Bases para indicadores essenciais para avaliação dos Serviços de Imunização do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização maranhao@ensp.fiocruz.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Osny Ferreira de Camargo
Advertisements

Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO DA VACINA TETRA VIRAL
Registro de doses aplicadas na II etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Seguimento contra Sarampo “A informação oportuna e de qualidade.
Secretaria Estadual de Saúde Superitendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunização e Rede de Frio Coordenação de Normatização MONITORAMENTO RÁPIDO.
SI-PNI Sistemas de Informações do Programa Nacional de Imunizações
ESTRATÉGIA PARA VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA INFLUENZA PANDÊMICA (H1N1)
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
PAGAMENTO DE FGTS NA REDE DE CASAS LOTÉRICAS
Bases para indicadores essenciais para avaliação do Planejamento / Programação do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização
Avaliação da qualidade do Sistema de Informação da vacinação
Bases para indicadores essenciais para avaliação do Plano Estratégico[Plano de ação] do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização.
Ferramentas para avaliação de cobertura de vacinação [comentários rápidos] Inquéritos de cobertura de imunização
Avaliação crítica de um artigo científico
Definições operacionais das variáveis do estudo
Classificação de vacinas
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
REUNIÃO TÉCNICA DE MONITORAMENTO
Funcionamento da sala de vacina
Fundamentos de Administração
CLÍNICA DE VACINAS 1-Documentos exigidos 2-Sala de vacinas
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Compreender o papel da avaliação para uma boa gerencia 1 E. Maranhão Material elaborado para discussão n.
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Analisando os dados de eventos adversos pós-vacinação
Fichas de coleta de dados- p/ o DQS
Investigando eventos adversos pós-vacinação
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Comparação de diferentes metodologias para avaliar os níveis de cobertura de vacinação “Não há nada de novo sob o sol da velha e boa Saúde Pública” ( Zurc.
Secretaria Estadual de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio Coordenação de Normatização MONITORAMENTO RÁPIDO.
ACESSO DATAPONTO CLUBE Apresentação do Sistema PABX: (011)
SALA DE VACINA Adriana Amaral.
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
Metodologia de avaliação da qualidade dos dados da imunização [ DQS]( Data quality self-assessment ) [1] - [Eduardo S. Ponce Maranhão – o ppt](Grupo de.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
ACESSO DATAPONTO ACADEMIA
Resumo de Investigação Epidemiológica de Campo A maioria das investigações requerem as seguintes etapas ( nem sempre na mesma ordem) Eduardo S. Ponce Maranhão-
Bases p/ Indicadores essenciais p/ Avaliação da Vigilância Epidemiológica do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização
Métodos e desenhos dos estudos de investigação operacional “Se você não sabe para onde vai,não importa o caminho que tome” Lewis Carol em Alice no País.
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
2011 Campanha de Ampliação do
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
17ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
Fluxograma Juliana Borges
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO
Saúde de Todos Nós Programa Estadual de Imunizações na Bahia PEI/BA SESAB 24 de março 2009.
IMUNIZAÇÃO Profª Adriana Amaral.
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER GERENTE ADJUNTO Março
IMUNIZAÇÃO Rede de Frios.
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER – GERENTE ADJUNTO Março
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
Normas gerais para apresentação Oral: 1.Tempo de apresentação: mínimo 7 minutos; máximo 10 minutos; haverá 5 minutos extras aberto para perguntas ao final.
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Bases para indicadores essenciais para avaliação dos Serviços de Imunização do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização maranhao@ensp.fiocruz.br emaranhao@hotmail.com E. S . Ponce Maranhão->Grupo de apoio ao PAI/PNI na Ensp /Fiocruz Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde Material elaborado como subsídio para elaboração do “ Immunization Services Assessment Guidelines”. “Guidelines on Country Proposals for Support to Immunization Services and New and Under-used Vaccines”. Global Alliance for Vaccines and Immunization (GAVI) 2000 OMS-HQ Genebra

