COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Publica
Advertisements

Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
Núcleos de Prevenção de Violências e
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde e Saúde do Trabalhador
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos
Reunião técnica SES-MG
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A SOLO CONTAMINADO SISSOLO MÓDULO I – IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM POPULAÇÕES EXPOSTAS.
AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INSTRUMENTOS LEGAIS
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Capacitação em Eventos
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
INDICADORES AMBIENTAIS
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
13° Conferência Nacional de Saúde
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
Integração dos conceitos ecológicos com a saúde pública
Gestão Ambiental.
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS PLANEJAMENTO PRESSUPOSTOS: - COMO ESTAMOS? ANÁLISE SITUACIONAL; (REALIDADE DO ESTADO DE GOIÁS) - O QUE QUEREMOS?
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
O Ambiente e suas implicações para a Saúde
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Fatores Não Biológicos
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Vigilância em Saúde Ambiental
Determinantes da Saúde
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE Professora: Aline G. Monteiro Trigo Março / 2012.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Vigilância Epidemiológica
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
Assistência Farmacêutica
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Disciplina: Educação Ambiental
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
NOÇÕES DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação geral de vigilância.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado.
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
twitter.com/funasa.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Vigilância em Saúde.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL Seminário Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos

Problemas Ambientais e Saúde Humana Muitos problemas ambientais como a contaminação do ar, água e solo, resultam da estrutura social, econômica, política e cultural que se estabeleceu ao longo dos anos como parte dos processos de produção, distribuição e consumo de riquezas.

Problemas Ambientais e Saúde Humana Os impactos dos problemas ambientais sobre a saúde humana podem se manifestar sob a forma de eventos agudos (causando mortes, lesões corporais e intoxicações), como no caso dos acidentes industriais ampliados, e também efeitos crônicos, por exposição prolongada a concentrações variadas de diferentes poluentes, particularmente sobre os aparelhos respiratório, neurológico, endócrino, imunológico, cânceres e malformações congênitas.

A OMS estima que 30% dos danos a saúde estão relacionados aos fatores ambientais: inadequação do saneamento básico (água, lixo, esgoto) poluição atmosférica exposição a substâncias químicas e físicas desastres naturais fatores biológicos (vetores, hospedeiros e reservatórios)

Determinantes da Saúde (Dahlgren et Whitehead, 1992), Adaptado por Paulo Buss

Macro Funções da Vigilância em Saúde Análise de Situação em Saúde Promoção da Saúde Vigilância em Saúde

Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador MISSÃO Formular, regular e fomentar políticas de vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador de forma a eliminar e minimizar riscos, prevenir doenças e agravos, intervindo nos determinantes do processo saúde-doença decorrentes dos modelos de desenvolvimento, dos processos produtivos e da exposição ambiental, visando a promoção da saúde da população.

Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador VISÃO Ter competência, até 2015, de produzir análise de situação de saúde sobre vulnerabilidades socioambientais para o planejamento de ações e serviços de saúde.

Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador CONCEITOS SAÚDE AMBIENTAL compreende a área da saúde pública afeta ao conhecimento científico e a formulação de políticas públicas relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano, sob o ponto de vista da sustentabilidade.

Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador CONCEITOS O Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental - SINVSA compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância em saúde ambiental, visando o conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção da saúde ambiental, prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde.

VIGIAGUA VIGIPEQ VIGIDESASTRES Populações expostas a áreas contaminadas Populações expostas a poluentes atmosféricos Populações expostas à substâncias químicas prioritárias

Seminário Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos OBJETIVO Discutir as estratégias de atuação do VIGIPEQ no tocante a seus três componentes (exposição humana a áreas contaminadas, poluentes atmosféricos, e substâncias químicas prioritárias) Discutir o cumprimento da PAVS 2010 e perspectivas para 2011

Informação para Ação vigilância → papel de acompanhar eventos adversos à saúde → propósito de aprimorar as medidas de controle SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: coleta sistemática de dados SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: análise contínua dos dados Devolutiva à todos os que necessitam conhecê-los Subsidiar o planejamento e execução das ações de vigilância em saúde e assistência.

Guilherme Franco Netto Obrigado Guilherme Franco Netto