SBP: Um Compromisso com a Esperança. APRESENTAÇÃOINSTITUCIONAL Portfolio Novembro / 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

O contexto da América do Sul
Instituições Escolares
Plano de Liderança de Clube
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
1.
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG
Departamento dos distúrbios do sono
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Procedimentos para a aplicabilidade da 1ª Promoção resultante do desenvolvimento profissional - Portaria UNESP 788/09 e a Instrução nº 02 - CRH/PRAd, de.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PLENÁRIA FINAL.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
CÂMARA DE SAÚDE.
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
Fórum experiências exitosas em 2013
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Aproveitamento de Estudos
Conselho Consultivo Nacional dos Adolescentes e Jovens da ABMP Articulações, análises e ampliação nacional São Paulo/SP 2010.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Encontro Regional Norte
Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010
Diretrizes Clínicas Nacionais
Foco de Atuação: Atenção Básica
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Saúde Integral da Criança
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
II Congresso Brasileiro de Tabagismo
Política Educacional Brasileira
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Uma Escola do Tamanho do Brasil
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Universidade Federal do Rio e Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira Residência Médica 2010.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Programa Bolsa Família
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Transcrição da apresentação:

SBP: Um Compromisso com a Esperança. APRESENTAÇÃOINSTITUCIONAL Portfolio Novembro / 2012

Desde 1910, ano de sua fundação, o principal desafio da Sociedade Brasileira de Pediatria tem sido defender os interesses globais da infância e da adolescência com idéias e ações práticas. Atualmente, 27 Sociedades Estaduais, 26 Departamentos Científicos e uma equipe de 37 membros sustentam a responsabilidade de humanizar e unificar a promoção social de crianças e adolescentes, oferecendo assistência médica de qualidade. Identificada com as dificuldades e expectativas de seus mais de 16 mil associados, a SBP também defende a cidadania dos pediatras, a excelência da formação profissional e a atualização ininterrupta do conhecimento. Fundada em 2003, a Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria foi criada com finalidade de dinamizar a captação de verbas e a implementação de políticas em prol da infância e da adolescência. Embora a FSBP tenha estrutura própria para articular projetos e campanhas com órgãos governamentais, associações e empresas interessadas em propiciar saúde e desenvolvimento a crianças e adolescentes, é presidida pelo Presidente da SBP. Apoiar atividades culturais, de ensino, pesquisa e de assistência à criança, ao adolescente e à família é a principal finalidade da FSBP, convertendo números e cifrões em grande campanhas sociais.

Conselho de Administração Executivo Conselho Superior (Presidentes das 27 Filiadas Estaduais) Assembléia Geral Diretorias, Coordenações e Grupos de Trabalho 26 Departamentos Científicos 27 Filiadas Estaduais

D EPARTAMENTOS C IENTÍFICOS Os Departamentos Científicos da SBP trazem em si a pluralidade das ações que se desdobram da doutrina pediátrica sem perder de vista a essência una e indivisa do ser humano em crescimento e desenvolvimento. Os Departamentos da SBP têm a finalidade de congregar pediatras capacitados ou interessados nas diversas áreas do conhecimento pediátrico e fomentar pesquisas, desenvolver diretrizes, colaborar na organização de eventos científicos, elaborar documentos técnicos para divulgação nas publicações da SBP, prestar informações às autoridades ou comunidade quando necessário, estabelecer vínculos com organizações congêneres nacionais e internacionais com o objetivo de fortalecer a área de atuação pediátrica, agremiar os profissionais com o interesse comum e assessorar a Diretoria da SBP sobre assuntos concernentes ao seu respectivo domínio de conhecimento. Os Conselhos Científicos de cada Departamento Científico são constituídos por um número de 12 representantes, devidamente associados da SBP, sendo 1 Presidente, 1 Secretário, 5 membros efetivos e 5 membros suplentes, que atuam por meio de reuniões administrativas e/ou científicas presenciais com 7 (sete) de seus representantes para discussão de assuntos referentes à sua área de atuação.

