Espalhamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas Fundamentais
Advertisements

Listas Encadeadas Circulares Listas Duplamente Encadeadas
Listas Encadeadas Circulares Listas Duplamente Encadeadas
Sistemas Operacionais
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
Prof. Celso Gramática.
Grupo Paralelismo – Unesp RC
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
Estruturas de Dados para projeto de SGBD. Estruturas de dados analisadas Estruturas de nível Esparso Denso Combinadas Arvore B+ Tabela de hash.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Material elaborado pelo Prof. José Luiz Mendes e alterado pela Profa Janine.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Utilização do montador Daedalus
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
(Como implementar multiplicação e divisão uma vez só :-)
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
Geração de Código Otimizações independentes de máquina.
Banco de Dados I Profa. Jiani Cardoso 2/2005
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER 202 Aula 01 - ANO 2013 Camilo Daleles Rennó
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
CES-41 COMPILADORES Capítulo IV Complementos de Análise Léxica.
Capítulo VII – Tipos Enumerativos e Estruturas 7.1 – Tipos enumerativos 7.2 – A necessidade de estruturas 7.3 – Manipulação dos campos de uma estrutura.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo III Comandos de Controle.
1.3 – Interpretadores – Compiladores versus Interpretadores
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo VII Variáveis Indexadas Numéricas.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
Capítulo IX – Ponteiros 9.1 – Introdução 9.2 – Relação entre ponteiros e variáveis indexadas 9.3 – Alocação dinâmica de memória 9.4 – Variáveis indexadas,
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
1 Definição de Dicionário Dicionário é um sistema de informações: Equivalente a um conjunto de elementos não repetidos Equivalente a um conjunto de elementos.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
TA 733 A – Operações Unitárias II
Intervalos de confiança Sejam X 1, X 2, …, X n i.i.d. com distribuição F. Um intervalo de confiança de nível 1– para é um par de estatísticas [T 1 (X),
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
EEL170 COMPUTAÇÃO I Antonio Cláudio Gómez de Sousa 5a série de slides Versão 26/04/2012.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
Aritmética de ponto flutuante Erros
Resolução de Sistemas Não-Lineares- Parte 1
Sistemas Lineares Parte 2
Organização de Sistemas de Computadores
Arquitetura de ComputadoresProf a Luiza Mourelle Apesar da evolução tecnológica, as CPUs continuam mais rápidas que a memória. O problema não é tecnológico,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Laboratório de Programação Prof. Oscar Luiz Monteiro de Farias
Listas Lineares.
Listas Encadeadas.
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Recursividade Estrutura de Dados.
Marco Antonio Montebello Júnior
The Data Warehouse Toolkit
Prof: Graciano Notação Científica.
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
Curso de Programação em C++
Curso de Programação em C++ Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Prof: Evandro Parente Junior Monitor:
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
ArrayList e Genéricos Profs. PROG2 - UNISINOS.
Transcrição da apresentação:

Espalhamento

Sumário da Apresentação Espalhamento A idéia inicial de espalhamento Métodos de Espalhamento Implementação das funções Hash Implementação do Espalhamento Hash com encadeamento em área separada Hash com encadeamento em área primária Hash usando Endereçamento Aberto Aplicação conta palavras (Java)

Sumário da Apresentação Espalhamento A idéia inicial de espalhamento Exemplo Métodos de Espalhamento Método da Divisão Método do Meio do Quadrado Método da Multiplicação Implementação das funções Hash Chaves Fundamentais Chaves de Ponto Flutuante Chaves de Cadeias de Caracteres Espalhamento de Objetos Espalhamento de Containers Associações

Sumário da Apresentação Hash com encadeamento em área separada Tabelas Hash Abstratas (só Java) Encadeamento Separado Implementação Construtor e Destrutor (C++) Construtor e métodos getLength e purge (Java) Inserção e exclusão de itens Encontro de itens Hash com encadeamento em área primária Tabelas de Espalhamento Encadeadas Inserção e encontro de itens Exclusão de itens

Sumário da Apresentação Hash usando Endereçamento Aberto Sondagem linear Sondagem Quadrática Duplo Hashing Implementação Construtor e Destrutor Inserção de itens Encontro de itens Exclusão de itens

Espalhamento

Sumário do item Espalhamento A idéia inicial de espalhamento Exemplo Métodos de Espalhamento Método da Divisão Método do Meio do Quadrado Método da Multiplicação

A idéia inicial de espalhamento Exemplo: Deseja-se implementar um container de busca que será usado para armazenar cadeias de caracteres, K K = {“ett”; “tva”, “tre”, “fyra”; “fem”; “sex”²; “aju”, “atta”; “nio”; “tio”; “elva”; “tolv”}. Considere-se a definição de uma função de espalhamento, ou “hash”, como mostrado na figura abaixo: x h(x) x h(x) "ett" 1 "sju“ 7 "två" 2 "åtta“ 8 "tre“ 3 "nio“ 9 "fyra“ 4 "tio“ 10 "fem" 5 "elva“ 11 "sex“ 6 "tolv“ 12

Espalhamento em memória Secundária O Espalhamento em memória secundária é o processo preferencial para a implantação dos arquivos de acesso direto.

Espalhamento em Memória Secundária 1- Agrupar um determinado número de registros em uma unidade com endereço comum chamada "bucket". 2- Calcular o espaço de armazenamento necessário para o arquivo. Esse dimensionamento do arquivo depende da densidade de empacotamento ou fator de carga que é a razão entre o número de registros nos arquivos e a capacidade total dos "buckets". 3- Escolher uma função "hash" que é a transformação a aplicar à chave para obter o endereço do "bucket". 4- Optar por uma técnica de resolução do problema de transbordamento. Ocorre transbordamento ou "overflow" quando se endereça um registro a um "bucket" já cheio.

Buckets (1) O arquivo é dividido em seções menores denominadas "buckets", que podem conter um ou mais registros. A função "Hash" atribui a cada registro um endereço de "bucket" ("home address"), onde este pode ser acomodado. O tamanho de “bucket” é determinado pelo número de registros que este pode armazenar, ou ainda, pelo número de "slots" que ele contém. Um "slot" é uma unidade de armazenamento que contém espaço para um registro. Um arquivo com 1000 registros pode ser composto de 1.000 "buckets" de tamanho 1, ou 500 "buckets" de tamanho 2, etc... Pode-se relacionar o tamanho do "bucket" a características físicas do meio de armazenamento. Logo, o tempo de transporte do “bucket” para a memória principal é proporcional ao tamanho do bucket.

