Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Diagrama de Atividades
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Modelagem de Estados.
Diagrama de Máquina de Estados
Modelagem de Software Orientado a Objetos
UML Modelando um sistema.
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
Diagrama de Classes.
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Professor Sandro Carvalho
Professor Sandro Carvalho
UML: Diagrama de Classes
Diagramas de Seqüência
Modelagem Orientada a Objetos
Modelagem de Sistemas Modelagem Funcional Modelagem de Dados
DIAGRAMA DE ESTADOS DIAGRAMA ESTADO TRANSIÇÃO ENTRE ESTADOS.
Linguagens de Modelagem para SMA
Diagrama de Estados.
UML Diagrama de Classes elementos básicos. Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos.
Atribuição de Responsabilidades em Projeto OO
Projeto de Software Orientado a Objetos
Modelagem de Sistemas de Informação
Curso UML Diagramas de Atividade
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Máquina de Estados Uma máquina de estados finitos ou autômato finito é uma modelagem de um comportamento composto por estados, transições e ações Um estado.
Máquina de Estados Uma máquina de estados finitos ou autômato finito é uma modelagem de um comportamento composto por estados, transições e ações Um estado.
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
Planejamento do gerenciamento de riscos
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 2 Fernanda Campos
UML - Unified Modeling Language
Diagrama de Estados.
Diagramas de Seqüência
Diagramas de Estados(*)
UML - Unified Modeling Language
Diagrama de Atividades
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 11. Comunicação Objetivo: compreender a notação do diagrama de.
Professor Mário Dantas
Professores: Artulanez Juccelino Silas
Abr-17 Projetar Cápsulas Aula de Laboratório Projetar classes.
Diagramas de Atividade
Casos de Uso Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
Silas Juccelino Artulanez.  O que é?  Notação  Estado  Mudança de estado  Condições e ações  Diagramas subdivididos  Passos na construção  Verificação.
UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL
Marcio de Carvalho Victorino
Diagrama de Atividades
Análise Orientada Objeto
Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
Diagramas de Estado.
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Professora Cláudia Abreu Paes
Expansão dos Casos de Uso
UML Statechart CIn-UFPE.
Cápsulas, Protocolos, portas e conexões em UML-RT.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Projetar Cápsulas Parte 1. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar cápsulas | 2 Objetivos deste módulo.
Interações entre objetos
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Diagrama de atividade.
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Análise e Conceção de Sistemas
Modelagem Dinâmica – Diagrama de Sequência Toacy. Oliveira - PESC/COPPE/UFRJ.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Transcrição da apresentação:

Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense apires@iff.edu.br Diagrama de Estados Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense apires@iff.edu.br

Diagrama de Estados Usando uma interação (diagrama de seqüência ou de colaboração), você pode fazer a modelagem do comportamento de uma sociedade de objetos que trabalham em conjunto. Usando a máquina de estados, você pode fazer a modelagem do comportamento de um objeto individual.  

Diagrama de Estados Modela o comportamento dos objetos de uma classe ao longo do seu tempo de vida. Especifica as seqüências de estados pelas quais um objeto passa durante seu tempo de vida. São utilizados somente para classes cuja mudança de estado é relevante ou significativa para o sistema. Ou seja, somente para objetos cujo comportamento atual depende do seu passado. O Estado de um objeto é caracterizado pelos valores de um ou mais de seus atributos.  

Diagrama de Estados Um dos diagramas da UML para a modelagem de aspectos dinâmicos de um sistema. Pode ser utilizado para a modelagem dos estados (tempo de vida) de um objeto ou do sistema inteiro. As mudanças de estado são, em geral, ocasionadas pelos eventos recebidos pelos objetos. Um Evento pode ser um Sinal (estímulo assíncrono), uma Operação (estímulo síncrono) ou a Passagem do Tempo.  

Notação   Estado Inicial Estado Final Estado Auto-Transição Transição

Estados Um Estado representa uma situação ou condição na qual um objeto pode se encontrar ao longo da sua existência no sistema. O Estado de um objeto muda ao longo do tempo. Diagramas de Estado possuem um único Estado Inicial e um ou mais Estados Finais. Estados iniciais e finais são na realidade pseudo-estados.  

Diagramas de Estado Transição: O Diagrama de Estados determina eventos, ações e condições possíveis ao objeto. Transição: Uma Transição representa uma mudança de estado. Transições podem ser automáticas ou geradas por eventos. Partes de uma transição: Evento: aciona a transição de estado. Pode ser gerado por um ator externo ao sistema ou por um objeto do sistema. Condição (ou condição de guarda): indica quando a transição de estado deve ocorrer. Ação: indica um método do objeto que deve ser executado quando a transição de estado se realizar. Obs.: todas as partes de uma transição são opcionais.  

Transições - Notação  

Diagrama de Estados - exemplo

Estados Um Estado tem várias partes: 1. Nome. 2. Ações de entrada/saída: ações executadas na entrada ou saída do estado, respectivamente. 3. Transições internas: transições que não causam a mudança do estado. 4. Sub-estados: a estrutura aninhada de um estado, envolvendo sub-estados disjuntos (seqüencialmente ativos) ou concorrentes (concorrentemente ativos). 5. Eventos adiados: uma lista de eventos que não são manipulados neste estado, mas, em vez disso, são adiados e colocados em fila para serem manipulados pelo objeto em outro estado.  

Transições Uma Transição é um relacionamento entre dois estados. Uma Transição tem cinco partes: 1. Estado de origem: o estado afetado pela transição. 2.Estado destino: o estado que está ativo após a conclusão da transição. 3.Evento de ativação. 4.Condição: expressão booleana que é avaliada quando a transição é iniciada pela recepção do evento de ativação; se for verdadeira, a transição ocorre; senão, a transição é cancelada. 5. Ação. Obs.: Uma transição pode ser iniciada quando um objeto receber o evento de ativação da transição e a condição de proteção (ou de guarda), se houver, for satisfeita.  

Diagrama de Estados – exemplo 2

Descrição do Exemplo 2 1.      O diagrama modela o comportamento do objeto Turma em um Sistema de Controle de Inscrições de Alunos. A turma pode estar disponibilizada para aceitar inscrições de alunos, aberta (aceitando inscrições), fechada (não aceitando mais inscrições) ou cancelada. A turma é aberta no momento que ocorre a primeira inscrição. Caso não ocorra nenhuma inscrição, ela permanecerá no estado de disponibilizada. Responda, com base em sua análise, às seguintes questões: a) Explique a transição do estado “Disponibilizada” para o estado “Aberta”? b) Como o objeto passa do estado “Aberta” para “Fechada”? c) Como se dá a auto-transição no estado “Aberta” e quais são as suas conseqüências? d) Modifique esta máquina de estados de forma que uma turma somente possa ser cancelada se possuir de 0 a 3 inscrições.  

Evoluindo o Exemplo 1 O cliente solicitou alguns novos requisitos para o sistema de controle escolar e o sistema deverá evoluir para atender a estes requisitos. Devem ser acrescentados os estados “Concluído” e “Cancelado” para a matrícula. Matrículas passam para a situação concluída, quando no registro das notas de um semestre conclui-se que o aluno finalizou as disciplinas do curso. A matrícula pode passar para o estado “Cancelado” de duas formas: Quando o aluno solicita um cancelamento de matrícula, o que só ocorre se ele estiver ativo. Quando o trancamento de matrícula expira o prazo de dois anos.