EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÔNIA METRÓPOLE PROFESSOR IASBECK produtos manufaturados e escravos
Advertisements

HISTÓRIA Professor Balduino.
A Ocupação do Território Brasileiro.
Brasil Colônia Bandeiras.
Brasil Colônia Expansão Territorial.
Formação do Território Brasileiro
UNIDADE 5 – HB A Expansão Territorial
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
Expansão Territorial.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA EXTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
BANDEIRISMO 1- ENTRADAS E BANDEIRAS
O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
3.1- Colônias no contexto mercantilista
OS CAMINHOS DO OURO NO BRASIL
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
A Expansão territorial
Movimento bandeirante (séc XVII):
Movimento bandeirante (séc XVII):
Brasil Colonial: a expansão para o interior.
(Frei Vicente do Salvador, cronista do século XVII)
COLÉGIO CEME Profº Bergson Vieira Disciplina: História
Frente: História do Brasil 1° Semestre de 2013 Professora: Franciely – Fran-
Capítulo 01 O Brasil no Mundo.
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Aula 4 – União Ibérica ( ) História do Brasil Aula 4 – União Ibérica ( )
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
Movimento bandeirante (séc XVII):
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
BANDEIRANTES PECUÁRIA JESUÍTAS ( MISSÕES TRATADOS DE FRONTEIRAS
Brasil Holandês e Expansão Territorial Colonial
Expansão e ouro na América portuguesa
Nem tudo que reluz é ouro.
A Ocupação Do Sertão Séculos XVI-XVII-XVIII.
Brasil Colônia Bandeiras 10/04/2017
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
A colonização espanhola na América
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
A DESCOBERTA E A EXPLORAÇÃO DO OURO
1- O bandeirantismo: 1.1- O bandeirantismo é tradicionalmente dividido em quatro formas: O apresador; O sertanismo de contrato; O prospector; As monções.
OS JESUIÍTAS, OS BANDEIRANTES E OS ÍNDIOS
O Período pré-colonial
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
BRASIL COLONIA II/ BRASIL COLONIA III
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
Bandeirantes.
As drogas do sertão.
Profs.: Mercedes Danza Lires Greco
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
EXPANSÃO TERRITORIAL: A CONQUISTA DO SERTÃO
Aulas 9/10/11 – Expansão Territorial
A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Capítulo 01 A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54.
Movimento bandeirante (séc XVII):
PROFESSORA CAMILA.  Séculos XVII e XVIII.  Dificuldades e desinteresse espanhol pela interiorização do continente.  OBJETIVOS: Busca de terras.
EXPANSÃO TERRITORIAL: A CONQUISTA DO SERTÃO
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR O BANDEIRANTISMO RELACIONAR O BANDEIRANTISMO COM AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE SÃO VICENTE E COM A MINERAÇÃO RELACIONÁ-LO COM AS INVASÕES HOLANDESAS E COM A FORMAÇÃO DOS QUILOMBOS RELACIONÁ-LO COM OS CONFRONTOS COM OS JESUÍTAS INTRODUÇÃO: AS CAUSAS DO BANDEIRANTISMO

O século XVII assinalou, em nossa história, a exploração e o conhecimento do vasto interior, através de intenso movimento de entradas e bandeiras do sertão Os bandeirantes forneceram informações valiosas sobre a geografia do interior do país, principalmente as grandes bacias do Amazonas, do Prata e as grandes serras Outras atividades importantes daqueles pioneiros foram a fundação de inúmeros povoados, e o fato de terem barrado o avanço da colonização espanhola, que tinha suas bases no Paraguai e no Peru Foram os bandeirantes que consolidaram a integridade da comunidade brasileira, com a língua comum, os mesmos usos e costumes e com a mesma organização administrativa Com a decadência da atividade açucareira, a Coroa incentivou os movimentos bandeirantes, objetivando encontrar nova atividade capaz de proporcionar lucros substanciais O avanço para o interior foi facilitado pela União Ibérica São Vicente e São Paulo foram os principais polos de saída das expedições, não por que eram os mais próximos da região desbravada ou por que havia um plano pré-existente de ocupação, mas por conta própria, movidos pelos interesses políticos e econômicos Uma modalidade de bandeirantismo foi o sertanismo de contrato, em que os bandeirantes alugavam seus serviços militares para as autoridades e latifundiários, tanto para destruir quilombos e capturar escravos fugitivos quanto para combater indígenas hostis (Palmares)

Entre 1620 e 1640, quando da conquista pelos holandeses das áreas africanas fornecedoras de escravos para o Brasil, iniciaram-se os ataques às missões jesuíticas (índios dóceis, sem doenças, desarmados, – cerca de 300 000) (Caça ao índio) Depois da recuperação do tráfico negreiro, foi a vez da busca ao ouro e pedras preciosas em MG, GO e MT (Busca do ouro) Foi esta busca que descobriu as regiões mineradoras, responsáveis pela grande transformação da colônia nos séculos seguintes Os jesuítas tiveram atuação destacada no estabelecimento de missões, especialmente na região sul da colônia, explorando a pecuária e na Amazônia, devido à exploração das drogas do sertão (guaraná, urucum, cacau, anil, baunilha, castanha-do-pará, gergelim...) As missões torram-se grandes núcleos populacionais, e centros de produção agrícola, sob o controle da Igreja, que utilizava o trabalho servil indígena Protegido e trabalhando nas missões, catequizado, o indígena era obrigado a se batizar numa religião totalmente estranha às suas crenças, devia vestir-se em modelos europeus e era obrigado a usar que uma língua diferente da sua, ao mesmo tempo em que eram mantidos isolados, se tornando alvos fáceis dos colonos CONCLUSÃO: Grande parte do território brasileiro atual deve-se à atuação das bandeiras, ao ultrapassarem o meridiano de Tordesilhas e o incorporarem ao país

O AVANÇO BANDEIRANTE

PARTIDA DE UMA BANDEIRA

BANDEIRANTISMO

ACAMPAMENTO

SERTANISMO DE CONTRATO

CAÇA AO ÍNDIO

CAPTURA DE ÍNDIOS

BUSCA DO OURO

MORTE DE UM BANDEIRANTE

RUÍNAS DE MISSÃO JESUÍTICA