O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

ISLÃ.
O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce
O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Os grandes espaços religiosos
A Civilização Árabe.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
1. Panorama Histórico Fim do domínio islâmico na Europa Ocidental – queda de Granada (1492) Fim do avanço islâmico na Europa Oriental – cerco de Viena.
Associação Educativa Evangélica Cursos Superiores de Computação
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
O Fenômeno religioso Islã
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
630 – Retorno a Meca com exército de populações convertidas.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O Império Árabe Localização
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Instituto de educação Tecnológica de Cascais Mundo Actual
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
13 Dhu al-Qidah 1428 (23 Novembro de 2007).
Islamismo.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
O ISLAMISMO.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Uma síntese geral.
MUÇULMANOS.
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
Religiões Abraâmicas.
As Religiões Abraâmicas
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Religiões Monoteístas
X Expansão Islâmica Reação Católica Muçulmanos Tomam Terra Santa
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Aula 10 Civilização Islâmica
Os árabes e o.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Professor Romildo Tavares
ISLAMISMO.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra)
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Transcrição da apresentação:

O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra)

CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta 1.397 anos Fundada por Maomé (principal) e Ali (discípulo) Centro de Adoração: MECA Hoje: 935 milhões seguidores; a que mais cresce no mundo Islã = submissão

HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.C. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel Profissão de Fé: “Há um só Deus, Ala, e um só mediador entre Deus e os Homens, Maomé”

HISTÓRIA DE MAOMÉ Perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas), foge de Meca para Medina (HÉGIRA) em 20/06/622. Medina: organiza exército para lutar contra os “infiéis”. Reconquista Meca (627) Escreve o Corão entre 610 e 632. Morre em 632 d.C. em Jerusalém (Segundo Islã, é levado aos céus, como Jesus Cristo)

O CORÃO (ou ALCORÃO) Significa Recitação. 114 capítulos. Baseado no Torá (ou Talmud, Judeu) e na Bíblia (Cristã). Orienta fiéis como se relacionar uns com os outros, como rezar, como se vestirem, o que comer (e não comer), como adorar, como guerrear, como expandir a fé. Salvação apenas para os seguidores de Alá. Ressurreição no juízo final. Outras religiões terão lago de fogo.

ARTIGOS DE FÉ DO CORÃO Um só Deus (ALÁ) e um só mediador entre Deus e os homens (MAOMÉ) Anjos (diferente do cristianismo/judaísmo) Corão – único livro sagrado Maomé – último e mais importante dos profetas Predestinação – tudo está escrito e não pode ser mudado. Ressurreição dos mortos para julgamento do bem e do mal

Alguns Preceitos Islâmicos Adão e Eva pecaram por acreditaram que as coisas estão desligadas de Deus Não existe pecado original:não é justo que todo um povo seja condenado pelo erro de Adão e Eva Jesus nasceu de uma virgem, mas não é filho de Deus Jesus não morreu, subiu com seu corpo físico aos céus

A crença em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último; A crença no dia do Julgamento Final, no qual as ações de cada pessoa serão avaliadas; A crença na predestinação: Alá tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.

O Véu... Ayshah despertou os desejos de um sultão Nas guerras para diferenciar as muçulmanas das escravas O Véu...

Os profetas Islâmicos Adão Noé Abraão Jacó José Moisés Jesus Maomé

Calendário Islâmico Datas comemorativas: 12 do mês de Rabi al-Awwal (5º Mês) – Nascimento de Maomé 27 de Rajab (7º Mês) – Noite da Ascensão 26 para 27 de Ramadã (9º Mês) – Noite do Poder (primeira sura) Fim do Ramadã – Jejum (9º Mês) Fim do Dhu al-Hija – Peregrinação (12º Mês) 10º dia de Muharram (1º mês) – Morte de Hussein Hussein, filho de Ali, sagrado para os xiitas

Medina, Túmulo de Muhammad Mesquita de Al-nabawi

Jerusalém, Local de Ascensão de Maomé Cúpula da Rocha Jerusalém, Local de Ascensão de Maomé

Mesquita de Al-Masjid Al-Haram Kaaba Abrão tinha 75 anos quando saiu de UR. Passou 10 anos sem ter filhos com Sara. Agar, a escrava egípcia, dá a luz a Ismael. Quando Ismael tinha 13 anos, Sara dá a luz a Isaac. Sara enciumada pede que Abrãao expulse Agar e o filho. No deserto, Ismael mexe na areia e dela brota água, é a fonte ZAM ZAM (Juntar Juntar), seria o início da cidade de Meca. Abrão visitava Ismael freqüentemente e juntos reconstruíram um antigo templo de Adão, seria a Kaaba.

