NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS Ciências do Ambiente NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS
NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS
NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS O PLANETA DEVE OFERECER MEIOS QUE SATISFAÇAM AS NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS NUTRIÇÃO PROTEÇÃO REPRODUÇÃO
NUTRIÇÃO Consiste na obtenção de matéria e energia pelos seres vivos; Extremamente importante na estrutura das comunidades, uma vez que boa parte da vida dos seres vivos é utilizada na nutrição; Meio ambiente fator preponderante para que os seres possam produzir ou sintetizar seu próprio alimento; Tipos: Autotrófica (ex.: vegetais clorofilados); Heterotrófica (ex.: animais).
NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO HETEROTRÓFICA O homem se destaca como o consumidor heterotrófico mais relevante, chegando a consumir mais compostos orgânicos do que a quantidade usada como alimento. CONSEQUÊNCIAS: desmatamento; poluição hídrica; poluição do ar; extinção de espécies; etc.
PROTEÇÃO Mecanismo utilizado pelos seres vivos para se protegerem dos seus inimigos e das intempéries. VEGETAIS crescimento de espinhos, perda de folhas, desenvolvimento de substâncias urticantes. ANIMAIS agressão, fulga, construção de abrigos, aparência transitória e a camuflagem.
REPRODUÇÃO Meio pelo qual os seres vivos geram seus descendentes, dando continuidade a sua espécie; Depende das condições do ambiente (vento, água, temperatura, presença de outros organismos polinizadores ou não); O ambiente deve ser capaz de satisfazer às necessidades de cada espécie para garantir a continuidade da vida; Tipos: Assexuada (ex.: bactérias e alguns protozoários); Sexuada (ex.: maioria dos seres vivos).
PROCESSOS ENERGÉTICOS DA BIOSFERA Sol principal fonte de energia (vida); Radiação solar influi diretamente na vida do planeta (fonte de energia para a realização de todas as atividades básicas dos seres vivos); Variação de sua incidência e intensidade propicia a distribuição das diferentes formas de vida;
PROCESSOS ENERGÉTICOS DA BIOSFERA Todos os seres vivos retiram do ambiente a energia e as substâncias necessárias ao seu metabolismo. BIOSSÍNTESE (síntese ou composição do alimento) Fotossíntese (c/ energia luminosa); Quimiossíntese (c/ energia de ligações químicas). BIODEGRADAÇÃO (degradação ou decomposição do alimento) Respiração Aeróbia (aceptor é o oxigênio); Respiração Aneróbia (aceptor é diferente do oxigênio livre); Fermentação (não existe aceptor).
Comp. Inorg. Reduzido + O2 Comp. Inorg. Oxidado BIOSSÍNTESE Fotossíntese energia utilizada para a síntese do alimento provém da luz. CO2 + H2O Alimento + O2 Quimiossíntese energia utilizada para a síntese do alimento provém da oxidação de compostos orgânicos. Comp. Inorg. Reduzido + O2 Comp. Inorg. Oxidado CO2 + H2O Alimento + O2 Luz Energia Quimíca
BIODEGRAÇÃO Respiração aeróbia receptor final dos hidrogênios é o oxigênio. Alimento + O2 CO2 + H2O + Energia Respiração anaeróbia receptor final dos hidrogênios é uma substância diferente do oxigênio. Alimento + KNO3 CO2 + H2O + N2 + KOH + Energia Fermentação receptor dos hidrogênios é uma substância orgânica subproduto da reação em questão. Alimento C2H5OH + CO2 + Energia
(Biossíntese x Biodegradação = Reciclagem) Todo processo de biossíntese deve corresponder um processo de biodegradação; É o resultado da interação entre os processos de biossíntese e biodegração da matéria: (Biossíntese x Biodegradação = Reciclagem) Garantia do equilíbrio de materiais; Condição fundamental para a continuidade da vida.
Vamos exercitar! Identifique e explique os processos energéticos utilizados pelos seres vivos. Explique a importância da reciclagem para continuidade da biosfera.