HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã
ANDEBOL.
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
Regras do Jogo de Andebol em Cadeiras de Rodas
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
Handebol Prof.Leandro.
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL.
Futsal E. E. E. F. Rui Barbosa Nome:Carlos Alberto Meggiolaro Júnior
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO.
Reunião AAFSM 05Jan Nordeste. Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por.
FUTSAL.
Nomes: Bruno Becker, Isabela, Jordana, Natalia. Turma:881
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
HANDEBOL Profº.: Jairon Rafael.
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
Handebol Regras básicas
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Basquete.
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Regras Básicas do Voleibol
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
Regras de jogo de Andebol
Pedro trigo araújo Futebol.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
Profª. Maria Helena Carvalho
Profª. Maria Helena Carvalho
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
HANDEBOL HISTORIA O período da primeira Grande Guerra (1915 a 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando o Prof. de ginástica Berlinense.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
Princípios e Fundamentos Técnicos.
Handebol Cezar Tchaikovski.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
O esporte é Handebol? Fone:
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Trabalho de Educação Física
Conteúdo de prova – 5ª etapa 4º ano Fundamental
Voleibol.
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
Lançamentos e Arremessos
Fundamentos do Voleibol
FUTSAL.
 Introdução  Técnicas de drible  Tipos de drible  Faltas  As principais faltas  Livres  Livre de 7 metros  Execução do livre de 7 metros  Livre.
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI REGRAS BÁSICAS

HISTÓRIA O handebol começou a ser desenvolvido na Europa por volta de 1920, motivo pelo qual os europeus são mestres neste esporte. O aparecimento do handebol em olimpíadas foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, quatro anos mais tarde o handebol feminino também passou a fazer parte dos jogos olímpicos.

QUADRA DE HANDEBOL

NÚMERO DE JOGADORES O Handebol é composto de doze jogadores: 7 titulares 5 reservas

POSIÇÕES DOS JOGADORES Goleiro: Tem a função de defender e pode jogar como um jogador de quadra; Ponta-esquerda: Joga bem no canto esquerdo da quadra tem como característica a velocidade; Meia-esquerda: Joga entre o ponta esquerda e o armador, geralmente tem um forte arremesso e bons fundamentos; Armador-central: Responsável por armar e chamar as jogadas de ataque;

POSIÇÕES DOS JOGADORES Meia-direita: Assim como o meia esquerda porém do lado direito; Ponta-direita: Joga na ponta direita da quadra, jogador de velocidade; Pivô: Joga infiltrado na defesa adversária fazendo bloqueios e recebendo bolas para o arremesso.

POSIÇÕES DOS JOGADORES

PRINCIPAIS REGRAS GOLEIRO: O goleiro é o único jogador que pode se deslocar em qualquer local da quadra; é o único que pode utilizar os pés, desde que dentro de sua área, para a defesa da bola. Fora da sua área deve jogar como qualquer jogador de quadra. GOL: Somente será considerado gol quando a bola for lançada para o gol e ultrapassar totalmente a linha de gol, por dentro da baliza.

PRINCIPAIS REGRAS ÁREA DO GOL: Fica entre a linha de fundo e a linha dos 6 metros. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol; O jogador que penetrar nesta área será punido com um tiro livre; O jogador que tiver invadido esta área depois de ter arremessado em gol, não sofrerá punição, desde que esta ação não resulte em prejuízo para o adversário.

MANEJO DA BOLA É permitido no manejo da bola: lançar, bater,empurrar,socar,parar e pegar a bola de qualquer maneira, desde que com a ajuda das mãos, braços, tronco, cabeça, coxas e joelhos; Segurar a bola por no máximo três segundos, mesmo ela estando no chão; Fazer o máximo de três passos com a bola na mão; É proibido utilizar os pés na bola.

TIRO DE META É ordenado quando, antes de ultrapassar a linha de fundo a bola tenha tocado por último em um jogador da equipe atacante ou no goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol. Deverá ser cobrado dentro da área do goleiro, e somente ele poderá colocar a bola em jogo.

ESCANTEIO É ordenado quando a bola ultrapassar a linha de fundo tendo tocado por último em um jogador da defesa (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é cobrado no ponto de inserção da linha de fundo e linha lateral, do lado em que saiu a bola.

TIRO DE LATERAL O tiro de lateral é ordenado quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral; A cobrança deve ser realizada pela equipe contrária a que tocou por último na bola com um dos pés em cima da linha lateral e o outro fora da quadra; caso isso seja desrespeitado o árbitro pode mandar repetir a cobrança ou aplicar a reversão, dando o direito de cobrança a equipe adversária.

TIRO DE 7 METROS Este tiro é ordenado em caso de faltas graves sobre o adversário; No momento da cobrança os jogadores da defesa e do ataque deverão se posicionar atrás da linha dos 9 metros (tiro livre); O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo na linha de 7 metros, não podendo invadi-la ou mover este pé.

TIRO LIVRE É ordenado tiro livre nos seguintes casos: Entrada ou saída irregular de um jogador; Mau comportamento; Faltas cometidas na área do gol; Lançamento intencional para a sua área do gol; Execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7 metros; Conduta antidesportiva.

BOLA AO CHÃO É marcada quando, mantida a bola na quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: Faltas simultâneas de jogadores das duas equipes; Interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração as regras.

EXECUÇÃO DOS TIROS Antes da execução de todos os tiros a bola deverá estar pousada na mão do cobrador e todos os demais jogadores deverão tomar a posição regulamentar (3 metros para os adversários). Apenas o cobrador poderá tocar na bola e este não deverá ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e dar a reversão da jogada.

COMPORTAMENTO PARA COM O ADVERSÁRIO É permitido: Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola; Tirar a bola das mãos do adversário com as mãos abertas, não importando de que lado; Bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido: Arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos; Bater com o punho na bola que o mesmo tenha nas mãos.

DURAÇÃO DA PARTIDA Uma partida é constituída por dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo; Durante o jogo cada equipe pode fazer cinco substituições; As substituições são feitas na área de substituições e sem a interrupção do jogo.

PUNIÇÕES As punições são bastante rígidas e variam desde a advertência com cartão amarelo até a desqualificação do jogador com o cartão vermelho. Cartão amarelo: Serve como advertência ao jogador, em geral é usado em reclamações e algumas faltas; Dois minutos: O jogador que receber esta punição tem que ficar fora do jogo por dois minutos, e o time fica este tempo com um jogador a menos;

PUNIÇÕES Dois minutos: Esta punição é dada a faltas violentas e a substituições incorretas. O jogador também recebe dois minutos se receber o segundo amarelo, caso o time tenha dois amarelos coletivos o próximo cartão será substituído por um dois minutos; Cartão vermelho: O jogador que receber um cartão vermelho deverá se retirar da quadra, inclusive do banco de reservas e não pode mais voltar à mesma. O time fica com um jogador a menos por dois minutos podendo após este tempo completar com outro jogador.

VAGA PARA PAN-2007 BRASIL X REPÚBLICA DOMINICANA = 46X13

PANAMERICANO RIO/2007 BRASIL X MÉXICO = 38X15

PANAMERICANO RIO/2007

PANAMERICANO RIO/2007 BRASIL X CUBA = 35X26