Buckets (2) Ocorre uma colisão quando durante uma inclusão de registros, dois deles têm o mesmo endereço calculado pela função “hash”. Estes registros são chamados sinônimos. As colisões não constituem problemas enquanto não se atingir a capacidade do "bucket" correspondente. A partir daí, ocorre transbordamento, que consiste no fato de um registro não poder ser acomodado em "home bucket". Define-se como "home bucket" aquele que está associado ao "home address" do registro, que fora calculado pela função "hash" aplicada à chave do registro. Aumentando o tamanho dos "buckets" diminui a probabilidade de transbordamento mas aumenta o tempo de busca do registro no "bucket". Contudo, o acesso à memória principal é mais rápido comparado com o tempo de busca em memória secundária, uma vez que o “bucket” será transferido para memória principal.

Métodos de Espalhamento

Método do resto da Divisão Para este caso a função hash é h(x) = x mod M, sendo M o número de endereços disponíveis para armazenamento. Pode-se implementar um container de busca usando um array de tamanho n=12. Para inserir o item x, basta armazena-lo na posição h(x)-1 do array. Os elementos do conjunto K são chamados de chaves. É usual armazenar estas chaves em um array ou arquivo. Imediatamente pode-se utilizar esta idéia para armazenar não apenas cadeias de caracteres e sim objetos dos quais um dos atributos seja uma chave do conjunto K. A técnica de "hashing" proporciona uma recuperação de registros extremamente rápida se comparada com a recuperação seqüencial. O tempo de recuperação em arquivos sequenciais cresce com o tamanho do arquivo, o que não ocorre com o "hashing". No projeto de um arquivo de acesso direto os fatores que é necessário considerar são os seguintes:

Método do Meio Quadrado O espalhamento pelo meio do quadrado considera que M = 2k, o número de endereços (“buckets”), é um múltiplo de 2. Para palavras de tamanho W, com w bits as operações inteiras são feitas módulo W. A função é hash de x é obtida elevando x ao quadrado módulo W e reduzindo este número ao domínio {0,1,...,M-1} por meio da multiplicação por dois elevado a w-k o que zera os w-k bits à esquerda. O código que se segue mostra esta implementação unsigned int const k = 10; // M==1024 unsigned int const w = bitsizeof(unsigned int); unsigned int h(unsigned int x) { return (x * x) >> (w - k); }

Método da Multiplicação Uma variação do método do meio do quadrado é o método da multiplicação, pelo qual hash de x não multiplica x por si mesmo e sim por uma constante a A escolha de a deve ser tal que seja relativamente primo com W, o que se consegue achando a' tal que aa’ = 1 (mod W). Ou seja, a' é a inversa de a modulo W. Vale a propriedade axa'=aa'x=1x. Para palavras de 32 bits pode-se escolher a = 2.654.435.769 cuja representação binária é 10 011 110 001 101 110 111 100 110 111 001. Sua inversa é O código que se segue mostra esta implementação unsigned int const k = 10; // M==1024 unsigned int const w = bitsizeof(unsigned int); unsigned int const a = 2654435769U; unsigned int h(unsigned int x);

Implementação das funções Hash

Sumário do item Implementação das funções Hash Chaves Inteiras Chaves de Ponto Flutuante Chaves de Cadeias de Caracteres Espalhamento de Objetos Espalhamento de Containers Associações

Fundamentos As chaves dos objetos podem ser de quaisquer tipos de dados até estruturas como associações ou containers. Para um conjunto de chaves, K, e uma constante positiva M, uma função hash é da forma h: K  {0,1,..., M-1} É conveniente implementar a função h como uma composição de duas funções f e g. A função f mapeia chaves em inteiros f: K  Z+ aonde Z+ é o conjunto dos inteiros não negativos. A função g mapeia inteiros não negativos em {0, 1, ..., M-1}, g: Z+  {0, 1, ..., M-1} Desde que sejam conhecidas as funções f e g, a função hash h é definida como a composição delas: h = f  g Ou seja, o valor de hash de uma chave x é dado por g(f(x)).

Implementação das funções Hash Implementação C++

Chaves Inteiras A função f que mapeia chaves em inteiros para chaves constituídas de inteiros é f(x) = x Definição da Função Hash de Inteiros // pgm08_01.cpp typedef unsigned int HashValue; HashValue Hash (char c) { return abs (c); } HashValue Hash (int i) { return abs (i); }

Chaves de Ponto Flutuante Todo real não nulo x pode ser expresso da forma x = m * 2e , sendo A função f pode ser escrita Sendo W o maior inteiro que pode ser expresso em uma palavra do computador x e y colidirão se suas mantissas diferirem de menos de 1/2W independente do valor dos expoentes. Definição da Função Floating-Point Hash // pgm08_02.cpp HashValue Hash (double d) { if (d == 0) return 0; else { int exponent; double mantissa = std::frexp (d, &exponent); return (2 * fabs (mantissa) - 1) * ~0U; }

Chaves de Cadeias de Caracteres Para chaves constituídas de cadeias de caracteres pode-se concatenar as representações dos caracteres. Sendo, por exemplo strings de comprimento 4 , estes strings podem ser transformados em inteiros pela expressão Sendo potência de 2 pode-se escrever a função C++: HashValue Hash (string const& s) { return s[0] << 24 | s[1] << 16 | s[2] << 8 | s [3]; } Para tratar strings de comprimento n pode-se fazer O inconveniente é que não se está fixando limites para f(s). Pode-se corrigir isto fazendo aonde

Chaves de Cadeias de Caracteres Sendo W e B potencias de dois o valor calculado depende apenas dos últimos W/B caracteres do string. Para e , todos os strings que possuam os mesmos quatro caracteres colidem. Considerando f(s) como um polinômio em B, os coeficientes do polinômio, si, podem ser calculados pela Regra de Horner, que evita o cálculo dos expoentes de x. HashValue result = 0; for (unsigned int i = 0; s [i] != 0; ++i) result = result * B + s [i]; Como o efeito de consideração de polinômio de base 2 é semelhante ao deslocamento (shift) basta concatenar os resultados parciais