Nível Central Nacional Perguntas Básicas 1Qual a cobertura de vacinação p/ o país ? 2O nível nacional faz um consolidado das coberturas de vacinação dos níveis sub- nacionais ( provincial / estadual / regional / municipal / distrital ) ? 3As coberturas de vacinação do país para cada vacina estão aumentando, diminuindo ou estacionárias ? 4São as coberturas vacinais homogêneas no país ? ESPM

Nível Central Nacional Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de Imunização 1.coberturas de vacinação 1.1.veja a cobertura de vacinação -o nível central nacional do país(3 últimos anos) do país e verifique os dados recebe as coberturas utilizados p/ calcular e de vacinação de todos se são confiáveis os níveis sub-nacional e consolidará as taxas de cobertura p/ o país por cada nível sub- nacional e por vacina; 1.2.veja e verifique como -se deverá revisar junto se faz a consolidação com os níveis sub-nacional dos dados no nível p/ verificar a confiabilidade central nacional. dos dados p/ o calculo de coberturas de vacinação; 1.3.veja se as coberturas de -se realizará a análise vacinação estão crescendo, sistemática mensal e diminuindo ou estacionárias. anual p/ monitorar as coberturas de vacinação e saber se estão crescendo, diminuindo ou estacionárias e assim avaliar os avanços do EPI / PAI – nacional; ESPM

Nível sub-nacional [provincial / estadual / regional / municipal / distrital ] Perguntas Básicas 1 Qual a cobertura vacinal alcançada no nível sub-nacional ? 2 O nível sub-nacional recebe e consolida os quadros de produção mensal de vacinas aplicadas nos níveis operacional / local que estão em sua região ? 3Estão as coberturas vacinais neste nível sub-nacional (nível provincial / estadual / regional / municipal / distrital ) aumentando, diminuindo,estacionário ? (últimos 3 anos) 4São as coberturas de vacinação homogêneas dentro do nível sub-nacional ? ESPM

Nível sub-nacional [provincial / estadual / regional / municipal / distrital ](2) Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de Imunização 1.cobertura vacinal do nível 1.1.veja a cobertura vacinal -o nível sub-nacional sub-nacional nos 3 últimos anos do nível sub-nacional nos deve consolidar os dados 3 últimos anos e verifique da produção de vacinação como estão sendo calculadas e recebida dos níveis opera- se os dados são confiáveis. cionais que estão em sua 1.2.verifique como se faz região. Este consolidado a consolidação da produção deve ser mensal e acompa- mensal de vacinação no nível nhar /monitorar o que está sub-nacional. acontecendo.Se as cober- 1.3.veja se as coberturas de turas de vacinação estão vacinação estão aumentando, crescendo, diminuindo ou diminuindo ou estacionárias estacionárias; neste nível sub-nacional. -neste nível deve ter como 1.4.veja se existe muita mínimo as coberturas dos variação das taxas de cobertura últimos 3 anos; entre os níveis operacional / local -as coberturas devem estar que fazem parte deste nível sub-nacional. no mínimo em 80 % ou acima p/ todas as vacinas; -as coberturas de vacinação devem ser o máximo homogêneas ESPM dentro do nível sub-nacional;

Nível operacional / local Perguntas Básicas 1O pessoal do estabelecimento de saúde tem uma boa relação com os usuários ? 2Todas as vacinas são oferecidas todos os dias e nos dois turnos de funcionamento do estabelecimento de saúde ? 3Existe um fichário organizado que permita buscar as crianças, adolescentes, mulheres em idade fértil que deveriam ser vacinadas e não vieram p/ a vacinação ? 4Além das atividades de vacinação no estabelecimento de saúde, também realizam vacinação extra-muros(fora da Unidade de saúde) ? 5O pessoal que vacina organiza e manipula de maneira adequada o material necessário p/a vacinação ? (vacinas,agulhas,seringas,caixas térmicas,termômetro,ficha de registro da vacinação,cartões de vacinação e outros ? 6O pessoal que vacina conhece o esquema de vacinação, calendário de vacinação,as vias de administração de cada vacina, idade.doses, reações esperadas,as contra -indicações, reações adversas, os cuidados com a manipulação das vacinas, a preparação das vacinas, as técnicas de vacinação ? 7Faz o monitoramento da cobertura vacinal através de gráfico p/ saber se estão se aproximando da meta que tem que cumprir ? 8Sabe a cobertura vacinal conseguida no último ano p/ sua área de influência ? 9Existe transporte p/ realizar vacinação fora do estabelecimento de saúde (extra-muros) ? ESPM

