Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Webdesigning em 30 minutos Bruno Afonso 2 Setembro 2005 Comunicar Ciência 2005.
Advertisements

Sistema EditNet Para construir e atualizar os conteúdos de sites ou portais na Internet, de maneira ágil e fácil. Você no controle de seu site.
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Prof. João Victor Oliveira
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA MOODLE PARA TODOS Seminario Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Trabalho GQSI “GED” Gerenciamento Eletrônico de Documentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Usando blogs para educar
Sistema Web para Departamentos
O que é ? Subversion (ou svn) é um sistema de controle de versão criado para substituir o CVS. Ele permite que você recupere versões antigas de seus arquivos,
WARE SECURITY SYSTEM.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – Site da Eletronorte
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Proposta – Criação e implantação do site
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Internet é definida como diversas redes de computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias,
Semana 1 Conceitos Básicos e Infra-estrutura
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Gerenciando Web Sites com CMS WordPress. Prof. Renan Cavichi Formação: Bacharelado em Sistemas de Informação Bacharelado em Ciências da Computação Técnico.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
O Uso Pedagógico do Blog
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A MadeinWeb nasceu no ano de 2000, com o objetivo de promover soluções inteligentes voltadas exclusivamente para Internet.
Drupal Apresentação para usuários Keynes Masayoshi Kanno Analista de Tecnologia da Informação da DIRPD 18/02/2010.
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Curso de Editoração Eletrônica por meio de Seminários São José dos Campos – 28 de junho de 2007.
O NoAr é um gerenciador de conteúdos que permite que as empresas insiram em seus sites qualquer tipo de material, como textos, artigos, gráficos,
Treinamento para Professores
Capacitação da ferramenta:
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
JOOMLA JOOMLA Rui Louraço.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Introdução à Informática Assunto: Wordpress Professor: André Moraes Aluno: Bruna Lais Zuge Pelotas,
Projeto de Rede Social para Músicos. Daniela Pires Francisco Cruz Thiago Gusmão Vinicius Macedo Consultoria e Tecnologia Web – CTW 05.
INTERNET BÁSICA.
Tópico 2 do plano de ensino
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
Mobile Catalog Gerenciador de conteúdo web e mobile 2009.
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010
Criando Temas para WordPress Eric Teixeira. O que é o WordPress? O WordPress é o CMS (Content Management System) mais utilizado no mundo e o melhor, ele.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
SGC- Sistemas gerenciadores de Conteúdo
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
1 O Monitoria Somos um grupo de profissionais cujo objetivo é promover o ensino a distância em nossa nação. Estamos inseridos no contexto da economia do.
 CMS são as siglas de Content Management System, que se traduz diretamente ao português como Sistema de Gerenciamento de Conteúdos. Como seu próprio.
TÍTULO DO SEU TRABALHO TODO CONTEÚDO DESTE BANNER É APENAS UM EXEMPLO Exemplo de integrantes: de Oliveira, Thiago Locatelli Candido1*; Riegel, Ivo M.2*;
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Curso de Programador de Sistemas Disciplina: Utilização de Frameworks Prof. Alaelson Jatobá Aula 2 29 de novembro de 2012.
Departamento de Tecnologia da Informação. Curiosidades; O que é o Joomla? Principais características; Tipos de portais; Fluxo de trabalho – workflow;
XOOPS Samuel Redekop Thiago Meger de Mello. O que é XOOPS? XOOPS ou eXtensible Object Oriented Portal System é um gerenciador de conteúdo que tem a licença.
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend). O Joomla  Forma de acesso:  Endereço do site (frontend)  Endereço de administração do site.
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)
NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE OBJETIVOS -NAVEGAR PELA INTERNET COM O SOFTWARE LIVRE DE NAVEGAÇÃO, ICEWEASEL, PREVENINDO-SE DE RISCOS.
Tecnologias Emergentes Prof. Anderson M. Fernanes Mestrando em Informática - UTFPR.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Thiago Fernandes Lins de Medeiros Programa de Educação Tutorial Ciência da Computação – PET.Com - UFPB

Índice Introdução O que é CMS? Vantagens Desvantagens Exemplos Casos Reais Conclusão Referências

Introdução A Internet vem se tornando um meio de comunicação cada vez mais indispensável. Web 2.0 - Necessidade de sites mais interativos e atualizados diariamente. Possível apenas com a utilização de sites dinâmicos.

