EMBREAGENS E FREIOS 2 Universidade Federal de Goiás Escola de Engenharia Elétrica e de Computação Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina: Elementos de Máquinas 2 Prof.: Ricardo Humberto de Oliveira Filho EMBREAGENS E FREIOS 2
FREIOS FLEXÍVEIS
FREIOS DE CINTA
FREIOS DE CINTA
FREIOS DE CINTA
FREIOS DE CINTA
FREIOS DE CINTA
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO re é o raio efetivo de uma sapata com espessura infinitesimal
EMBREAGENS E FREIOS AXIAIS E A DISCO Desgaste Uniforme A maior pressão ocorre no raio mais interno: Pressão Uniforme Nesta situação aproxima-se a um freio novo:
EMBREAGENS E FREIOS CÔNICOS Um freio ou embreagem cônico é constituído por um corpo (copo ou copa) fixado por chavetas ou estrias a um dos eixos, um cone que desliza axialmente sobre estrias ou chavetas em um eixo de acoplamento e uma mola helicoidal para manter o sistema engatado. O sistema é desengatado por um garfo preso ao sulco do cone. O ângulo de cone, o diâmetro e largura de face do cone são os parâmetros geométricos importantes do projeto. Ângulos de cone usuais são de 10 ºe 15º.
EMBREAGENS E FREIOS CÔNICOS Desgaste Uniforme
EMBREAGENS E FREIOS CÔNICOS Pressão Uniforme
EMBREAGENS E FREIOS CÔNICOS
EXERCÍCIOS Exemplos resolvidos: 16.2 16.3 16.5 Exercícios: 16.1 16.8 16.9 (a) 16.11 16.13 16.16