Chaves de Cadeias de Caracteres HashValue result = 0; for (unsigned int i = 0; s [i] != 0; ++i) result = result << b ^ s [i]; Pode-se estudar os efeitos de consideração dos caracteres mais à esquerda e mais à direita ou ainda utilizar a regra do polinômio com coeficientes variáveis, por exemplo, obtidos de um array s. Definição da Função Hash de Character String //pgm08_03.cpp unsigned int const shift = 6; HashValue const mask = ~0U << (bitsizeof (HashValue) - shift); HashValue Hash (std::string const& s) { result = (result & mask) ^ (result << shift) ^ s [i]; return result; }

Espalhamento de Objetos Um template da classe Wrapper é usado para envelopar instâncias de tipos de dados C++ construídos em uma interface abstrata Object. Usando o template as quatro classes Char, Int, Double, and String são declaradas da forma: typedef Wrapper<char> Char; typedef Wrapper<int> Int; typedef Wrapper<double> Double; typedef Wrapper<string> String; Como estas classes devem ser concretas devem ter implementações de todas as funções membros, inclusive a função Hash. Definição da função Menbro Hash da Classe Wrapper<T> //pgm08_04.cpp template <class T> HashValue Wrapper<T>::Hash () const { return ::Hash (datum); }

Espalhamento de Containers A função hash f(c) de um container c, com n objetos, o1, o2, …, on é definida como Para obter o hash de um container calcula-se a soma dos valores hash dos objetos contidos. A função Container::Hash usa a função Accept para fazer um visitante especial HashingVisitor visitar todos os objetos do container. Quando visita um objeto chama a função Hash do visitado e acumula o resultado. Definição da função Membro Hash da Classe Container

Espalhamento de Containers // pgm08_05.cpp class HashingVisitor : public Visitor { HashValue value; public: HashingVisitor (HashValue _value) : value (_value) {} void Visit (Object& object) { value += object.Hash (); } HashValue Value () const { return value; } }; HashValue Container::Hash () const { HashingVisitor visitor (::Hash (typeid (*this).name())); Accept (visitor); return visitor.Value (); }

Associações Já que a função Accept é virtual todas as classes derivadas da classe Container fornecerão as implementações correspondentes. Utilizando o conceito de chave pode-se escrever A = {(k,v):kK, v V} A função hash pode ser expressa como fA(k,v) = fK(k) Sedo fk a função hash associada ao conjunto K. Uma Association possui dois objetos class Association : public Object, public Ownership { Object* key; Object* value; ...}; Para definir a função hash de uma associação basta chamar a função membro hash do objeto para o qual a variável membro key aponta Definição da Função Hash Member da classe Association HshValue Association::Hash() const { return key->Hash(): }

Implementação das funções Hash Implementação Java

Método hashCode da classe Int A função f que mapeia chaves em inteiros para chaves constituídas de inteiros é f(x) = x // pgm08_01.java public class Int extends AbstractObject { protected int value; public int hashCode() return value; } // ...

Método hashCode da classe Dbl A definição da função f é: // pgm08_02.java public class Dbl extends AbstractObject { protected double value; public int hashCode() long bits = Double.doubleToLongBits(value); return (int)(bits >>> 20); } // ...

Chaves de Cadeias de Caracteres Para chaves constituídas de cadeias de caracteres pode-se concatenar as representações dos caracteres. Sendo, por exemplo strings de comprimento 4 , este string pode ser transformado em inteiro pela expressão Sendo B=27 potência de 2 pode-se escrever a função Java: static int f (String s) { return s.charAt(0) << 21 | s.charAt (1) << 14 | s.charAt (2) << 7 | s.charAt (3); } Para tratar strings de comprimento n pode-se fazer O inconveniente é que não se está fixando limites para f(s). Pode-se corrigir isto fazendo aonde

Chaves de Cadeias de Caracteres Sendo W e B are potencias de dois o valor calculado depende apenas dos últimos W/B caracteres do string. Para e , todos os strings que possuam os mesmos quatro caracteres colidem. Considerando f(s) como um polinômio em B, os coeficientes do polinômio, si, podem ser calculados pela Regra de Horner, que evita o cálculo dos expoentes de x. static int f (String s) { int result = 0; for (int i = 0; i < s.length (); ++i) result = result * B + s.charAt (i); return result; } Como o efeito de consideração de polinômio de base 2 é semelhante ao deslocamento (shift) basta concatenar os resultados parciais

Chaves de Cadeias de Caracteres static int f (String s) { int result = 0; for (int i = 0; i < s.length () ; ++i) result = result << b ^ s.charAt (i); return result; } Pode-se estudar os efeitos de consideração dos caracteres mais à esquerda e mais à direita ou ainda utilizar a regra do polinômio com coeficientes variáveis, por exemplo, obtidos de um array s.

Método hashCode da classe Str // pgm08_03.java public class Str extends AbstractObject { protected String value; private static final int shift = 6; private static final int mask = ~0 << (32 - shift); public int hashCode() int result = 0; for(int i = 0; i < value.length (); ++i) result = (result & mask) ^ (result << shift) ^ value.charAt (i); return result; } // ...

Espalhamento de Containers A função hash f(c) de um container c, com n objetos, o1, o2, …, on é definida como Para obter o hash de um container calcula-se a soma dos valores hash dos objetos contidos.

Método hashCode da classe AbstractContainer // pgm08_04.java public abstract class AbstractContainer extends AbstractObject implements Container { protected int count; public int hashCode() { Visitor visitor = new AbstractVisitor() { private int value; public void visit (Object object) { value += object.hashCode(); } return value; }; accept (visitor); return getClass().hashCode() + visitor.hashCode (); }// ...

Associações Já que a função Accept é virtual todas as classes derivadas da classe Container fornecerão as implementações correspondentes. Utilizando o conceito de chave pode-se escrever A função hash pode ser expressa como Sedo fk a função hash associada ao conjunto K. Uma Association possui dois objetos public class Association extends AbstractObject { protected Comparable key; protected Object value; ...}; Para definir a função hash de uma associação basta chamar a função membro hash do objeto para o qual a variável key membro aponta

Método hashCode da classe Association // pgm08_05.java public class Association extends AbstractObject { protected Comparable key; protected Object value; public int hashCode() return key.hashCode(); } // ...

