundo favorecida pelas demandas educativas e pelo desenvolvimento das tecnologias da informação. Crescente aplicação das geotecnologias – aumento da demanda por cursos. Escassez de recursos. Dimensões do Brasil e dificuldade de acesso à informação e formação.

Ensino a Distância: Histórico 2004 - Programa de formação de professores em Sensoriamento Remoto (difundir o Sensoriamento Remoto e demais Geotecnologias, imagens CBERS e desenvolver novas metodologias de ensino) – O Uso de Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente Público Alvo : Professores universitários (multiplicadores, infra-estrutura computacional com formação em ciências da terra e ambientais), com dificuldade de acesso à informação. 2005: Profissionais de áreas afins - Introdução ao Sensoriamento Remoto 2006: Seminários e Cursos de Curta Duração Híbridos: aulas presenciais e suporte continuado a distância pela Internet (TelEduc)

Cursos a Distância Curso 1: maio de 2004 (três semanas) Curso 2: agosto/setembro de 2004 (seis semanas) Curso 3: fevereiro/abril de 2005 (seis semanas) Curso 4: maio/junho de 2005 (seis semanas) Curso 5: setembro/novembro de 2005 (oito semanas) Curso 6: fevereiro/abril de 2006 (oito semanas) Curso 7: maio/junho de 2006 (em andamento)

Materiais Softwares: TelEduc e SPRING (http://www.dpi.inpe.br/spring) Imagens: CBERS, LANDSAT, MOSAICO LANDSAT CD educacional - Aplicações para a Preservação, Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Nelson Dias et al., 2003. (Dias et al. 2003) Livro didático (Florenzano, 2002) Apostila de Fundamentos de S.R. (Moraes, 2001) Rotinas - CD-ROM com exemplos de geoprocessamento e processamento de imagens (Mello et al. 2005) CD-ROM com uma Aula de Geoprocessamento e Processamento de Imagens.

Metodologia Aulas – Leituras obrigatórias, atividades, leituras complementares e opcionais, sessões síncronas (bate-papo) semanais. Recomendação de como racionalizar o tempo: 1 hora semanal para contato síncrono (CHAT) com os formadores e outros unos. Esta atividade requer conexão com a Internet. 2 horas semanais para a leitura das aulas que serão disponibilizadas conforme o programa do curso. 4 horas para as tarefas e atividades. 1 hora semanal para pesquisa (CD-ROM educacional, livro e Web).

Programa Como usar o TelEduc e orientação para elaborar uma proposta de projeto (temático, ensino). Preservação e Conservação Ambiental. Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Interpretação de Imagens. Aplicações de Sensoriamento Remoto. Processamento de Imagens. Avaliação do curso.

Formadores Hilcéa Santos Ferreira (DPI-INPE) Teresa Gallotti Florenzano (DSR-INPE) Elisabete Caria Moraes (DSR-INPE) Eliana Maria Kalil Mello (DSR-INPE) José Carlos Moreira (DPI-INPE) Márcio de Morisson Valeriano (DSR-INPE) Nelson Wellausen Dias (AGRO-UNITAU)

Resultados CURSO CAND. SELEC. MATRIC CONCLUSÃO 1 61 18 14 11 2 96 30 22 3 65 24 4 180 40 36 33 5 140 27 6 129 42 26 20 7 233 54 TOTAL 904 254 179 136

Áreas de formação dos Alunos: Resultados Áreas de formação dos Alunos: Engenharia civil, de pesca, agrícola, ambiental, Geografia; Biologia; Engenharia agrícola; Engenharia agronômica; Arquitetura e urbanismo; Geologia, Agronomia, Biologia, Química, Física, Ciências Militares etc.

Distribuição Geográfica dos Alunos Curso 1: 7 sudeste, 3 centro-oeste, 2 nordeste, 1 norte e 1 sul. Curso 2: 4 sudeste, 2 centro-oeste, 10 nordeste, 5 norte e 1 sul. Curso 3: 3 sudeste, 3 centro-oeste, 7 nordeste, 5 norte e 4 sul; latino-americanos (2). Curso 4: 3 sudeste, 2 centro-oeste, 9 nordeste, 11 norte e 8 sul; latino-americanos (2); EUA (1).

Avaliação dos Cursos a Distância O desempenho médio dos alunos foi muito bom em todos os cursos. Suporte do material didático, considerado ótimo pela maioria dos alunos O uso das novas rotinas de processamento de imagens a partir do 3° curso diminuiu as dificuldades encontradas nos cursos 1 e 2. O desempenho dos formadores foi considerado muito bom pela maioria dos alunos. O ambiente TelEduc foi considerado por todos muito eficiente e amigável.

Cursos Híbridos 2006 - Estudo Ambiental no PEFI com o uso de Geotecnologias Local: Parque da Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) Objetivo Formação de um núcleo multidisciplinar sobre ensino de ciências e o desenvolvimento de material didático - estimular o interesse pela ciência e ampliar a consciência ambiental. 50 alunos 9 formadores (Teresa, Bete, Moreira, Eliana, Gurgel, Claudia, Iris, Marcus, Hilcea) 2 palestrantes (Suely e Tânia) 8 monitores (estagiários do Parque CienTec) 1 semana (24-28 de abril) – 30 horas

Cursos Híbridos PROGRAMA DO CURSO Introdução ao Sensoriamento Remoto, Sensores e Satélites; Cartografia e GPS; Geoprocessamento e Interpretação de Imagens; Sensoriamento Remoto como Recurso Didático Orientação à distância no uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento Orientação de Projetos Educacionais com Temáticas Ambientais e o Uso de Geotecnologias

Cursos Híbridos Seminário de Sensoriamento Remoto, Interpretação e Processamento de Imagens de Satélites Cachoeira Paulista (DGI) Data: 6 a 10 de março (40 horas) 30 alunos Formadores Maurício Alves Moreira Hermann Kux Eliana Maria Kalil Mello José Carlos Moreira

Conclusão Os resultados obtidos mostram a viabilidade de cursos de Sensoriamento Remoto a distância, incluindo o processamento digital de imagens. Cursos introdutórios estão consolidados mas os híbridos ainda necessitam de ajustes. Continuar buscando eficiência e qualidade. Aprimorar e atualizar as rotinas de processamento de imagens. Desenvolver novos materiais didáticos. Explorar mais as ferramentas do ambiente TelEduc. Aprimorar a avaliação do curso. Desafio atual: a busca por um padrão de alta qualidade de ensino a distância. Futuro – Criação de cursos avançados e específicos.

CONTATO: Hilcea Santos Ferreira Conclusão OBRIGADA! CONTATO: Hilcea Santos Ferreira hilcea@dpi.inpe.br