Scheduling Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação

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Transcrição da apresentação:

Scheduling Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação Univ. Federal de Ouro Preto

Turnos de funcionamento Programação de veículos, máquinas e de mão de obra Esta é uma classe de problemas denominados scheduling ou programação/agendamento. Eles surgem na alocação e máquinas e de mão de obra necessária para atender uma dada demanda (estruturado) ou para realizar uma série de atividades como viagens ou tarefas pré-deternimadas (não estruturado). Programação de ônibus Devemos procurar o num. mínimo de ônibus que possa atender às necessidades de transporte que variam de acordo com o período do dia (sazonalidade da demanda). Neste caso o número de veículos pode ser aproximado por constantes em intervalos de 4 horas. Devido à manutenção, os veículos podem circular apenas 8 horas consecutivas. Determinar o número de veículos em funcionamento a cada turno de forma a atender à demanda mínima. Turnos de funcionamento (0-4] (4-8] (8-12] (12-16] (16-20] (20-24] Ônibus 4 8 10 7 12

Número mínimo de veículos por horário ao longo do dia Turnos de funcionamento (0-4] (4-8] (8-12] (12-16] (16-20] (20-24] Ônibus 4 8 10 7 12 Variáveis de decisão: Função objetivo: Conjunto de restrições:

Turnos de funcionamento Programação de ônibus Suponha agora que cada veículo pode circular em turnos de 8 ou de 12horas. Se um veículo circular 12 horas, o valor das horas extras pagas ao motorista será de 50% a mais do que o valor das horas normais de trabalho, que são de R$ 1.200,00 por mês. Utilize a lingo para responder à pergunta “você recomendaria a utilização de turnos de 12hs?”. Turnos de funcionamento (0-4] (4-8] (8-12] (12-16] (16-20] (20-24] Ônibus 4 8 10 7 12 Variáveis de decisão: Função objetivo: Conjunto de restrições:

Problema de Programação da Tripulação de ônibus urbano Considere uma tabela de horários com duas linhas, e cinco viagens em cada linha. Linha 1 Linha 2 V1L1 V1L2 V2L1 V2L2 V3L1 V3L2 V4L1 V4L2 V5L1 V5L2 5

Linha 1 Linha 2 V1L1 V1L2 V2L1 V2L2 V3L1 V3L2 V4L1 V4L2 V5L1 V5L2 C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C8 C9 C10 C11 C12 C13 C14 C15 C16 C17 C18 V1L1 1   X1 V2L1 X2 V3L1 X3 V4L1 . V5L1 = V1L2 V2L2 V3L2 V4L2 V5L2 X18 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 B8 B9 B10 B11 B12 B13 B14 B15 B16 B17 B18 Linha 1 Linha 2 V1L1 V1L2 V2L1 V2L2 V3L1 V3L2 V4L1 V4L2 V5L1 V5L2 Xj = 1 se jornada j fizer parte da solução e 0 cc; Cj = custo da jornada j em termos de horas extras; Min = Soma (i em jornadas: CjXj), sujeito a Soma(i em jornadas: AijXj) = 1 para todo j = 1, ... 10 (tot viagem/tarefas) 6

Programação de mão de obra Ex. 4 pag 28 (melhorado) - A demanda mínima de funcionários temporários durante os sete dias da semana, começando na segunda, é de 20, 14, 10, 15, 18, 10, 12. Cada trabalhador é contratado para trabalhar 5 dias consecutivos. Os dias trabalhados no sábado têm um aumento de 50% e no domingo de 100% em relação aos dias úteis. Considerando que a remuneração de um dia útil é de R$ 80,00, determinar um programa ótimo de contratação de trabalhadores temporários. Ex. 4.1 Como ficaria o modelo se os trabalhadores puderem fazer um “dia extra” com uma remuneração de 75% em relação à remuneração normal, independente do tipo de dia extra trabalhado ser sábado ou domingo?

Sequenciamento em máquinas paralelas e iguais Suponha que precisamos realizar 8 tarefas e temos 3 máquinas. Cada tarefa pode ser executada em qulquer ordem e em qualquer máquina, com o memso tempo de processamento. O tempo gasto para realizar cada tarefa é de: Tarefa 1 2 3 4 5 6 7 8 Tempo de maq. Elabore um modelo de PL para minimizar o tempo total para a execução de todas as tarefas.

Problema de alocação de aeronaves Uma empresa aérea deseja alocar suas aeronaves nas rotas em que opera. A tabela abaixo mostra os custos das aeronaves nas respectivas rotas. Rotas Aeronaves R1 R2 R3 A1 100 --- A2 120 130 A3 140 150 160 A4 170 A5 180 As capacidades de cada aeronave são de k1, k2, …, k5 passageiros. A empresa dispõe de T1, T2, …, T5 aeronaves de cada tipo. Sendo a demanda de passagerios em cada rota de D1, D2 e D3, modelar o problema de alocação das aeronaves com o menor custo possível.