Nível operacional / local[2] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de Imunização 1.existência de sala apropriada 1.veja onde está a sala de -no estabelecimento de p/ vacinação. Vacinação. saúde deve existir uma 2.oferta de vacina – manhã e 2. verifique o horário de funcionamento área física(sala) de vaci- tarde ( por 2 turnos)e todos os dias. da vacinação. nação com todo o equipa- 3.existência de esquema e 3.veja onde está afixado o cartaz com mento necessário(geladei- calendário de vacinação em esquema e cronograma de vacinação. ra na sala de vacinação lugar bem visível. 4. observe o pessoal vacinando e veja e outros); 4.boa relação pessoal com usuários como(?) e a relação com as pessoas -o estabelecimento tem que 5.existência de fichário que possibilita que trazem seus filhos ou vieram p/ oferecer as vacinas todos buscar(encontrar) aqueles que 5.veja o arquivo de faltosos p/ vacinar. os dias e em 2 turnos(man- deveriam tomar vacina e não vieram. e verifique se o método em funcionamento nhã e tarde); [os faltantes]. é adequado ( pergunte como funciona). - na parede da sala de vaci- 6.organização adequada de todo o material 6.veja uma seção de vacinação e verifique nação deve ter cartaz com necessário p/ a vacinação e em quantidade. se todo o material necessário p/ vacinação o esquema e calendário de e se está disponível p/ a vacinação e se vacinação; 7.segue as normas e vacinação correta. está em quantidade suficiente p/a seção. –o pessoal de saúde tem 8.realiza atividades extra-muros. 7.pergunte e verifique se o pessoal que vacina que ter um bom relacio- 9.conhecimento técnico sobre imunizações conhece e segue as normas e procedimentos namento com os usuá- (esquema de vacinação,via de administração, de vacinação corretos recomendados pelo rios do estabelecimento idade,doses,reações esperadas,contra-indicações, EPI / PAI. devendo receber bem e reações adversas, preparação das vacinas, técnica de vacinação, com toda atenção,expli- conservação,cadeia de frio,transporte e outras necessárias) car de maneira adequada 10.cobertura de vacinação obtida nos últimos 3 anos p/ a e inteligível as pessoas, área de influência do estabelecimento de saúde. mães e responsáveis que vão ESPM ou levam crianças p/ receber vacinas

Nível operacional / local[3] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de 8.cont. 8.procure saber se existe -devem verificar sempre o Imunização equipe p/ fazer atividades cartão de vacinação p/ ver extra-muros( outreach) qual a vacina e a dose que e veja o cronograma de tem que ser aplicada após atividades de vacinação aplicar a vacina e a dose fora do estabelecimento. e registrar no cartão; 9.faça algumas perguntas -tem que ter um arquivo/ 9.cont. p/ verificar o conhecimento fichário organizado e de técnico do pessoal que vaci- fácil manuseio que possi- na (ex: Qual a idade p/ come- bilite buscar aqueles que çar a vacinação p/pólio, e rotavírus? deveriam ser vacinados Quantas doses e em que idades tem e não vieram p/ vacinar; que aplicar a DTP?Quais a contra-indicações - o material necessário absolutas p/ a vacinação?etc.). p/ a vacinação tem que 10.cont. 10.veja qual a cobertura de estar devidamente orga- vacinação obtida p/ cada nizado/arrumado p/ a vacina na área de influência do vacinação(vacinas, estabelecimento de saúde e verifique como agulhas,caixas térmicas, foi calculada. Veja se está aumentando,diminuindo, com termômetro, algodão, ou estacionária (compare os últimos 3 anos) alcool,etc; ESPM