Implementação do Espalhamento

Sumário do item Implantação do Espalhamento Hash com encadeamento em área separada Tabelas Hash Abstratas (só Java) Encadeamento Separado Hash com encadeamento em área primária Tabelas de Espalhamento Encadeadas Hash usando Endereçamento Aberto Sondagem linear Sondagem Quadrática Duplo Hashing Implementação

Implementação do Espalhamento Implementação C++

Tabelas Hash Definição da Classe HashTable //pgm08_07.cpp class HashTable : public virtual SearchableContainer { protected: unsigned int length; public: HashTable (unsigned int); virtual unsigned int H (Object const&) const; };

Implementação do Espalhamento C++ Hash com encadeamento em área separada

Tabelas Hash Definição das funções H Member e do Constructor da Classe HashTable //pgm08_08.cpp HashTable::HashTable (unsigned int _length) : length (_length) {} unsigned int HashTable::H (Object const& object) const { return object.Hash () % length; } O construtor de HashTable recebe um simples argumento e inicializa a variável membro de maneira adequada. A função membro corresponde à composição h = g  f. A função membro H recebe como argumento uma referencia constante a um objeto e retorna o resultado Hash modulo length.

Encadeamento Separado Tabela Hash usando Encadeamento Separado

Definição da Classe ChainedHashTable // pgm08_09.cpp class ChainedHashTable : public HashTable { Array<LinkedList<Object*> > array; public: ChainedHashTable (unsigned int); // ... };

Definição das funções Purge Member, Constructor e Destructor da Classe ChainedHashTable (1) // pgm08_10.cpp ChainedHashTable::ChainedHashTable (unsigned int _length) : HashTable (_length), array (_length) {}

Definição das funções Purge Member, Constructor e Destructor da Classe ChainedHashTable (2) // pgm08_10.cpp (Continuação) void ChainedHashTable::Purge() { for (unsigned int i = 0; i < length; ++i) { if(IsOwner ()) { ListElement<Object*> const* ptr; for( ptr = array[i].Head (); ptr != 0; ptr = ptr->Next() ) delete ptr->Datum (); } array[i].Purge(); count = 0; ChainedHashTable::~ChainedHashTable () { Purge (); }

Definição das Funções Insert e Withdraw Member da Classe ChainedHashTable // pgm08_11.cpp void ChainedHashTable::Insert (Object& object) { array [H (object)].Append (&object); ++count; } void ChainedHashTable::Withdraw (Object& object) array [H (object)].Extract (&object); --count;

Definição da Função Find Member da Classe ChainedHashTable // pgm08_12.cpp Object& ChainedHashTable::Find (Object const& object) const { ListElement<Object*> const* ptr; for(ptr = array [H (object)].Head (); ptr != 0; ptr = ptr->Next()) if(object == *ptr->Datum ()) return *ptr->Datum (); } return NullObject::Instance ();

Implementação do Espalhamento C++ Hash com encadeamento em área primária

Hash com encadeamento em área primária Quando é usado Hash com encadeamento em área primária o transbordamento é tratado por listas encadeadas iniciadas nos “home addresses”.

Definição da Classe ChainedScatterTable // pgm08_13.cpp class ChainedScatterTable : public HashTable { class Entry { public: enum { null = ~0U }; Object* object; unsigned int next; Entry (); }; Array<Entry> array; ChainedScatterTable (unsigned int); // ...

Definição das Funções Purge Member, Constructor e Destructor da Classe ChainedScatterTable e Constructor da Classe ChainedScatterTable::Entry (1) //pgm08_14.cpp ChainedScatterTable::Entry::Entry () : object (0), next (null) {} ChainedScatterTable::ChainedScatterTable (unsigned int _length) : HashTable (_length), array (_length)

Definição das Funções Purge Member, Constructor e Destructor da Classe ChainedScatterTable e Constructor da Classe ChainedScatterTable::Entry (2) // pgm08_14.cpp (Continuação) void ChainedScatterTable::Purge () { for(unsigned int i = 0; i < length; ++i) { if(array [i].object != 0) if(IsOwner ()) delete array [i].object; array [i] = Entry (); } count = 0; ChainedScatterTable::~ChainedScatterTable () { Purge (); }

Definição das Funções Insert e Find Member da Classe ChainedScatterTable (1) // pgm08_15.cpp void ChainedScatterTable::Insert (Object& object) { if (count == length) throw domain_error ("scatter table is full"); unsigned int probe = H(object); if(array[probe].object != 0) { while(array[probe].next != Entry::null) probe = array [probe].next; unsigned int const tail = probe; probe = (probe + 1) % length; while(array[probe].object != 0) array[tail].next = probe; }

Definição das Funções Insert e Find Member da Classe ChainedScatterTable (2) // pgm08_15.cpp (Continuação) array[probe].object = &object; array[probe].next = Entry::null; ++count; } Object& ChainedScatterTable::Find(Object const& object)const { for(unsigned int probe = H (object); probe != Entry::null; probe = array [probe].next) { if(object == *array[probe].object) return *array[probe].object; return NullObject::Instance();

Definição da Função Withdraw Member da Classe ChainedScatterTable (1) // pgm08_16.cpp void ChainedScatterTable::Withdraw (Object& object) { if(count == 0) throw domain_error ("scatter table is empty"); unsigned int i = H (object); while(i != Entry::null && array[i].object != &object) i = array[i].next; if(i == Entry::null) throw invalid_argument ("object not found");

Definição da Função Withdraw Member da Classe ChainedScatterTable (2) // pgm08_16.cpp (Continuação) for(;;) { unsigned int j; for(j = array[i].next; j != Entry::null; j = array[j].next) unsigned int const h = H (*array[j].object); bool contained = false; for(unsigned int k = array[i].next; k != array[j].next && !contained; k = array[k].next) { if(k == h) contained = true; } if(!contained) break;

Definição da Função Withdraw Member da Classe ChainedScatterTable (3) // pgm08_16.cpp (Continuação) if(j == Entry::null) break; array[i].object = array[j].object; i = j; } array[i].object = 0; array[i].next = Entry::null; for(unsigned int j = (i + length - 1U) % length; j != i; j = (j + length - 1U) % length) { if(array[j].next == i) { array[j].next = Entry::null; --count;

Implementação do Espalhamento C++ Hash usando Endereçamento Aberto

Tabelas de Espalhamento usando Endereçamento Aberto (1) A seqüência de sondagem é uma seqüência de funções aonde hi é uma função hash hi: K  {0,1,...,M-1} A inserção de um item x na tabela de espalhamento é feita examinando as posições h0(x), h1(x),..., até encontrar uma célula vazia. A busca de um item na tabela segue a mesma seqüência. As seqüências de sondagem mais comuns são do tipo para i = 0,1,…,M-1 A função c(i) representa a estratégia de resolução de transbordamentos.

