Microscopia de campo escuro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Microscopia de contraste diferencial de fase
Advertisements

Microscopia de contraste de fase
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
Métodos de estudo em microscopia de luz e eletrônica
Ciências – Colégio MV Profª Adriana
Capítulo 35 - Interferência
Capitulo 35 Imagens.
Análise de Histograma para segmentação de fundo de imagens
O que você deve saber sobre
PSI-2652: Processamento, Síntese e Análise de Imagens II Rodrigo Debczynski Fernandes – n°USP Prof. Marcio Lobo.
Introdução à Óptica Geométrica
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Prof.: Raphael Carvalho
2 Elementos da Percepção Visual
Professores: Hélio Gopfert Jorge Martire
Regras para Construção de Imagens:
Óptica Geométrica Samuel Saviski.
LUZ PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
Física 1203 – aula 1 a 3 (ap. 1 pág. 62) Óptica geométrica: conceitos iniciais 1. Natureza da luz: dualidade onda partícula 2. A velocidade da luz no vácuo:
2 Elementos da Percepção Visual
Prof. Leandro da Silva Taddeo
Leis da Reflexão.
ESPELHOS ESFÉRICOS (Aulas 13 e 14) Física B
Física B – Aulas 19 e 20 Dioptro Plano
Fontes de luz: corpos que emitem luz. Podem ser:
Cap Imagens Formação de imagens por reflexão:
Reflexão da Luz Espelhos planos fge o semestre 2007.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA Prof. Fred Moura.
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
Microscopia Aplicada a Polímeros
Espalhamento de luz Determinação de M W, R g, A 2 e forma da partícula.
Fundamentos de Óptica Geométrica
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
REFRAÇÃO DA LUZ  É o fenômeno que ocorre quando a luz tem a sua velocidade alterada. AR ÀGUA LUZ Há um desvio Professor André.
Parte IV- Alinhamento Problemas do desalinhamento
RELEXÃO TOTAL Luciano.
Noções de Histologia Profº. Rodrigo Corrêa.
Percepção PPB Aula.
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
Fenômenos luminosos ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. ZOIM 16 REFLEXÃO LUMINOSA
Tecnologia da Biologia Celular
REFRAÇÃO DA LUZ.
Prof. Christian de Pinho Ramos
Lentes e Aberturas Lentes de vidro – comprimento focal fixo
LUZ.
Leis da Reflexão 1ª Lei – O raio refletido pertence ao plano de incidência. 2ª Lei – A medida do ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
Reflexão da luz.
Tipos de Lentes Magnéticas A - Bipartida (configuração típica das lentes objetivas – permite inserir e inclinar as amostras e introduzir aberturas entre.
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
R E F R A Ç Ã O D A L U Z.
Visão Computacional Formação da Imagem Radiometria
Laudo Barbosa (13 de Novembro, 2006)
Introdução Fontes de luz: todos os corpos que emitem luz e podem ser visualizados ou fotografados; Corpos luminosos; Corpos iluminados; Física no cotidiano:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
ÓPTICA.
Professor: Diones Charles
UPC II – Microbiologia Aula prática /2015 Maria José Correia
1. Um aquário esférico de paredes finas é mantido dentro de outro aquário que contém água. Dois raios de luz atravessam esse sistema da maneira mostrada.
IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica.
METALOGRAFIA E MICROESTRUTURAS
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
ÓPTICA GEOMÉTRICA e FORMAÇÃO DE IMAGENS
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
O MICROSCÓPIO.
CONCEITOS Manutenção:
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Microscopia de campo escuro

Campo escuro + filtro vermelho Campo claro Campo escuro

Microscopia de campo escuro Campo escuro: bloqueio dos raios centrais, permitindo apenas iluminação oblíqua na amostra. Luz captada pela objetiva = refração + reflexão fluorescência refração absorção LUZ reflexão

Microscopia de campo escuro Tipo de contraste no campo escuro (iluminação oblíqua) 1) Negativo: amostra é mais clara do que o plano de fundo, que fica escuro. Contraste = (If - Ia) x 100 If

Microscopia de campo escuro Contraste com campo escuro ocular Plano da imagem - Os raios não desviados são obliterados; - Apenas raios desviados são captados pela objetiva. Lente do tubo objetiva Distância focal Raios não desviados amostra Raios desviados condensador

Microscopia de campo escuro O que a técnica de campo escuro faz? 1) Contraste negativo - Bloqueia os raios não desviados centrais, permitindo apenas a passagem de raios desviados num ângulo suficiente para serem captados pela objetiva; - os eventos de refração e reflexão são responsáveis pela produção de raios desviados; - a amostra fica clara sobre um fundo escuro; - cria uma aparência tridimensional da amostra; - a resolução é a mesma do campo claro.

Microscopia de campo escuro Configuração Trabalha-se nos planos da imagem conoscópica objetiva Luz não coletada pela objetiva Luz difratada pela amostra amostra condensador Anel de campo escuro Só entra luz na objetiva se houver material com índice de refração maior que o da água.

Microscopia de campo escuro Com amostra Sem amostra

Microscopia de campo escuro Dados técnicos Acessórios obrigatórios: anel de campo escuro para o condensador; Não há objetivas especiais para esta técnica. OBS: alternativamente, pode-se usar um anel de fase para objetiva de alta AN (100x) com uma objetiva de baixa AN. Campo escuro pode ser usada em luz transmitida e refletida e em estereoscopia.

Microscopia de campo escuro Dados técnicos: fatores que influenciam no tamanho do anel Posição do anel no condensador; AN da objetiva e do condensador; O número de campo da ocular; Aumento da ocular (menor aumento requer anel mais largo); Índice de refração do meio de montagem (maior IR requer anel mais largo).

Microscopia de campo escuro Dados técnicos do anéis Acessórios obrigatórios: opções de anéis de campo escuro.

Microscopia de campo escuro Dados técnicos- como fazer - realiza o alinhamento Koehler; seleciona o anel de campo escuro; movimenta-se o condensador verticalmente até obter o campo escuro e com a amostra brilhante. incorreto correto

Microscopia de campo escuro Técnicas e contraste Amostra Técnica Contraste Transparente Campo claro 2-5% Corada Campo claro 25% Transparente Contraste de fase 15-20% Transparente Contraste diferencial de interferência 15-20% Transparente Campo escuro 60-75% Transparente Fluorescência 60-75%

Microscopia de campo escuro Indicações Objetos muito pequenos, cuja visualização é difícil sobre um fundo claro; Pode permitir a detecção de estruturas muito menores que o poder de resolução do microscópio (ex.: 0.02 mm), mas isto não significa que a técnica aumenta a resolução. - Em combinação com técnica de fluorescência; Exemplos: - bactéria; - organelas celulares, polímeros, cílios, flagelos, microtúbulos, filamentos de actina; partículas de prata e ouro usadas em técnicas de histoquímica.

Microscopia de campo escuro Limitações amostras com muitos pontos de causam espalhamento podem não produzir um contraste adequado; estruturas que causam muito espalhamento podem mascarar outras estruturas mais delicadas que espalham pouca luz.

Microscopia de contraste de fase Imagens

Sal (cloreto de sódio) Raiz de dente humano Preparo por desgaste