Nível operacional / local[4] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de cont. Imunização -as vacinas devem ser retiradas das geladeiras e arrumadas com cuidado de acordo com os proce- dimentos técnicos e recomendações do EPI/PAI-OMS p/ o manuseio de vacinas dentro de caixas térmicas, colocando os pacotes frios ao redor das vacinas e protegendo do conta- to com o gelo aquelas que não podem ser congeladas; -tem que ter todo o material necessário p/ a vacinação em quantidade adequa- da p/ iniciar a seção de vacinação (as vacinas, os diluentes, as agulhas, caixas térmicas com termômetro,alcool, algodão,formulário/ ficha de registro diário da vacinação,cartão de vacinação e outros.) ESPM

Nível operacional / local[5] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de Imunização cont. -o pessoal do nível operacional/ local deve fazer a manipulação de acordo com os procedimentos e normas recomendadas pelo EPI / PAI- OMS; -todo o pessoal que faz vacinação tem que conhecer as contra-indicações p/vacina e tomar as medidas p/ evitar as oportunidades perdidas de vacinação; -em todo o contato de criança,ado- lescente, gestante,mulher em idade fértil, e idoso tem que ser verificado o estado vacinal.Caso não esteja vacinado ou em dia com a vacina, tem que ser encaminhado p/ a vacinação; - todo o pessoal que faz vacinação tem que conhecer e reconhecer as contra-indicações p/ a vacina e tomar medidas p/ evitar as oportunidades perdidas de vacinação; ESPM

Nível operacional / local[6] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de Imunização cont. -em todo o contato de criança, adolescente,gestantes,mulheres em idade fértil com o estabelecimento de saúde tem que ser verificado o esta- do vacinal.Caso não esteja vacinado ou em dia com a vacina, tem que ser encami- nhado p/ a vacinação; -todo pessoal que faz vacinação tem que conhecer as reações adversas (AEFI) e tem que saber orientar e que medidas tomar em caso desta ocorrência; -todo o pessoal que faz vacinação tem que conhecer as técnicas p/ injeção segura.Tem que conhecer as vias de administração de cada vacina,idade, doses,reações adversas,os cuidados e a manipulação das vacinas, preparação da vacina,técnica de vacinação; -este pessoal tem que saber preencher corretamente a ficha de registro das vacinas aplicadas; ESPM

Nível operacional / local[7] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de Imunização cont. -tem que existir no nível operacional / local um gráfico de controle [p/ monitoramento] mensal e anual da cobertura vacinal da população da área de influência, considerando as populações alvo do EPI / PAI e cada vacina(gráfico de monitora- mento da cobertura vacinal na área de influência do estabelecimento de saúde. Na seção de vacinação deve haver um fluxo organizado das crianças que vão vacinar e após receberem a vacina tem que ser registradas (no mapa diário de vacinação); -para as atividades de vacinação extra-muros [fora do estabelecimento de saúde] o pessoal que vai vacinar tem que organizar e preparar o material ,a conservação o transporte de vacinas p/ que a vacinação ocorra de maneira adequada e dentro das orientações, normas e procedimentos recomendados pelo EPI / PAI; ESPM

Nível operacional / local[8] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Serviços de Imunização cont. -o nível operacional / local tem que ter transporte garantido p/ cumprir com o cronograma de vacinações fora do estabelecimento; -no estabelecimento de saúde deve ter as coberturas de vacinação da área de influência, calculadas p/ cada grupo de idade objeto do EPI / PAI e p/ cada vacina. E estas devem estar acima de 80%( se estiver abaixo deverá ser considerada baixa); existir os dados básicos necessários p/ se realizar o calculo de cobertura de vacinação( população da área de influência, número de doses aplicadas de cada vacina por grupo de idade,população por grupos de idade; ESPM

Referencia OPS-Metodologia para la Evaluación Multidisciplinaria –HPM-PAI; febrero,1984(Borrador) OPS. varios materiales desarrollados en las evaluaciones del PAI.[variados años -de 1984 hasta 1999]