Segurança no Transporte dos Trabalhadores do SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA FINS INDUSTRIAIS, PETROQUÍMICAS E DE RESINAS SINTÉTICAS DE CAMAÇARI, CANDEIAS E DIAS D´ÁVILA Segurança no Transporte dos Trabalhadores do Pólo Industrial de Camaçari CONCLUSÕES/RECOMENDAÇÕES Nome do Palestrante – Luis Lemos (Braskem) Alfredo (Sindicato) Insp. (PRF) CAP (PRE) Apoio:
SEGURANÇA NO TRANSPORTE DOS TRABALHADORES DO PÓLO DE CAMAÇARI PROPOSTAS Separação Espacial Evitar o transporte de cargas pela via parafuso e BA-093, deslocando este fluxo para o canal de tráfego; Separação Temporal As empresas do complexo se comprometem a não transportar carga pela via Parafuso ou BA-093 entre as 06:00 e 09:00hs e entre as 15:30 e 18:00h; Buscar junto ao DERBA a proibição do transporte de cargas pela via Parafuso nos mesmos horários; Definir um escalonamento entre os principais Pools de transporte que atendem o Pólo Modal As empresas deverão priorizar o transporte de massa, evitando a utilização de vans e/ou veículos de passeio para transportar seus funcionários; Realização de campanhas de conscientização para que funcionários evitem ir trabalhar em veículos de passeio;
SEGURANÇA NO TRANSPORTE DOS TRABALHADORES DO PÓLO DE CAMAÇARI PROPOSTAS Veículos Definição de um padrão mínimo de segurança (cinto de 3 pontas para todos os passageiros, manutenção preventiva, etc.) e inspeção trimestral para todos os veículos que transportem trabalhadores do pólo independente se diretos ou terceirizados. Tráfego Rotatórias (campanhas dos cuidados) Viaduto dos Trabalhadores (remoção do quebra molas, construção de passarela e alteração do radar para 70Km/h) Quebra molas do CIA e BA-093 (passarela em substituição dos quebra-molas)
SEGURANÇA NO TRANSPORTE DOS TRABALHADORES DO PÓLO DE CAMAÇARI INFRAESTRUTURA Rodovias Sistema de Auditoria das condições de conservação das estradas (Padrão Banco Mundial) Instalação de Mesa Permanente para encaminhamento e acompanhamento das proposições do Seminário