15m 12m 10m

Professar a Fé (Shahada); Orar cinco vezes ao dia (Salat); Os cinco pilares do Islã Professar a Fé (Shahada); Orar cinco vezes ao dia (Salat); Fazer Caridade (Zakat); Jejuar (Saum ou Siyam) Peregrinação a Meca (Haj),

Ramadã Jejum obrigatório por 1 mês, do nascer até o pôr do sol; Nono mês Não fumar; Não comer; Não ter relações sexuais. Objetivo: Desenvolver a empatia pela fome e pelas necessidades alheias e o autocontrole

HISTÓRIA DO ISLÃ Criado em 610 d.C. Expandiu-se da Índia até a Espanha, ajudado pelo enfraquecimento dos Impérios Bizantino, Persa e Egípcio. 632 – adotam Jerusalém como cidade sagrada (ascensão de Maomé). Começam desavenças com Cristãos e com Judeus Morte de Maomé – divisão entre Xiitas e Sunitas.

X Muhamad (Maomé) Abu Bakhr Omar Otman Ali shiat ali (xiitas) Guerra civil X shiat ali (xiitas) Dinastia Omíada

Xiitas Sunitas O Islamismo se divide... 12 imãs Hanafi Hanbali Mãlaki Shaãfi Wahabi Os Sunitas aceitam que ao morrer Maomé fez de Abu Bakr,seu genro (casado com sua filha Fátima), seu sucessor. Seguidores da Suna (caminho), que são 6 livros Os Xiitas acreditam que o sucessor deveria ser Ali. Consideram Ayisha (última esposa de Maomé, casou-se com ele quando tinha apenas 6 anos) amaldiçoada, isso se entende porque 1) quando Ali tornou-se califa após Abu, Omar e Osmam, ela liderou um golpe para derrubá-lo. 2) Além do episódio no deserto quando Ayisha foi esquecida por seu séquito e reapareceu de carona com outro homem (adultério?) 3) Quando tinha 18 anos um sultão pediu se maomé não queria trocá-la (daí surgiu as suras que falam da utilização do véu) O grupo dos 12 imãs Acreditam que exista um décimo segundo imã(aquele que vai a frente), chamado Mahdi, que vive escondido desde o século X e que quando ele retornar todos os outros imãs retornarão também para o fim do mundo. O presidente do irã, Marmoud Ahmadinejad é desta seita.

XIITAS E SUNITAS Xiitas Seguidores de Ali (tio de Maomé). Autoridade passada a Ali. Fiéis são independentes Hoje – São os mais radicais, guiados por Alá. Sunitas Seguem os Califas, sendo dependentes deles para suas decisões. Líderes (califas) são escolhidos pelo povo. Hoje – são os menos radicais, dependentes dos líderes.

HISTÓRIA DO ISLÃ Árabes se expandem, levando sua religião Invadem Síria (636), Iraque (637), Egito e Norte da África (641); Não tomam Constantinopla (718). Por 2 séculos, o Império Bizantino lutou contra os árabes muçulmanos. 1096 – Primeira Cruzada – Cristãos tomam Anatólia (Turquia) e Síria. Império Bizantino só assiste a tudo, fraco.

HISTÓRIA DO ISLÃ Império Turco Otomano domina a região, do século XIII até 1924, após I Guerra Mundial. Divisão das terras segundo “vantagens” ocidentais. Ocidente sempre batalhou contra o Islã. Causas disso: Expansão maior que o Cristianismo; tomada de cidades chave; medo de cultura e hábitos islâmicos. Ápice: Criação estado de Israel (1948)

O ISLAMISMO HOJE Religião que mais cresce no mundo; Associada (erroneamente) a terrorismo; Impera no Norte da África, países de língua árabe, Paquistão, Afeganistão (Talibã), Irã (República dos Aiatolás); Muitos seguidores em: Índia, países da ex-Iugoslávia, Europa (França, Grã Bretanha, Espanha, Alemanha, etc); América do Norte (exceção México)

O ISLAMISMO NO BRASIL Muitos seguidores nos Grandes Centros (Rio, São Paulo, Curitiba, B.H., etc) Maior população percentual – Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu). Mais pacíficos que em outros países; bom relacionamento com cristãos e judeus. Cerca de 1,5 milhão de seguidores; segundo lugar nacional (perde para Cristãos)

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DEUS Islamismo: Alá MEDIADORES Islamismo: Maomé IDADES: Islamismo: 1397 anos FUNDADORES

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS ESCRITURAS Islamismo: Corão ou Alcorão PATRIARCA Abrahão para as três DIAS SANTOS Islamismo: Sexta-feira PRINCIPAIS FESTAS: Islamismo: Ramadã

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DIVISÕES Islamismo: Xiitas e Sunitas MUTILAÇÕES Islamismo: Retirada do Clitóris* (mulheres) SACERDOTES Islamismo: Mulás, Xeiques, Califas* CIDADES SAGRADAS Islamismo: Meca e Jerusalém

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS SÍMBOLO PRINCIPAL Islamismo: Estrela de Ali (5 pontas) SEGUIDORES HOJE Islamismo: 935 milhões (2ª mundo) TEMPLOS Islamismo: Mesquitas ESPERANÇA NO FUTURO Islamismo: Converter o mundo ao Islã e Ressurreição