Ferramentas para avaliação de cobertura de vacinação [comentários rápidos] Inquéritos de cobertura de imunização maranhão@ensp.fiocruz.br emaranhao@hotmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Advertisements

Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Teste do Pezinho Saúde da Criança e do Adolescente Drª Carla Gomes
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Vânia Maria Alves Silva Enfermeira
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES PACTUADAS NA PPI/ECD NO ESTADO DE SANTA.
INTRODUÇÃO DA VACINA TETRA VIRAL
ESTRATÉGIA PARA VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA INFLUENZA PANDÊMICA (H1N1)
Bases para indicadores essenciais para avaliação do Planejamento / Programação do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização
Número necessário para causar danos NNH
Avaliação da qualidade do Sistema de Informação da vacinação
Força de Evidência Científica e Grau de recomendação
Bases para indicadores essenciais para avaliação do Plano Estratégico[Plano de ação] do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização.
Bases para indicadores essenciais para avaliação dos Serviços de Imunização do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização
Vacinas contra Influenza quimioprofilaxia / tratamento [antivírais]
Avaliação crítica de um artigo científico
Definições operacionais das variáveis do estudo
Escolhendo os indivíduos[sujeitos]do estudo:especificação e amostragem
Classificação de vacinas
ALERTA AOS CASOS DE DIFTERIA (CRUPE) NO BRASIL
Vigilância das Coberturas Vacinais Resultados 2009
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador/BA
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – SVS
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO: ESTRUTURANDO A ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA CADA CONTATO ENTRE A CRIANÇA E O SERVIÇO DE SAÚDE DEVE SER CONSIDERADO UMA OPORTUNIDADE.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
PET – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Aspectos epidemiológicos da população idosa
Compreender o papel da avaliação para uma boa gerencia 1 E. Maranhão Material elaborado para discussão n.
Vigilância epidemiológica
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Analisando os dados de eventos adversos pós-vacinação
Fichas de coleta de dados- p/ o DQS
Investigando eventos adversos pós-vacinação
Saúde Integral da Criança
Comparação de diferentes metodologias para avaliar os níveis de cobertura de vacinação “Não há nada de novo sob o sol da velha e boa Saúde Pública” ( Zurc.
Secretaria Estadual de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio Coordenação de Normatização MONITORAMENTO RÁPIDO.
Amostragem qualitativa
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Metodologia de avaliação da qualidade dos dados da imunização [ DQS]( Data quality self-assessment ) [1] - [Eduardo S. Ponce Maranhão – o ppt](Grupo de.
Indicadores de avaliação de densidade larvária [aedes aegypti] 2005 Eduardo S. Ponce Maranhão-médico,clínica médica[MSF]-MS,medicina social,epidemiologista,sanitarista-
Resumo de Investigação Epidemiológica de Campo A maioria das investigações requerem as seguintes etapas ( nem sempre na mesma ordem) Eduardo S. Ponce Maranhão-
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
PLANO DE ERRADICAÇÃO DO SARAMPO CONTROLE DA RUBÉOLA / SRC
Métodos e desenhos dos estudos de investigação operacional “Se você não sabe para onde vai,não importa o caminho que tome” Lewis Carol em Alice no País.
Investigações epidemiológicas de campo
Papilomavírus humano-1 Material apresentado e discutido no Curso de especialização em saúde pública-disciplina epidemiologia-2004
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
17ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe
Mas como medir a saúde da população?
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann Médica Pediatra e Sanitarista Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Representante Titular da CNBB.
Saúde de Todos Nós Programa Estadual de Imunizações na Bahia PEI/BA SESAB 24 de março 2009.
Em relação à dengue, é correto afirmar:
Vacinação.
INDICADORES DE SAÚDE Medidas do “estado da saúde” é uma antiga tradição da saúde pública Mortalidade e Sobrevivência. Controle de doenças infecciosas e.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER – GERENTE ADJUNTO Março
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Transcrição da apresentação:

Ferramentas para avaliação de cobertura de vacinação [comentários rápidos] Inquéritos de cobertura de imunização maranhão@ensp.fiocruz.br emaranhao@hotmail.com Eduardo S. Ponce Maranhão Grupo de apoio ao PAI/PNI e APS na Ensp- Fiocruz- (médico,clínica médica[MSF],medicina social,epidemiologista,sanitarista- Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde- Ensp- Fiocruz) 2003 F.JPMar

1 Um Sistema de análise de inquérito de cobertura [WinCOSAS] está disponível para compilação e análise de dados de um inquérito por amostra por conglomerados . O software pode ser usado para identificar:   A cobertura por 12 meses de idade e cobertura de 12 a 23 meses por cada dose de vacina A percentagem de crianças que estão completamente vacinadas [com o esquema completo] A média de idade quando cada vacina e dose foi[é] recebida A percentagem de recém nascidos protegidos contra o tétano neonatal e síndrome de rubéola congênita O número de sessões de vacinação [contatos] onde as crianças e a mulher não receberam todas as vacinas que deveria ter recebido [elegível] A de vacinas e doses dadas por tipo de estabelecimento – hospital, centro de saúde, centros materno infantil, postos extra muros[ outreach] Quando as doses de DPT, OPV, Hib, Hep B, Rotavírus, foram dadas nas idades e intervalos apropriados O número de doses de vacinas de sarampo, rubéola antes da idade recomendada ESPM

2 Inquérito das 75 vivendas [casas]   Este método tem como alvo as moradias de fácil acesso pelos estabelecimentos de saúde. A teoria é que se uma pessoa em 75 por 100 casas que estão perto do estabelecimento de saúde não recebem os serviços então o uso dos serviços na área de capitação é bastante precário. Este tipo de inquérito tem valor porque estimulam a interação entre os membros da comunidade e trabalhadores de saúde para coletar os dados nas casas das pessoas. ESPM

3 Inquérito de oportunidades perdidas  O inquérito de oportunidade perdida de vacinação afere quando os clientes presentes no estabelecimento recebem a vacinação para os quais são elegíveis[ se recebem no dia e a dose necessária] . O inquérito inclui a revisão dos dados de cobertura e o registro dos clientes entrevistados quando deixam o estabelecimento de saúde.   Amostra de segurança da qualidade do lote [lot quality assurance sampling]  Esta técnica é usada para aferir a qualidade do serviço, cobertura, ou ambas com o propósito de dirigir a atenção e apoiar os estabelecimentos de saúde ou as áreas que necessitam mais. É freqüentemente utilizada nas áreas que não correspondem [não estão de acordo ] com os locais de notificação, como áreas urbanas e favelas. Este tipo de inquérito indica uma limitação nas técnicas de inquérito de cobertura de imunização que não concordam com os dados de conglomerados [ de um conglomerado] A técnica de qualidade do lote é usada pelos trabalhadores de saúde para monitorar a qualidade da imunização e ouros serviços. É desenhado para identificar os centros de saúde e outros serviços de saúde que não estão cumprindo as metas de cobertura ou outros padrões, e assim a atenção pode ser dirigida para as unidades que mais necessitam. Para decidir quando uma ou mais unidades de saúde está alcançando o padrão de performance.[meta] Para medir a cobertura de imunização, que é dada agregando os dados de todas as unidades de saúde da área investigada[sob inquérito] ESPM

4 Inquéritos de larga escala baseados em população   Inquéritos por conglomerado com multi – indicadores são periódicos, em larga escala , são inquéritos baseados na população que são um bom recurso de dados para os setores nacionais e populações alvo Sistemas computadorizados de informação Os computadores são cada vez mais utilizados para monitorar o número de vacinas administradas e para computar cobertura. Embora a computação possa resolver erros aritméticos e produzir análises adicionais, não garante dados de alta qualidade ou sua utilização. Trabalhadores de saúde capacitados são necessários no primeiro momento para coletar dados confiáveis, completos, e oportunos. Quando consideramos o uso de computadores para dados de imunização, os gerentes e administradores devem ter isto em mente. ESPM

Referência Variados materiais do Programa Ampliado de Imunizações