Colégio Inedi Profª Larissa Castilhos - Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao estudo dos grupos animais
Advertisements

REVISÃO PROVA BIMESTRAL.
Filo Mollusca.
PLATELMINTOS Animal de corpo achatado, invertebrados, corpo alongado, rastejantes.São terrestres ou aquáticos água doce ou salgada; várias espécies parasitas.
PROFESSOR: CARLOS ROBERTO
Anelídeos.
REVISÃO DE ZOOLOGIA MOLUSCOS
MOLUSCOS.
MOLUSCOS.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
Filo Annelida.
Filo Mollusca.
MOLUSCOS.
Filo MOLLUSCA.
Filo Mollusca (Moluscos)
Do latim annellus = anel
Filo dos Moluscos.
Filo: Moluscos Animais de corpo mole, não segmentado, com ou sem concha.
MOLUSCOS –ANIMAIS DE CORPO MOLE
Filo Anelida (Anelídeos)
Filo Molusca (Moluscos)
Animais Invertebrados
Vertebrados e Invertebrados
Filo MOLLUSCA Prof. Regis Romero.
REINO ANIMAL Características gerais: Eucarióticos Multicelulares Heterotróficos Zoologia Invertebrados * Vertebrados Grande diversidade Possível origem:
Moluscos Isadora Valente Joana Demori João Pedro Lacerda
Moluscos.
Ciências 7º Ano Profª: Gleice.
Filo Mollusca - Moluscos Profª Roberta Fontoura
PROF. REGINALDO FONSECA
Filo dos Moluscos.
Reino Metazoa – Filo Mollusca
REVISÃO PROVA Ciências 7º BIMESTRAL – 3º BIMESTRE
Sistema excretor: presente Reprodução assexuada ou sexuada
Lulas, polvos, caracóis,lesmas, ostras e mexilhões
INVERTEBRADOS Prof. Robyson Camilo.
ANELÍDEOS.
Zoologia Moluscos e Anelídeos
Moluscos Aula 21.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS. (MOLUSCOS) (ARTRÓPODES- INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, DIPLÓPODES E QUILÓPODES) (EQUINODERMOS)
MOLUSCOS ANELÍDEOS ARTRÓPODES
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Características Gerais
Animais de corpo mole.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS.
Características Gerais
ANELÍDEOS.
Moluscos 7°ano – Profª. Elisete.
Ciências - professora Vanesca
ANELÍDEOS.
MOLUSCOS.
MOLUSCOS.
Anelídeos / Artrópodos / Moluscos / Equinodermos
Moluscos.
CLASSES Claudofoveata- marinhos vermiformes
Moluscos.
MOLUSCOS.
Animais invertebrados Molusco
Animais Invertebrados
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
Julio Henrique nº:13 Pedro Gonzalez nº:28
Profª Reisila Mendes Filo Mollusca
Felipe dos anjos nº: 08 Mateus Martins nº: 20. Cnidários * ambientes marinhos. *águas-vivas, as anêmonas-do-mar, os corais e as caravelas. *duas formas.
REINO ANIMALIA REINO ANIMAL.
REVISÃO – 2P Moluscos – são animais de corpo mole. Podem ou não apresentar conchas. A concha é produzida pelo próprio animal. O corpo é envolvido por uma.
Moluscos.
Moluscos e Anelídeos Profª: Priscila Almeida
Filo Anelídeos CAP. 48 SETOR B.
Filo Annelida Anelídeos
Transcrição da apresentação:

Colégio Inedi Profª Larissa Castilhos - Ciências Moluscos e Anelídeos

1 – poríferos 5 – moluscos 2 – cnidários 6 – anelídeos Invertebrados – ausência de coluna vertebral 1 – poríferos 2 – cnidários 3 – platelmintos 4 - nematódeos 5 – moluscos 6 – anelídeos 7 – artrópodos 8 - equinodermos

MOLUSCOS: Animais de corpo mole, geralmente protegido por uma concha calcária ou valva. escargot, ostra, lula, polvo, marisco, lesma,... Do latim ‘mollis’= mole Caçarola de moluscos

malacologia é a ciência que estuda os moluscos; conquiliologia é o estudo de conchas, especialmente aquelas dos moluscos.

HÁBITAT - MARINHOS: lulas, polvos, mariscos; - TERRESTRES: lesmas e caracóis. - ÁGUA DOCE: caramujos.

