CINEMÁTICA INVERSA Aline Aparecida de Pina Rodrigo Morante Blanco.

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Transcrição da apresentação:

CINEMÁTICA INVERSA Aline Aparecida de Pina Rodrigo Morante Blanco

Objetivos Cinemática direta Introdução Representação de Denavit-Hartenberg (D-H) Cinemática inversa Cálculo do jacobiano Inversa generalizada Transposta do jacobiano

Cinemática direta (1/5) A cinemática direta permite determinar a localização do extremo de um membro se conhecidos os valores das coordenadas articulares. Coordenadas articulares: r, q

Cinemática direta (1/5) A cinemática direta permite determinar a localização do extremo de um membro se conhecidos os valores das coordenadas articulares. Coordenadas articulares: r, q Método geométrico:

Cinemática direta (1/5) A cinemática direta permite determinar a localização do extremo de um membro se conhecidos os valores das coordenadas articulares. Coordenadas articulares: r, q Método geométrico:

Cinemática direta (1/5) A cinemática direta permite determinar a localização do extremo de um membro se conhecidos os valores das coordenadas articulares. Coordenadas articulares: r, q Método geométrico: Esta abordagem não é sistemática

Cinemática direta (2/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H):

Cinemática direta (2/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H):

Cinemática direta (2/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H):

Cinemática direta (2/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H):

Cinemática direta (2/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H):

Cinemática direta (2/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H):

Cinemática direta (3/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H): De esta forma é possível descrever as rotações e translações de um elo do sistema com respeito ao elo anterior. A extensão a 3D é imediata (acrescentado uma linha e uma coluna). Por exemplo: Rotação ao redor do eixo x: Translação paralela ao eixo z:

Cinemática direta (4/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H): Em 2D: O equivalente em 3D:

Cinemática direta (5/5) Representação de Denavit-Hartenberg (D-H): Utilizando matrizes de transformação homogênea: Cada elo do sistema tem associado um sistema de referência É possível representar as translações e rotações relativas entre vários elos (ou entre todos) A matriz representa a posição e orientação relativa entre os sistemas associados a dois elos sucessivos A representação total do sistema que serve de exemplo: Esta abordagem é sistemática

Cinemática inversa (1/9) A cinemática inversa procura determinar os valores das coordenadas articulares se conhecida a localização do extremo do membro. Assim como no caso da cinemática direta, pode-se aplicar métodos geométricos: Para casos mais complexos, resulta muito difícil aplicar este método.

Cinemática inversa (2/9) Da cinemática direta temos: onde q é o vetor das coordenadas articulares: O problema da cinemática inversa consiste em encontrar a “inversa” da tal que Devido aos senos & cosenos das rotações, é não linear em q. Por isso, sua inversa pode não existir ou não ser uma função elementar (arctan, cos,…).

Cinemática inversa (3/9) A idéia é utilizar uma aproximação linear da função e achar sua “inversa”: (Taylor) onde é o jacobiano da função no ponto e a aproximação anterior é válida perto desse ponto. Aproximada Exata

Cinemática inversa (4/9) Cálculo do jacobiano: Precisamos calcular o jacobiano e logo “invertê-lo”. As colunas do jacobiano são as derivadas parciais de no ponto . Como da representação de D-H temos onde só depende de e só depende de pela regra do produto as derivadas parciais são calculadas como sendo: Por isso é necessário derivar matrizes de rotação e translação.

Cinemática inversa (5/9) Cálculo do jacobiano: Derivada de uma matriz de rotação R: Então a velocidade angular é uma matriz antissimétrica, que está relacionada com o eixo de rotação via Finalmente,

Cinemática inversa (6/9) Cálculo do jacobiano: Derivada de uma matriz de translação T: Por exemplo:

Cinemática inversa (7/9) Cálculo do jacobiano: Retomando nosso exemplo, se então o jacobiano resulta ser: O vetor das coordenadas articulares é

Cinemática inversa (8/9) Inversa generalizada: A inversa do jacobiano é tal que, dada uma pequena variação da posição do extremo, é possível calcular a variação nas coordenadas articulares: Em geral, não existe a inversa do jacobiano, mas sim uma inversa generalizada B, que cumpre alguma das condições de Moore-Penrose: Se B cumpre todas as quatro condições, é dita pseudo-inversa, e é única: Achar a inversa generalizada é um processo lento e que não lida adequadamente com singularidades.

Cinemática inversa (9/9) Transposta do jacobiano: Em lugar de utilizar a pseudo-inversa do jacobiano, pode-se utilizar a transposta: É muito mais barato e ainda por cima evita problemas com singularidades. Esta aproximação é motivada por considerações físicas (“trabalho virtual”). Para resolver certos problemas de escala, pode-se introduzir um fator de escala h, e iterar até atingir a convergência:

Referências Cinemática Inversa: Fast Numerical Methods for Inverse Kinematics, Bill Baxter Cinemática del robot, Amador Matrizes em geral: Matrix Computations, Gene H. Golub & Charles F. Van Loan