Prof. Jefferson O Clima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
Correntes Oceânicas e sua influência no clima
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Vamos conhecer O clima.
TEMPO E CLIMA.
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
O CLIMA DA TERRA.
Terra: o planeta azul Cap.3- Pg. 55 a pg. 59 – 6º ano
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
METEOROLOGIA.
EUROPA FATORES CLIMÁTICOS.
CLIMATOLOGIA.
TEMPO E CLIMA.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Professor Luiz Felipe Geografia
Clima.
Elementos do Clima.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá
Fatores que influenciam nos Climas da América
Dinâmica Climática Capítulo 7.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Dinâmica geral da atmosfera
GEOGRAFIAGROTH.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
CLIMA BRASILEIRO.
Camadas da atmosfera Prof Claudinei Perencin.
FATORES CLIMÁTICOS.
Dinâmica Climática.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 07.
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Clima do Planeta Pág. 166 a 181 Clima do Planeta Pág. 166 a 181  Fylipe Alves Minikovski.
Fatores de influência climática
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
FATORES CLIMÁTICOS.
Pressão Atmosférica “Com uma espessura de cerca de 1000 km, a atmosfera exerce uma forte pressão sobre os corpos da superfície terrestre. Contudo devido.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Transcrição da apresentação:

Prof. Jefferson O Clima

O que é clima? Media normal das condições do tempo atmosférico. Diversos fatores podem influenciar no tipo climático de uma região.

Fatores de influência do clima. Elementos climáticos Temperatura Pressão atmosférica Ventos Umidade e precipitação Latitude Altitude Corrente marítimas Massas de ar Maritimidade Continentalidade Relevo Vegetação Ação antrópica

O que é latitude? Distância medida em graus no sentido norte-sul da terras partindo da linha do Equador.

Influência da altitude Quanto maior a altitude menor a temperatura, devido a pressão exercida pela atmosfera sobre a crosta terrestre.

Corrente marítimas Porções de água que se deslocam de um ponto a outro carregando as características térmicas do ponto de partida.

Massas de ar Pacotes de ar que se deslocam de um ponto a outro carregando as características térmicas do local de origem.

Continentalidade Fator ocorrente em regiões distantes das massas de água (oceano), ou seja no interior do continente, onde a amplitude térmica é elevada entre os meses mais frios e mais quentes do ano.

Maritimidade Ocorre nas regiões adjacentes de grandes corpos d’água principalmente nas faixas litorâneas onde o mar atua como um regulador da temperatura minimizando a amplitude térmica entre dia e noite e entre as estações do ano.

Relevo O relevo influencia o clima quando oferece obstáculos a penetração de massas de ar.

Tipos de chuvas Frontais – ocasionadas pela entrada de uma massa de ar. Orográficas – provocadas pelas barreiras naturais do relevo, que barram a entrada das massas de ar. Convecção – também conhecidas como chuvas de verão, provocadas pelo ar quente menos denso que sobe carregando umidade e ao resfriar em altitudes elevadas condensa e precipita.

Vegetação A vegetação mantém uma relação de dependência com o clima Elementos climáticos Temperatura Pressão atmosférica Ventos Umidade e precipitação

Ações Antrópicas Desmatamento Emissão de gases Construções Poluição do solo e da água.

Ilhas de calor

Clima brasileiro

Vestibular inverno 2006 - UEM Sobre a dinâmica climática da Terra, assinale a alternativa correta. Em latitudes mais altas, maiores serão as temperaturas. B) Em um dia de céu claro, a temperatura da superfície do solo é maior que a do ar devido ao fato de o calor específico do ar a pressão constante ser menor que o calor específico do ar a volume constante. C) A temperatura é menor nas regiões de menor latitudes devido ao fato de os raios solares incidirem perpendicularmente à superfície terrestre, diminuindo a intensidade de radiação nessas regiões. D) A pressão atmosférica corresponde à pressão exercida pelo peso da coluna de ar atmosférico sobre uma determinada área. E) Quando é inverno no Hemisfério Sul, é verão no Hemisfério Norte, porque a longitude varia.

Vestibular inverno 2006 - UEM Degelo na Groenlândia dobrou em 5 anos Uma revolução silenciosa está acontecendo numa das ilhas mais gélidas e isoladas do planeta, alertou um grupo de pesquisadores ontem. Eles mediram o quanto as geleiras da Groenlândia despejaram no oceano entre 2000 e o ano passado, e viram que o fluxo praticamente dobrou entre uma data e outra. O fenômeno parece ter relação direta com o aumento de 3 graus C na temperatura da região e pode significar, no futuro, um aumento muito mais radical do nível dos oceanos da Terra do que o que se esperava. Folha de S. Paulo, Folha Ciência, p. A-16, 17/02/2005.

09 – O fenômeno descrito no texto está associado A) à ocorrência de chuvas ácidas e às experiências com armas nucleares nessa ilha. B) à forte influência do fenômeno El Niño e de correntes marinhas na área. C) à intensificação do efeito estufa, causado, principalmente, pelo acréscimo de dióxido de carbono na atmosfera. D) a um novo período de glaciação que se aproxima. E) à ocorrência de tornados e furacões, cada vez mais freqüentes na região da ilha.

Vestibular verão 2005- UEM Sabe-se que cada região apresenta um clima próprio. O clima da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, é diferente do clima de Brasília, pois cada um desses lugares apresenta um conjunto distinto de fatores climáticos. Um desses fatores é a maritimidade. A maritimidade difere da continentalidade devido ao fato de o interior do continente ter uma amplitude térmica diária menor, uma vez que o calor específico no interior do continente é menor que o da água, gerando a brisa marítima. B) à presença da brisa, que surge em função do gradiente de pressão à superfície, fazendo que o ar se desloque da região de maior pressão para a de menor pressão. C) à existência da brisa marinha, que ocorre em função da rotação da terra. D) ao fato de o interior do continente ter uma amplitude térmica diária maior, uma vez que o calor específico no interior do continente é maior que o da água. E) aos ventos alísios, que tornam o clima árido na região costeira.