RÁDULA -Conjunto de pequenos dentes quitinosos, na cavidade bucal dos moluscos. Estrutura exclusiva dos moluscos. Usada para a obtenção de alimento, reduz os alimentos a partículas muito pequenas, fato que facilita a ingestão do alimento.

Classificação dos moluscos: UNIVALVE: se a concha do molusco apresentar uma única peça. BIVALVE: se a concha do molusco se dividir em duas partes, não possuem rádula e são filtradores. Ex: mariscos, mexilhões. Alguns não possuem concha. lesma polvo

Gastrópodes moluscos que possuem tentáculos contráteis e carapaça em formato de espiral. Outra característica é a superfície achatada do apoio. Exemplos: caramujo e algumas espécies de lesmas. Caracóis e caramujos (aquáticos) e lesmas (terrestres)

A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo. Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.

Pelecípodes moluscos aquáticos com presença de cabeça não diferenciada; possuem concha dupla. Exemplos: mariscos, ostras e mexilhões.

Cefalópodes moluscos que não possuem concha; os olhos são desenvolvidos; seus tentáculos possuem ventosas; apresentam varias técnicas de defesa e ataque. Exemplos: lulas, nautilus e polvos. Cefalópodes

Existem cefalópodes com concha externa (Nautilus) (A), com concha interna reduzida, como as lulas, ou sem concha, como os polvos (B).

Lulas gigantes Povo gigante do Pacífico é exposto no aquário de Blankenberge, na Bélgica. O polvo é o maior da espécie, com tentáculos que chegam a mais de 1m de comprimento.

Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabeça", e de pode, "pé". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo).

O polvo de anéis azuis são moluscos marinhos é conhecido pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo veneno muito poderoso que possui. vive nas costas da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm; alimentação consiste de caranguejos pequenos e camarão, mas pode também alimentar-se de peixes quando a oportunidade surge; Ele salta para a presa, morde-a e usa o seu bico para a rasgar aos poucos; Suga a carne para fora do exoesqueleto do crustáceo;

O veneno do polvo de anéis azuis O veneno Polvo de anéis azuis é um grande coquetel de compostos tóxicos conhecidos como tetradotoxina, é capaz de matar as vítimas com grande facilidade, sendo que uma dose é capaz de matar 20 homens. Se equipara ao veneno do Conus, um caracol marinho igualmente venenoso. Embora um animal pequeno e bonito é muito poderoso, é melhor só olhar. OBS: olhar vídeo no you tube.

FILO ANNELIDA - anelídeos latim: annellus: anel Oligoqueta: minhocas - terrestres Hirudineo: sanguessugas – terrestres ou água doce Poliqueta: nereidas - marinhas Poliqueta: serpulídeo - marinho

Características: possuem anéis (segmentos do corpo); vivem em ambientes terrestres e aquáticos; Respiração cutânea, pela pele por isso precisam estar sempre úmidos Respiração por brônquios especiais. CLITELO marca a região próxima aos poros genitais e que tem como função formar o casulo durante a época da fecundação.

as minhocas são Hermafroditas (quando duas minhocas se encontram podem trocar espermatozoides e as duas formar casulo); O sangue circula por vasos sanguíneos com presença de corações laterais que distribuem o sangue;

Sistema digestório das minhocas é completo, possuem papo e moela, local onde os alimentos são triturados e armazenados. PAPO MOELA

Classes de anelídeos Oligoquetos vivem tanto em ambientes terrestres quanto em água doce; Respiração cutânea (pela pele). tamanho das minhocas varia de espécie para espécie, desde 0,5 mm ate 2,10 mts da minhocuçu de Minas Gerais e 3,30 mts da minhocuçu da Austrália. Exemplo: minhoca e minhocuçu.

As minhocas e o solo: Formam húmus, que melhora a qualidade do solo; Arejam o solo e funcionam como verdadeiros arados naturais. O solo se torna fértil.

2. Poliquetas grande parte destes anelídeos vive no mar; em cada segmento do corpo possuem apêndices locomotores; Constroem tubos de calcário e vivem dentro deles; cavam buracos na areia. Exemplos: sérpula e neréis.

3. Hirudíneos Vivem tanto na água doce como no solo; Apresentam ventosas em cada extremidade do corpo; A respiração ocorre através da pele (respiração cutânea). Exemplo: sanguessuga OBS: olhar vídeo no you tube.