Como aumentar a produção ou começar a produzir pesquisa? Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Encontro com professores
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UTFPR Versão nov/2006 – COEPP/COUNI.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Moderadora: Marilza Vieira Cunha Rudge Pró-Reitora de Pós-graduação - UNESP Estratégias para a obtenção da excelência na Pós-graduação MESA REDONDA.
Seminário SANTA CATARINA 2015
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Por quê montar uma Pós-Graduação Lato Sensu?
Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Vantagens em realizar Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Como montar projetos com entidades externas
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Cadastro de Projetos de Pesquisa e submissão de Propostas a Editais Cadastro de Projetos de Pesquisa e submissão.
A pesquisa como propulsora social dos estudantes: papel no IFES Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Grupo 3 Relatório Final.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
MULTIMETODOLOGIA VISANDO AÇÕES PARA INCREMENTAR O INTERESSE PELA CARREIRA TÉCNICA PELOS GRADUANDOS DO ITA Mauricio Díaz Jurado – Mischel.
experiências INESQUECÍVEIS!
Plano de Negócio Elber Sales.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Prêmios Santander Universidades
Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho
PLENÁRIA FINAL.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva.
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INDIGENA XV SEMINARIO DE FORMAÇÃO SUPERIOR INDIGENA DE RORAIMA Boa Vista, 26 de outubro de GT – 06: Pós-Graduação.
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Tipo de leitor (n=248). FREQUÊNCIA DE LEITURA POR TIPO DE LEITOR.
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS ALUNO: IGOR SULAIMAN.
Projeto Técnico do Centro de Apoio Local à Extensão Universitária Responsáveis: Mariângela Spotti Lopes Fujita 1 Marcelo Fernandes de Oliveira 2 Daniel.
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Pequenas Ações Podem Mudar o Mundo
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
Diagnóstico das Instituições ligadas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de C.I.& D.T. Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

Como aumentar a produção ou começar a produzir pesquisa? Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Nos importantes laboratórios das universidades que você conhece, existe apenas uma pessoa trabalhando? A maioria destes laboratórios ou grupos sobrevivem exclusivamente de dinheiro do governo? É possível que pessoas isoladas consigam grandes investimentos em agências de fomento? Temos espaço hoje para todos pesquisarmos o que bem entendermos sempre? Mesmo em grandes universidades, não é comum haver sempre Centros de Referência? Há como ter apoio político atuando sozinho ou em grupos não alinhados a nada na instituição? Poucas questões para reflexão

Na PRPPG, durante as reuniões nos campi, ouvimos por vezes que as pessoas que querem pesquisar não possuem(em todo ou parte): A - TempoB - DinheiroC - InfraestruturaD - LaboratórioE - Apoio políticoF - CapacitaçãoG - PessoalH - Experiência em pesquisa

Porém usualmente observamos que pessoas que querem fazer pesquisa poderiam providenciar ações diversas, como: 1 - Montar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação 2 - Projetos guarda-chuva que incorporem outros pesquisadores 3 - Inserir planos de trabalho ou adotar planos de trabalho em projetos existentes 4 - Solicitar Dinter e Minter pelo campus 5 - Conhecer organizações locais (privadas ou públicas) para entender seus problemas 6 - Solicitar bolsas Pibic, Pibiti, Pibic Jr, etc7 - Participar de editais públicos 8 - Visitar outros laboratórios do Ifes e fora do Ifes para compartilhar recursos e editais 9 - Participar do comitê de pesquisa e da Câmara de Pesquisa10 - Abrir lato-sensu inter-campi Continua...

Continuação Fazer plano de trabalho com alunos de graduação11 - Fazer plano de trabalho com alunos do técnico12 - Cadastro dos laboratórios, pesquisadores, projetos, Interagir com Fundação14 - Procurar verticalizar ao invés de dissipar15 - Trabalhar juntos para criar projetos maiores16 Fazer seminários no campus17 - Participar de grupos de pesquisa18 – Criar grupos de pesquisa19 - Criar projetos inter-campi e inter-intituições20 - Participar de cursos promovidos pela PRPPG21- Solicitar cursos à PRPPG e à CDP

Mas as pessoas fazem isso sempre? Elas possuem ajuda para iniciar a fazer pesquisa? Elas tem noção do que é possível fazer para sair da inércia inicial? Como podemos ajudar nisso?

