Introdução à Computação Gráfica Colorização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Projeto de PG Thiago Augusto Souza do Nascimento.
Advertisements

REFRAÇÃO DA LUZ.
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
DCA-0114 Computação Gráfica
Dispositivos de Visualização e Rasterização
Modelos de ILuminação Alex F. V. Machado.
Prof.: Raphael Carvalho
Mapeamento de Texturas e Visualização de Terreno
O que é Iluminação? Fenômeno físico resultante da interação de fótons com uma superfícieFenômeno físico resultante da interação de fótons com uma superfície.
Transformações Geométricas em C.G.
Iluminação e Sombreamento
24T12 – Sala 3F5 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227
Reflexão de uma superfície
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Iluminação e Shading
A terceira dimensão.
Computação Gráfica: Aula8: Iluminação
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Ray Tracing.
PSI-2652: Processamento, Síntese e Análise de Imagens II Rodrigo Debczynski Fernandes – n°USP Prof. Marcio Lobo.
Visão Computacional Imagem: Reflexão
Técnicas para algoritmos de superfície visível eficientes (Techniques for efficient visible-surface algorithms) Fabio Utzig Rodrigo Senger.
Visible-Surface Ray Tracing
Iluminação e FotoRealismo: R adiosidade Luís Paulo Peixoto dos Santos
BI-DIRECTIONAL PATH TRACING
Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade
An Improved Illumination Model for Shaded Display
Iluminação e FotoRealismo: Ray Tracing Distribuído Luís Paulo Peixoto dos Santos
Computação Gráfica Iluminação.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Cap Imagens Formação de imagens por reflexão:
Visibilidade em Computação Gráfica
Modelos de reflexão Trabalho 1 Pablo Bioni.
Ray Tracing Patrícia Cordeiro Pereira Pampanelli
Visão Computacional Shape from Shading
Ray Tracing Felipe Baldino Moreira Fundamentos de Computação Gráfica
Estimação da direção de múltiplas fontes de luz Baseado no artigo Estimation of Illuminant Direction and Intensity of Multiple Light Sources, de W. Zhou.
Visão Computacional Formação da Imagem
Colégio Ari de Sá Cavalcante
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Stochastic Supersampling e Distributed Ray Tracing
Iluminação e Sombreamento
Ray Tracing Anderson Tavares Bacharelado em Ciência da Computação
Fontes primárias As fontes primárias são aquelas que possuem luz própria. São chamadas também de corpos luminosos.
Computação Gráfica - Amostragem
1 Iluminação Global Rodrigo de Toledo UFRJ, CG1,
Propagação da luz em um meio Reflexão Refração Modelos de fonte de luz
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
Computação Gráfica – Visibilidade Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
ÓPTICA.
Ray Tracing Estocástico e Distribuido Aruquia Barbosa.
Computação Gráfica - Amostragem Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti
Computação Gráfica - Amostragem Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
A animação.
Apresentação 2 Aumento do realismo : texturas e sombras, evolução dos modelos de reflexões locais.
PEE 5789 Conceitos Avançados de Síntese de Imagens AULA 02 Modelos Locais de Iluminação Marcio.
PSI 5789 Conceitos Avançados de Síntese de Imagens Marcio Lobo Netto LSI - PEE - EPUSP Universidade.
Ray Tracing Autor: Osvaldo Ramos Tsan Hu Orientador: Prof. Marcio Lobo.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Rendering Por Adinan Aguiar.
Introdução à Computação Gráfica Iluminação
Introdução à Computação Gráfica Rasterização
Introdução à Computação Gráfica Ray Tracing Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Computação Gráfica Colorização Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Colorização A função de iluminação produz valores de cor para qualquer ponto de uma superfície no espaço da cena. Durante o processo de rasterização, as cores dos pixels devem ser determinadas a partir da projeção dos objetos da cena sobre a tela virtual.

Tipos de Colorização O processo de colorização interpola os valores da função de colorização nos vértices dos polígonos para os pixels no interior do polígono. Aumenta a velocidade de renderização. Assim, existem três tipos principais de colorização: Constante (flat) Gouraud Phong

Colorização Constante Assume que: A fonte de luz está no infinito. Cada polígono possui uma cor constante, dada pela sua normal. Extremamente rápida, mas produz imagens facetadas, pois a transição de um polígono para outro adjacente, é marcante.

Colorização de Gouraud Em geral, um modelo B-rep é apenas uma aproximação poligonal de um objeto. Supõem que cada vértice do modelo possui uma normal associada. Intensidades nos vértices são interpoladas. O que acontece com os highlights de Phong? Despreza a variação da normal no interior dos polígonos. Silhueta ainda parece estar linearizada.

Interpolação Poligonal Il Ir Ip

Colorização de Phong Interpola as normais nos vértices. A função de iluminação deve ser avaliada para cada pixel. Transformações perspectiva não preservam ângulos. Logo, a função de iluminação deve ser avaliada no espaço da cena ou num espaço isométrico a ele. Usa-se a inversa da transformação de visualização para voltar ao espaço da cena.

Sem Iluminação

Flat Shading

Interpolação de Gouraud

Interpolação de Phong – Por pixel

Estimando Normais As normais nos vértices podem ser estimadas acumulando-se as normais de todos os polígonos incidentes em cada vértice. A circulação dos polígonos deve ser consistente.

Interpolação Image courtesy of Watt & Watt, Advanced Animation and Rendering Techniques

Considerações Finais Interpolação poligonal só independe da orientação do polígono para o caso de triângulos. Depende da orientação do polígono em relação à linha de varredura. Cria efeitos indesejáveis em animações. Rasterização é executada no espaço normalizado, após a transformação perspectiva. Incrementos entre linhas de varredura consecutivas são considerados constantes na interpolação poligonal. Na realidade, eles aumentam na direção Z, quando caminha-se na direção do centro de projeção.

Traçadores de Raios Executam de forma integrada, a projeção, visibilidade, iluminação e rasterização. Integram o fluxo de energia ao longo de um número finito de raios. Produzem imagens bastante realistas, se forem implementados de forma distribuída. Utiliza super-amostragem, com distribuição aleatória, para diminuir aliasing.

Parece Real?

Princípio Básico

Problemas com o Ray-tracing 1 1/8 1/64 1/2 1/16 1/32 1/4 A)

Reflexão Difusa

Ray Tracing Recursivo Raio de visibilidade Raio de detecção de sombra Raio refletido Raio refratado

Exemplos Criados com o Yafaray (Blender)

Reflexão

Iluminação Exterior

Iluminação Interior

Transparência

Objeto Fosco