Tabelas de Espalhamento usando Endereçamento Aberto (2) Sondagem Linear Na sondagem linear a função c(i) é linear em i. Ou, da maneira mais comum  e M devem ser primos relativos. Para i = 0,1,…,M-1

Tabelas de Espalhamento usando Endereçamento Aberto (3) Tabela de Espalhamento usando Endereçamento Aberto e Sondagem Linear

Tabelas de Espalhamento usando Endereçamento Aberto (4) Sondagem Quadrática Na sondagem linear a função c(i) é quadrática em i. Ou, da maneira mais comum

Tabelas de Espalhamento usando Endereçamento Aberto (5) Duplo Hashing Pode-se gerar uma seqüência de sondagem por meio da técnica de duplo hashing que usa duas funções h e h’ . A seqüência de sondagem é obtida da forma

Definição da Classe OpenScatterTable // pgm08_17.cpp class OpenScatterTable : public HashTable { class Entry { public: enum State { empty, occupied, deleted }; State state; Object* object; Entry (); }; Array<Entry> array; unsigned int C (unsigned int) const; unsigned int FindMatch (Object const&) const; unsigned int FindInstance (Object const&) const; unsigned int FindUnoccupied (Object const&) const; OpenScatterTable (unsigned int); // ...

Construtores e Destrutores O construtor default para a classe OpenScatterTable::Entry faz com que uma entrada não ocupada tenha o ponteiro para seu objeto zerada e o estado default de todas as entradas é empty. Este construtor default inicializa as duas variáveis membro de maneira adequada.

Definição do Constructor e Destructor da Classe OpenScatterTable e do Constructor da Classe OpenScatterTable::Entry // pgm08_18.cpp OpenScatterTable::Entry::Entry() : state (empty), object (0) {} OpenScatterTable::OpenScatterTable (unsigned int _length) : HashTable (_length), array (_length) {} void OpenScatterTable::Purge() { for (unsigned int i = 0; i < length; ++i) { if (array [i].state == Entry::occupied) { if (IsOwner ()) delete array [i].object; array [i] = Entry (); } count = 0; OpenScatterTable::~OpenScatterTable () { Purge (); }

Definição das Funções C, FindUnoccupied e Insert Member da Classe OpenScatterTable (1) // pgm08_19.cpp unsigned int OpenScatterTable::C (unsigned int i) const { return i; } unsigned int OpenScatterTable::FindUnoccupied(Object const& object) const { unsigned int const hash = H (object); for (unsigned int i = 0; i < count + 1; ++i) unsigned int const probe = (hash + C (i)) % length; if (array [probe].state != Entry::occupied) return probe; } return length;

Definição das Funções C, FindUnoccupied e Insert Member da Classe OpenScatterTable (2) // pgm08_19.cpp void OpenScatterTable::Insert(Object& object) { if (count == length) throw domain_error ("scatter table is full"); unsigned int const offset = FindUnoccupied (object); array [offset].state = Entry::occupied; array [offset].object = &object; ++count; } A função c define a seqüência de sondagem. Para sondagem linear a função c é a função identidade. A função membro FindUnoccupied é encontrar uma posição desocupada. A rotina FindUnoccupied sonda o array de acorde com a seqüência de sondagem determinada pela função c.

Definição das Funções FindMatch e Find Member da Classe OpenScatterTable (1) // pgm08_20.cpp unsigned int OpenScatterTable::FindMatch(Object const& object) const { unsigned int const hash = H (object); for(unsigned int i = 0; i < length; ++i) unsigned int const probe = (hash + C (i)) % length; if(array[probe].state == Entry::empty) break; if(array[probe].state == Entry::occupied && object == *array[probe].object) return probe; } return length;

Definição das Funções FindMatch e Find Member da Classe OpenScatterTable (2) // pgm08_20.cpp (Continuação) Object& OpenScatterTable::Find (Object const& object) const { unsigned int const offset = FindMatch (object); if (offset < length) return *array [offset].object; else return NullObject::Instance (); }

Definição da Função Withdraw Member da Classe OpenScatterTable // pgm08_21.cpp void OpenScatterTable::Withdraw (Object& object) { if (count == 0) throw domain_error ("scatter table is empty"); unsigned int const offset = FindInstance (object); if (offset == length) throw invalid_argument ("object not found"); array [offset].state = Entry::deleted; array [offset].object = 0; --count; }

OpenScatterTable Class Alternate Withdraw Member Function (1) // pgm08_22.cpp void OpenScatterTable::Withdraw(Object& object) { if(count == 0) throw domain_error ("scatter table is empty"); unsigned int i = FindInstance (object); if(i == length) throw invalid_argument ("object not found"); for(;;) { unsigned int j; for(j = (i + 1) % length; array[j].state == Entry::occupied; j = (j + 1) % length) unsigned int const h = H (*array [j].object); if( (h <= i && i < j) || (i < j && j < h) || (j < h && h <= i) ) break; }

OpenScatterTable Class Alternate Withdraw Member Function (2) // pgm08_22.cpp (Continuação) if(array[j].state == Entry::empty) break; array[i] = array[j]; i = j; } array[i].state = Entry::empty; array[i].object = 0; --count;

Implementação Java

Implementação do Espalhamento Java Hash com encadeamento em área separada

Tabelas Hash Interface HashTable // pgm08_06.java public interface HashTable extends SearchableContainer { double getLoadFactor(); }

Métodos AbstractHashTable // pgm08_07.java public abstract class AbstractHashTable extends AbstractSearchableContainer implements HashTable { public abstract int getLength(); protected final int f(Object object) { return object.hashCode(); } protected final int g(int x) { return Math.abs(x) % getLength(); protected final int h(Object object) { return g( f(object) ); // ...

Encadeamento Separado Tabela Hash usando Encadeamento Separado

Campos ChainedHashTable // pgm08_08.java public class ChainedHashTable extends AbstractHashTable { protected LinkedList[] array; // ... }

Métodos constructor, getLength e purge da classe ChainedHashTable // pgm08_09.java public class ChainedHashTable extends AbstractHashTable { protected LinkedList[] array; public ChainedHashTable(int length) { array = new LinkedList [length]; for(int i = 0; i < length; ++i) array[i] = new LinkedList(); } public int getLength() { return array.length; public void purge() { for(int i = 0; i < getLength(); ++i) array[i].purge(); count = 0; // ...