O que os pesquisadores podem fazer para conseguir mais A - Tempo Montar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação Projetos guarda-chuva que incorporem outros pesquisadores Inserir planos de trabalho ou adotar planos de trabalho em projetos existentes Abrir lato-sensu inter-campi Fazer plano de trabalho com alunos de graduação Fazer plano de trabalho com alunos do técnico Cadastro dos laboratórios, pesquisadores, projetos,... Procurar verticalizar ao invés de dissipar Trabalhar juntos para criar projetos maiores Fazer seminários no campus Participar de grupos de pesquisa Criar projetos inter-campi e inter-intituições Participar de cursos promovidos pela PRPPG Solicitar cursos à PRPPG e à CDP

O que os pesquisadores podem fazer para conseguir mais B - Dinheiro Montar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação Solicitar bolsas Pibic, Pibiti, Pibic Jr, etc Participar de editais públicos Participar do comitê de pesquisa e da Câmara de Pesquisa Abrir lato-sensu inter-campi = divulgação Cadastro dos laboratórios, pesquisadores, projetos = divulgação Interagir com Fundação Trabalhar juntos para criar projetos maiores

C - Infraestrutura Montar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação Projetos guarda-chuva que incorporem outros pesquisadores para conseguir melhores equipamentos Inserir planos de trabalho ou adotar planos de trabalho em projetos existentes Participar de editais públicos Visitar outros laboratórios do Ifes e fora do Ifes para compartilhar recursos e editais Cadastro dos laboratórios, pesquisadores, projetos, para descobrir o que temos Interagir com Fundação O que os pesquisadores podem fazer para conseguir mais

E – Apoio político A ideia básica aqui é que, em grupo e demonstrando produtividade, conseguimos apoio político. Dissipados não temos força. Montar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação Projetos guarda-chuva que incorporem outros pesquisadores Inserir planos de trabalho ou adotar planos de trabalho em projetos existentes Conhecer organizações locais (privadas ou públicas) para entender seus problemas Solicitar bolsas Pibic, Pibiti, Pibic Jr, etc Participar do comitê de pesquisa e da Câmara de Pesquisa Procurar verticalizar ao invés de dissipar Trabalhar juntos para criar projetos maiores Fazer seminários no campus Participar de grupos de pesquisa Criar grupos de pesquisa O que os pesquisadores podem fazer para conseguir mais

F – Capacitação Vamos aproveitar a experiência de colegas produtivos e que precisam de ajuda em seus projetos!!! Montar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação em conjunto Projetos guarda-chuva que incorporem outros pesquisadores Inserir planos de trabalho ou adotar planos de trabalho em projetos existentes Solicitar Dinter e Minter pelo campus Visitar outros laboratórios do Ifes e fora do Ifes para compartilhar recursos e editais Abrir lato-sensu inter-campi Procurar verticalizar ao invés de dissipar Trabalhar juntos para criar projetos maiores Fazer seminários no campus Participar de grupos de pesquisa Criar projetos inter-campi e inter-intituições Participar de cursos promovidos pela PRPPG Solicitar cursos à PRPPG e à CDP Criar grupos de pesquisa O que os pesquisadores podem fazer para conseguir mais

G – Pessoal Ninguém consegue fazer grandes projetos sozinhos e ninguém tem tempo integral para pesquisa!!! Montar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação em conjunto Projetos guarda-chuva que incorporem outros pesquisadores Inserir planos de trabalho ou adotar planos de trabalho em projetos existentes Visitar outros laboratórios do Ifes e fora do Ifes para compartilhar recursos e editais Abrir lato-sensu inter-campi Fazer plano de trabalho com alunos de graduação Fazer plano de trabalho com alunos do técnico Interagir com Fundação Procurar verticalizar ao invés de dissipar Trabalhar juntos para criar projetos maiores Participar de grupos de pesquisa Criar projetos inter-campi e inter-intituições Criar grupos de pesquisa O que os pesquisadores podem fazer para conseguir mais

H – Experiência em Pesquisa Só é possível experiência fazendo pesquisa e aprendendo com quem faz!!! Montar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação em conjunto Inserir planos de trabalho ou adotar planos de trabalho em projetos existentes Solicitar Dinter e Minter pelo campus Visitar outros laboratórios do Ifes e fora do Ifes para compartilhar recursos e editais Abrir lato-sensu inter-campi Fazer plano de trabalho com alunos de graduação Fazer plano de trabalho com alunos do técnico Cadastro dos laboratórios, pesquisadores, projetos,... Procurar verticalizar ao invés de dissipar Trabalhar juntos para criar projetos maiores Fazer seminários no campus Participar de grupos de pesquisa Criar projetos inter-campi e inter-intituições Participar de cursos promovidos pela PRPPG Solicitar cursos à PRPPG e à CDP Criar grupos de pesquisa O que os pesquisadores podem fazer para conseguir mais