Introdução Normalmente, teríamos uma equipe de designers e de programadores para o desenvolvimento de um site desse porte. Dependência de um webmaster para a atualização.

Introdução Limitações desse modelo: Administração do site fica ligada a um computador específico (senhas de FTP, licenças de uso de programas, etc) Modificações acidentais podem resultar em links quebrados, problemas de formatação, alterações no design e até mesmo a indisponibilidade do site inteiro. Com o tempo, as páginas criadas ficam “perdidas”.

Introdução Fazendo uma analogia à construção civil, é como se fizéssemos um “puxadinho” sempre que quiséssemos ampliar a casa. Solução: CMS (Content Management System)

O que é CMS? CMS (Content Management System) é um sistema de gerenciamento de conteúdo, cujo objetivo é exatamente o de estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação.

O que é CMS? Um CMS faz tudo isso!?? Deve ser muito complexo então. Aposto que é muito mais complicado trabalhar com uma “coisa” dessa.

O que é CMS? Depois de instalado, um CMS oferece ferramentas simples que podem ser acessadas de qualquer navegador, permitindo realizar todo o processo de gerência, desde a criação até o arquivamento de conteúdo.

Vantagens A habilidade necessária para trabalhar com um CMS não vai muito além dos conhecimentos necessários para editar um texto no Word Estruturação do processo de autoria Toda a equipe poderá contribuir, cada um na sua área de atuação e conhecimento Diminuição do tempo necessário para a criação de novas páginas e atualizações das já publicadas

Vantagens Maior flexibilidade Maior segurança Para acrescentar ou editar conteúdos de forma descentralizada e em qualquer lugar Maior segurança Gerenciamento de versão dos conteúdos Diminuição dos custos de manutenção

Vantagens Modularização NÚCLEO FÓRUM CALENDÁRIO ÁLBUM DE FOTOS API para criação de módulos é bem flexível e prática, possibilitando a integração de funcionalidades sem interferência no núcleo do sistema NÚCLEO FÓRUM CALENDÁRIO ÁLBUM DE FOTOS

Vantagens Software Livre Elimina custos com licença de uso e garantem acesso ao código fonte Alto ganho de produtividade e baixo custo de desenvolvimento

Desvantagens Como em todo framework, trabalhar com um “modelo” pré-concebido implica em aceitar algumas características, restrições ou limitações desse “modelo”. A aparência do site, apesar da relativa facilidade da customização, também fica de certa forma limitada pelo sistema de templates do CMS.

Desvantagens Necessidade de aprendizagem Requer um certo tempo de estudo e análise para um perfeito entendimento e aproveitamento de todas as suas funcionalidades

Exemplos Portais Intranet/Sites Corporativos Sites Multimídia Wordpress – Blogs / Sites pessoais Drupal Joomla Plone Xoops Moodle – Educação Virtual ZenCart – Comércio Eletrônico Portais Intranet/Sites Corporativos Sites Multimídia Redes Sociais

Casos Reais www.pet.di.ufpb.br - Drupal http://www.mtv.co.uk/ - Drupal http://www.ead.ufpb.br/ - Moodle http://research.yahoo.com/ - Drupal http://blog.us.playstation.com/ - Wordpress http://www.opensourcecms.com/

Conclusão Sistemas CMS permitem que um website ou portal razoavelmente complexo seja criado com uma rapidez e baixo custo impossíveis de serem obtidos através do desenvolvimento tradicional, partindo “do zero” Permitem que usuários leigos em webdesign possam contribuir com conteúdo diretamente sem precisar de intermediários

Referências http://www.opensourcecms.com/ http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/06/08/o-que-e-cms-e-porque-voce-precisa-de-um/ http://en.wikipedia.org/wiki/Content_management_system http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/08/31/joomla-e-opcao-de-cms-que-vem-crescendo-rapidamente/ http://outrolado.com.br/Artigos/o_que_e_drupal_ Obs: Todos os links foram acessados em 29/05/08