Métodos insert e withdraw da classe ChainedHashTable // pgm08_10.java public class ChainedHashTable extends AbstractHashTable { protected LinkedList[] array; public void insert(Comparable object) array[h (object)].append(object); ++count; } public void withdraw(Comparable object) array[h (object)].extract(object); --count; // ...

Método find da classe ChainedHashTable // pgm08_11.java public class ChainedHashTable extends AbstractHashTable { protected LinkedList[] array; public Comparable find(Comparable object) for(LinkedList.Element ptr = array[h(object)].getHead(); ptr != null; ptr = ptr.getNext()) Comparable datum = (Comparable) ptr.getDatum(); if(object.isEQ (datum)) return datum; } return null; // ...

Método getLoadFactor da classe AbstractHashTable // pgm08_12.java public abstract class AbstractHashTable extends AbstractSearchableContainer implements HashTable { public abstract int getLength(); public final double getLoadFactor() return (double) getCount() / getLength(); } // ...

Implementação do Espalhamento Java Hash com encadeamento em área primária

Hash com encadeamento em área primária Quando é usado Hash com encadeamento em área primária o transbordamento é tratado por listas encadeadas iniciadas nos “home addresses”.

Classe ChainedScatterTable.Entry e campos ChainedScatterTable // pgm08_13.java public class ChainedScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; static final int nil = -1; protected static final class Entry { Comparable object; int next = nil; void purge() { object = null; next = nil; } // ...

Métodos constructor, getLength e purge da classe ChainedScatterTable (1) // pgm08_14.java public class ChainedScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public ChainedScatterTable(int length) array = new Entry [length]; for(int i = 0; i < length; ++i) array [i] = new Entry (); }

Métodos constructor, getLength e purge da classe ChainedScatterTable (2) // pgm08_14.java (Continuação) public int getLength() { return array.length; } public void purge() for(int i = 0; i < getLength (); ++i) array [i].purge(); count = 0; // ...

Métodos insert e find da classe ChainedScatterTable (1) // pgm08_15.java public class ChainedScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public void insert(Comparable object) { if(count == getLength ()) throw new ContainerFullException(); int probe = h(object); if(array[probe].object != null) { while(array[probe].next != nil) probe = array [probe].next; int tail = probe; probe = (probe + 1) % getLength(); while(array[probe].object != null) array[tail].next = probe; }

Métodos insert e find da classe ChainedScatterTable (2) // pgm08_15.java (Continuação) array[probe].object = object; array[probe].next = nil; ++count; } public Comparable find(Comparable object) { for(int probe = h(object); probe != nil; probe = array [probe].next) { if( object.isEQ(array[probe].object) ) return array[probe].object; return null; // ...

Método withdraw da classe ChainedScatterTable (1) // pgm08_16.java public class ChainedScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public void withdraw(Comparable object) if(count == 0) throw new ContainerEmptyException(); int i = h(object); while(i != nil && object != array[i].object) i = array[i].next; if(i == nil) throw new IllegalArgumentException("obj not found");

Método withdraw da classe ChainedScatterTable (2) // pgm08_16.java (Continuação) for(;;) { int j = array[i].next; while(j != nil) int h = h(array[j].object); boolean contained = false; for(int k = array[i].next; k != array[j].next && !contained; k = array[k].next) if(k == h) contained = true; }

Método withdraw da classe ChainedScatterTable (3) // pgm08_16.java (Continuação) if(!contained) break; j = array[j].next; } if(j == nil) array[i].object = array[j].object; i = j;

Método withdraw da classe ChainedScatterTable (3) // pgm08_16.java (Continuação) array[i].object = null; array[i].next = nil; for(int j = (i + getLength () - 1) % getLength (); j != i; j = (j + getLength () - 1) % getLength ()) { if(array[j].next == i) array[j].next = nil; break; } --count; // ...

Implementação do Espalhamento Java Hash usando Endereçamento Aberto

Hash usando endereçamento aberto Tabela de Espalhamento usando Endereçamento Aberto e Sondagem Linear

OpenScatterTable.Entry e campos OpenScatterTable fields // pgm08_17.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; static final int empty = 0; static final int occupied = 1; static final int deleted = 2; protected static final class Entry { int state = empty; Comparable object; void purge() { state = empty; object = null; } // ...

Métodos constructor, getLength e purge da classe OpenScatterTable // pgm08_18.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public OpenScatterTable(int length) { array = new Entry [length]; for(int i = 0; i < length; ++i) array[i] = new Entry(); } public int getLength() { return array.length; public void purge() { for (int i = 0; i < getLength (); ++i) array[i].purge(); count = 0; // ...

Métodos c, findUnoccupied e insert da classe OpenScatterTable (1) // pgm08_19.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; protected static int c(int i) { return i; } protected int findUnoccupied(Object object) { int hash = h(object); for(int i = 0; i < count + 1; ++i) { int probe = (hash + c (i)) % getLength(); if(array [probe].state != occupied) return probe; throw new ContainerFullException();

Métodos c, findUnoccupied e insert da classe OpenScatterTable (2) // pgm08_19.java (Continuação) public void insert(Comparable object) { if(count == getLength ()) throw new ContainerFullException(); int offset = findUnoccupied(object); array[offset].state = occupied; array[offset].object = object; ++count; } // ...

Métodos findMatch e find da classe OpenScatterTable (1) //pgm08_20.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; protected int findMatch(Comparable object) { int hash = h(object); for(int i = 0; i < getLength (); ++i) { int probe = (hash + c (i)) % getLength(); if(array[probe].state == empty) break; if(array[probe].state == occupied && object.isEQ(array[probe].object)) { return probe; } return -1;

Métodos findMatch e find da classe OpenScatterTable (2) // pgm08_20.java (Continuação) public Comparable find(Comparable object) { int offset = findMatch(object); if(offset >= 0) return array[offset].object; else return null; } // ...

Método withdraw da classe OpenScatterTable //pgm08_21.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public void withdraw(Comparable object) { if(count == 0) throw new ContainerEmptyException(); int offset = findInstance(object); if(offset < 0) throw new IllegalArgumentException("object not found"); array[offset].state = deleted; array[offset].object = null; --count; } // ...

