 Renova o regionalismo e eleva a qualidade literária de nossa literatura.  Estréia oficialmente na literatura com o livro Sagarana – 1946  Romances,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
4º B - GABRIEL PENIDO “Deus estava criando várias coisas e uma dessas coisas são os animais aquáticos, por exemplo, água-viva, baleia, piranha, foca, etc.”
Advertisements

JOÃO GUIMARÃES ROSA.
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Uma declaração de amor à você...
Venha comigo a uma sala de aula do terceiro ano...
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Em busca da ovelha perdida. Jo
CAMPANHA DE JEJUM DAS PROMESSAS - ISAQUE
PECADO ! O QUE É O PECADO?.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Uma oração para você Devolva-me após ler, tá?
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
DEUS EXISTE E ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
A nossa oração é pública e universal
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
COMO AÇUCAR.
Eu sei Com Jean Gabin Do original Quando eu era garoto, de 3 palmos de altura, eu falava bem alto para ser um homem...
Onde Deus Quer que Eu Esteja
UMA CARTA DE AMOR....
O que levou você a ligar para o Disque Denúncia? O que levou você a ligar para o Disque Denúncia?
A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações.
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
Onde Deus Quer que Eu Esteja
Ah! Se ao menos me fosse dado ser nada!”
Jesus é a VIDA João
Série ANIMADOS.
Um dia, o Rei Salomão pediu a Deus em oração que lhe desse humildade e sabedoria para poder discernir o bem do mal. Em sonho, o Senhor lhe disse que atenderia.
A visita.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Olhai os Lírios dos Campos
Olhai os Lírios dos Campos "Preciso de óleo" disse um monge. Então plantou uma muda de oliveira.
Slides/automáticos...aguarde
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
AÇÚCAR.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
A c u c a r By Jorge Corrêa.
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
Estudo para reunião de célula
Jesus é a VIDA João
JOÃO GUIMARÃES ROSA FEITICEIRO DAS PALAVRAS, CABOCLO UNIVERSAL
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
PONTO G Martha Medeiros.
Rolagem Automática ligue o som
Açúcar.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
O Monge e a Oliveira.
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
NOVA EBD LIÇÃO 7.
  SE ALGUÉM PERGUNTAR QUEM SOU... Desconheço a autoria ZzCouto.
Onde Deus Quer que Eu Esteja. Eu ouvi a história de um trabalhador que nunca conhecerei, mas sei que Deus queria que eu soubesse dessa história!
Os oito passos da rainha Ester para a vitória
A FELICIDADE...
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
NOSSA HISTÓRIA DE AMOR QUANDO ME LEMBRO SINTO AQUELE SABOR TEUS OLHOS ENCONTRANDO OS MEUS TODO EU, QUERENDO SER SEU OLHA SÓ O QUE DEUS PLANEJOU NA INFÂNCIA.
Provérbios de Salomão, capítulo 8
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Apresentam. Apresentam DESABAFO DE UM BOM MARIDO.
Você sabia que estou em todas as religiões? E que a sua é a melhor para você neste momento e assim também ocorre com todos? Tem muitos caminhos até.
A árvore que floresce no Inverno Rubem Alves.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
NOVO, TUDO NOVO, RENOVADO, O ESPÍRITO DE DEUS ME RENOVOU. TUDO NOVO, RENOVADO. NOVO, TUDO NOVO, RENOVADO, SEGURANÇA EU ENCONTREI NO MEU SENHOR. TUDO NOVO,
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
Ligue o som Transição automática. Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa.
Transcrição da apresentação:

 Renova o regionalismo e eleva a qualidade literária de nossa literatura.  Estréia oficialmente na literatura com o livro Sagarana – 1946  Romances, novelas e contos  Originalidade na linguagem, na técnica narrativa  Grande Sertão : veredas – 1956  Problemática da linguagem regionalista: como empregar?

 Guimarães recria a fala do sertanejo nos níveis vocabular, sintaxe e melodia. ( língua falada)  Foco narrativo em 1ª pessoa, discurso direto e discurso indireto livre  Recria a língua portuguesa

 Aproveitamento de termos em desuso  Criação de neologismo  Emprego de palavras tomadas de empréstimo a outras línguas  Exploração de novas estruturas sintáticas

 Prosa poética  Ritmo  Aliterações  Metáforas  Imagens

 Transpor os limites do regional alcançando a dimensão universal  Preocupações do “homem sertanejo” na obra de Guimarães  O bem e o mal  Deus e o diabo  Amor  Violência  Morte  Traição  O sentido e o aprendizado da vida  Descoberta infantil do mundo

 Explico ao senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem — ou é o homem arruinado, ou o homem dos avessos. Solto, por si, cidadão, é que não tem diabo nenhum. Nenhum! — é o que digo. O senhor aprova? Me declare tudo, franco — é alta mercê que me faz: e pedir posso, encarecido. Este caso — por estúrdio que me vejam — é de minha certa importância. Tomara não fosse... Mas, não diga que o senhor, assisado e instruído, que acredita na pessoa dele?! Não? Lhe agradeço! Sua alta opinião compõe minha valia. Já sabia, esperava por ela — já o campo! Ah, a gente, na velhice, carece de ter uma aragem de descanso. Lhe agradeço. Tem diabo nenhum. Nem espírito. Nunca vi. Alguém devia de ver, então era eu mesmo, este vosso servidor. Fosse lhe contar... Bem, o diabo regula seu estado preto, nas criaturas, nas mulheres, nos homens. Até: nas crianças — eu digo. Pois não é o ditado: “menino — trem do diabo”? E nos usos, nas plantas, nas águas, na terra, no vento... Estrumes... O diabo na rua, no meio do redemunho... (Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas.)