Método OpenScatterTableV2 withdraw (1) // pgm08_22.java public class OpenScatterTableV2 extends OpenScatterTable { public void withdraw(Comparable object) { if(count == 0) throw new ContainerEmptyException(); int i = findInstance(object); if(i < 0) throw new IllegalArgumentException("object not found"); for(;;) { int j = (i + 1) % getLength(); while(array[j].state == occupied) { int h = h(array[j].object); if((h <= i && i < j) || (i < j && j < h) || (j < h && h <= i)) break; j = (j + 1) % getLength(); }

Método OpenScatterTableV2 withdraw (2) // pgm08_22.java (Continuação) if(array[j].state == empty) break; array[i].state = array[j].state; array[i].object = array[j].object; i = j; } array[i].state = empty; array[i].object = null; --count; // ...

Aplicação Java

Aplicação Hash/scatter table –contador de palavras (1) // pgm08_23.java public class Algorithms { private static final class Counter extends Int Counter(int value) super(value); } void increment() ++value;

Aplicação Hash/scatter table –contador de palavras (2) // pgm08_23.java (Continuação) public static void wordCounter(Reader in, PrintWriter out) throws IOException { HashTable table = new ChainedHashTable(1031); StreamTokenizer tin = new StreamTokenizer(in); while(tin.nextToken() != StreamTokenizer.TT_EOF) String word = tin.sval; Object obj = table.find(new Association(new Str (word))); if(obj == null) table.insert(new Association(new Str(word), new Counter(1)));

Aplicação Hash/scatter table –contador de palavras (3) // pgm08_23.java (Continuação) else { Association assoc = (Association) obj; Counter counter = (Counter) assoc.getValue(); counter.increment(); } out.println(table);

Aplicações Aplicação da Hash/Scatter Table--Contando Palavras Uma aplicação de espalhamento é a contagem do número de ocorrências distintas de cada palavra contida em um arquivo texto. AplicaçõesAplicação da Hash/Scatter Table--Contando Palavras (1) //pgm08_23.cpp class Counter : public Int { public: Counter (int i) : Int(i) {} void operator ++ () { ++datum; } };

Aplicações AplicaçõesAplicação da Hash/Scatter Table--Contando Palavras (2) // pgm08_23.cpp (Continuação) void CountWords(HashTable& table) { std::string word; while (cin >> word, !cin.eof ()) { Object& obj = table.Find(Association (*new String (word))); if(obj.IsNull ()) table.Insert( *new Association(*new String(word), *new Counter (1)) ); else { Association& assoc = dynamic_cast<Association&> (obj); Counter& i = dynamic_cast<Counter&> (assoc.Value ()); ++i; } cout << table << endl;

Implementação Java

Hierarquia de Classes

Tabelas Hash Interface HashTable // pgm08_06.java public interface HashTable extends SearchableContainer { double getLoadFactor(); }

Aplicação Conta Palavras em Java Hash com encadeamento em área separada

Métodos AbstractHashTable // pgm08_07.java public abstract class AbstractHashTable extends AbstractSearchableContainer implements HashTable { public abstract int getLength(); protected final int f(Object object) { return object.hashCode(); } protected final int g(int x) { return Math.abs(x) % getLength(); protected final int h(Object object) { return g( f(object) ); // ...

Encadeamento Separado Tabela Hash usando Encadeamento Separado

Campos ChainedHashTable // pgm08_08.java public class ChainedHashTable extends AbstractHashTable { protected LinkedList[] array; // ... }

Métodos constructor, getLength e purge da classe ChainedHashTable // pgm08_09.java public class ChainedHashTable extends AbstractHashTable { protected LinkedList[] array; public ChainedHashTable(int length) { array = new LinkedList [length]; for(int i = 0; i < length; ++i) array[i] = new LinkedList(); } public int getLength() { return array.length; public void purge() { for(int i = 0; i < getLength(); ++i) array[i].purge(); count = 0; // ...

Métodos insert e withdraw da classe ChainedHashTable // pgm08_10.java public class ChainedHashTable extends AbstractHashTable { protected LinkedList[] array; public void insert(Comparable object) array[h (object)].append(object); ++count; } public void withdraw(Comparable object) array[h (object)].extract(object); --count; // ...

Método find da classe ChainedHashTable // pgm08_11.java public class ChainedHashTable extends AbstractHashTable { protected LinkedList[] array; public Comparable find(Comparable object) for(LinkedList.Element ptr = array[h(object)].getHead(); ptr != null; ptr = ptr.getNext()) Comparable datum = (Comparable) ptr.getDatum(); if(object.isEQ (datum)) return datum; } return null; // ...

Método getLoadFactor da classe AbstractHashTable // pgm08_12.java public abstract class AbstractHashTable extends AbstractSearchableContainer implements HashTable { public abstract int getLength(); public final double getLoadFactor() return (double) getCount() / getLength(); } // ...

Aplicação Conta Palavras em Java Hash com encadeamento em área primária

Hash com encadeamento em área primária Quando é usado Hash com encadeamento em área primária o transbordamento é tratado por listas encadeadas iniciadas nos “home addresses”.

Classe ChainedScatterTable.Entry e campos ChainedScatterTable // pgm08_13.java public class ChainedScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; static final int nil = -1; protected static final class Entry { Comparable object; int next = nil; void purge() { object = null; next = nil; } // ...

Métodos constructor, getLength e purge da classe ChainedScatterTable (1) // pgm08_14.java public class ChainedScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public ChainedScatterTable(int length) array = new Entry [length]; for(int i = 0; i < length; ++i) array [i] = new Entry (); }

Métodos constructor, getLength e purge da classe ChainedScatterTable (2) // pgm08_14.java (Continuação) public int getLength() { return array.length; } public void purge() for(int i = 0; i < getLength (); ++i) array [i].purge(); count = 0; // ...

Métodos insert e find da classe ChainedScatterTable (1) // pgm08_15.java public class ChainedScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public void insert(Comparable object) { if(count == getLength ()) throw new ContainerFullException(); int probe = h(object); if(array[probe].object != null) { while(array[probe].next != nil) probe = array [probe].next; int tail = probe; probe = (probe + 1) % getLength(); while(array[probe].object != null) array[tail].next = probe; }

Métodos insert e find da classe ChainedScatterTable (2) // pgm08_15.java (Continuação) array[probe].object = object; array[probe].next = nil; ++count; } public Comparable find(Comparable object) { for(int probe = h(object); probe != nil; probe = array [probe].next) { if( object.isEQ(array[probe].object) ) return array[probe].object; return null; // ...

Método withdraw da classe ChainedScatterTable (1) // pgm08_16.java public class ChainedScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public void withdraw(Comparable object) if(count == 0) throw new ContainerEmptyException(); int i = h(object); while(i != nil && object != array[i].object) i = array[i].next; if(i == nil) throw new IllegalArgumentException("obj not found");

Método withdraw da classe ChainedScatterTable (2) // pgm08_16.java (Continuação) for(;;) { int j = array[i].next; while(j != nil) int h = h(array[j].object); boolean contained = false; for(int k = array[i].next; k != array[j].next && !contained; k = array[k].next) if(k == h) contained = true; }

Método withdraw da classe ChainedScatterTable (3) // pgm08_16.java (Continuação) if(!contained) break; j = array[j].next; } if(j == nil) array[i].object = array[j].object; i = j;

Método withdraw da classe ChainedScatterTable (3) // pgm08_16.java (Continuação) array[i].object = null; array[i].next = nil; for(int j = (i + getLength () - 1) % getLength (); j != i; j = (j + getLength () - 1) % getLength ()) { if(array[j].next == i) array[j].next = nil; break; } --count; // ...

Aplicação Conta Palavras em Java Hash usando Endereçamento Aberto

Tabelas de Espalhamento usando Endereçamento Aberto (1) A seqüência de sondagem é uma seqüência de funções aonde hi é uma função hash hi: K  {0,1,...,M-1} A inserção de um item x na tabela de espalhamento é feita examinando as posições h0(x), h1(x),..., até encontrar uma célula vazia. A busca de um item na tabela segue a mesma seqüência. As seqüências de sondagem mais comuns são do tipo para i = 0,1,…,M-1 A função c(i) representa a estratégia de resolução de transbordamentos.

Tabelas de Espalhamento usando Endereçamento Aberto (2) Sondagem Linear Na sondagem linear a função c(i) é linear em i. Ou, da maneira mais comum  e M devem ser primos relativos. Para i = 0,1,…,M-1

Tabelas de Espalhamento usando Endereçamento Aberto (3) Tabela de Espalhamento usando Endereçamento Aberto e Sondagem Linear

OpenScatterTable.Entry e campos OpenScatterTable fields // pgm08_17.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; static final int empty = 0; static final int occupied = 1; static final int deleted = 2; protected static final class Entry { int state = empty; Comparable object; void purge() { state = empty; object = null; } // ...

Métodos constructor, getLength e purge da classe OpenScatterTable // pgm08_18.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public OpenScatterTable(int length) { array = new Entry [length]; for(int i = 0; i < length; ++i) array[i] = new Entry(); } public int getLength() { return array.length; public void purge() { for (int i = 0; i < getLength (); ++i) array[i].purge(); count = 0; // ...

Métodos c, findUnoccupied e insert da classe OpenScatterTable (1) // pgm08_19.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; protected static int c(int i) { return i; } protected int findUnoccupied(Object object) { int hash = h(object); for(int i = 0; i < count + 1; ++i) { int probe = (hash + c (i)) % getLength(); if(array [probe].state != occupied) return probe; throw new ContainerFullException();

Métodos c, findUnoccupied e insert da classe OpenScatterTable (2) // pgm08_19.java (Continuação) public void insert(Comparable object) { if(count == getLength ()) throw new ContainerFullException(); int offset = findUnoccupied(object); array[offset].state = occupied; array[offset].object = object; ++count; } // ...

Métodos findMatch e find da classe OpenScatterTable (1) //pgm08_20.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; protected int findMatch(Comparable object) { int hash = h(object); for(int i = 0; i < getLength (); ++i) { int probe = (hash + c (i)) % getLength(); if(array[probe].state == empty) break; if(array[probe].state == occupied && object.isEQ(array[probe].object)) { return probe; } return -1;

Métodos findMatch e find da classe OpenScatterTable (2) // pgm08_20.java (Continuação) public Comparable find(Comparable object) { int offset = findMatch(object); if(offset >= 0) return array[offset].object; else return null; } // ...

Método withdraw da classe OpenScatterTable //pgm08_21.java public class OpenScatterTable extends AbstractHashTable { protected Entry[] array; public void withdraw(Comparable object) { if(count == 0) throw new ContainerEmptyException(); int offset = findInstance(object); if(offset < 0) throw new IllegalArgumentException("object not found"); array[offset].state = deleted; array[offset].object = null; --count; } // ...

Método OpenScatterTableV2 withdraw (1) // pgm08_22.java public class OpenScatterTableV2 extends OpenScatterTable { public void withdraw(Comparable object) { if(count == 0) throw new ContainerEmptyException(); int i = findInstance(object); if(i < 0) throw new IllegalArgumentException("object not found"); for(;;) { int j = (i + 1) % getLength(); while(array[j].state == occupied) { int h = h(array[j].object); if((h <= i && i < j) || (i < j && j < h) || (j < h && h <= i)) break; j = (j + 1) % getLength(); }

Método OpenScatterTableV2 withdraw (2) // pgm08_22.java (Continuação) if(array[j].state == empty) break; array[i].state = array[j].state; array[i].object = array[j].object; i = j; } array[i].state = empty; array[i].object = null; --count; // ...

Aplicação Hash/scatter table –contador de palavras (1) // pgm08_23.java public class Algorithms { private static final class Counter extends Int Counter(int value) super(value); } void increment() ++value;

Aplicação Hash/scatter table –contador de palavras (2) // pgm08_23.java (Continuação) public static void wordCounter(Reader in, PrintWriter out) throws IOException { HashTable table = new ChainedHashTable(1031); StreamTokenizer tin = new StreamTokenizer(in); while(tin.nextToken() != StreamTokenizer.TT_EOF) String word = tin.sval; Object obj = table.find(new Association(new Str (word))); if(obj == null) table.insert(new Association(new Str(word), new Counter(1)));

Aplicação Hash/scatter table –contador de palavras (3) // pgm08_23.java (Continuação) else { Association assoc = (Association) obj; Counter counter = (Counter) assoc.getValue(); counter.increment(); } out.println(table);