Adolescência Aleitamento Materno Alergia e Imunologia Bioética Cardiologia Cuidados Hospitalares - Emergência Dermatologia Endocrinologia Gastroenterologia Genética Clínica Infectologia Nefrologia Neonatologia Neurologia Nutrologia Medicina Paliativa Onco-Hematologia Otorrinolaringologia Pediatria Ambulatorial Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento Pneumologia Reumatologia Saúde Escolar Segurança da Criança e do Adolescente Suporte Nutricional Terapia Intensiva D EPARTAMENTOS C IENTÍFICOS

Rio de Janeiro | RJ Belo Horizonte | MG São Paulo | SP Brasília | DF Porto Alegre | RS S EDE E E SCRITÓRIOS

Cosme Velho – Rio de Janeiro | RJ M EMORIAL DA P EDIATRIA B RASILEIRA L INCOLN F REIRE

PROJETO DE UNIFICAÇÃO SEDE - MEMORIAL

Totalmente interativo, oferece informes e notícias ao público em geral com interesse em conhecer mais sobre a estrutura, campanhas, projetos, publicações, eventos e atuação política da instituição na defesa profissional e também dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros, que são atualizados constantemente. São mais de 200 mil acessos mensais, com tempo médio de permanência de 10 minutos. P ORTAL DA SBP

Totalmente reformulado, o site é a versão eletrônica do Jornal de Pediatria, considerando a maior e mais completa revista de pediatria da América Latina, com mais de 16 mil leitores. Além de apresentar na íntegra todas as edições da revista impressa desde 1994, o site disponibiliza a versão completa da revista em inglês a partir de Anualmente, são publicadas 6 edições do jornal de pediatria. São mais de 85 mil acessos mensais, com tempo médio de permanência de 15 minutos. J ORNAL DE P EDIATRIA

O site possui um conteúdo científico em contínua renovação que informa, em tempo quase real, os últimos avanços da pediatria, extraídos dos periódicos nacionais e internacionais mais renomados. Oferece, além disso, artigos originais ou de revisão produzidos pelos Departamentos Científicos da SBP, ao lado de discussões de casos clínicos bem documentados e espaços para a atualização interativa dos pediatras brasileiros, bem como o acesso à Britsh Medical Journal (BMJ), que abrange todos os aspectos da saúde da criança desde a concepção até a adolescência. É o instrumento que garante aos associados o acesso rápido aos temas de interesse prático, recurso necessário ao contínuo aperfeiçoamento do seu exercício profissional. SBP CIÊNCIA

Totalmente nova e de acesso grátis, possui artigos originais ou de revisão produzidos pelos médicos residentes, bem como informes técnicos e casos clínicos, voltados para o aperfeiçoamento acadêmico e incentivo à educação continuada. Em breve oferecerá, somente para cadastrados no projeto médico residente da SBP, questionários de múltipla escolha com pontuação junto à Comissão Nacional de Acreditação (CNA) e premiação para o melhor artigo publicado. São, anualmente, publicadas 3 edições. RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA

O site voltado para as famílias, lançado em outubro de 2011, totalmente interativo e de acesso grátis, possui informações desde a consulta pré-natal à adolescência, dicas do pediatra, publicações e vídeos, bem como os direitos da criança, do adolescente e dos pais. Além disso, destaca a campanha de prevenção à violência contra crianças e adolescentes. C ONVERSANDO COM O P EDIATRA

Totalmente inovado, desde 2003, o associado da SBP tem oportunidade de reciclar seus conhecimentos científicos pela internet, durante aulas interativas com data e horário pré-agendados. As aulas são filmadas em Porto Alegre/RS e transmitidas ao vivo para todo o Brasil. O conteúdo fica a critério do palestrante visando um assunto de interesse do pediatra geral. Após as transmissões, as aulas ficam armazenadas em uma biblioteca virtual e podem ser assistidas sempre que necessário. Participam do programa mais de 4 mil médicos. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA

Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria PRONAP O Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria (PRONAP) já se encontra no XV ciclo e com mais de assinantes. A cada ciclo, no período de um ano, os assinantes recebem artigos científicos referentes a 12 temas divididos em 4 fascículos, além de exercícios de reforço para autoavaliação. O material é encaminhado via correio e permite a atualização de pediatras de todo o país. Ao final de cada ciclo, os assinantes participam de um processo de avaliação que, no caso de obterem suficiência, lhes confere um certificado. Após cumprir 3 ciclos, num intervalo máximo de cinco anos, o assinante recebe um diploma de parede. Por se tratar de um programa ininterrupto, porém com ciclos independentes, a cada ano podem ser incluídos novos assinantes que, após um novo período de três anos, também farão jus ao diploma.

Realizado através de aulas teóricas e práticas com duração de 8 horas, este curso, com mais de 700 instrutores em todo Brasil, treina profissionais de saúde que atuam nas salas de parto de acordo com as modernas técnicas de ressuscitação de recém-nascidos, reduzindo a mortalidade perinatal e a prevalência de sequelas. Mais de 54 mil profissionais já foram treinados desde a sua criação, em Lançamento do novo livro em junho de PROGRAMA DE REANIMAÇÃO NEONATAL

Formado por 1 aula teórica e 4 aulas práticas, com pré e pós-testes, com duração de 8 horas, este curso capacita profissionais de saúde, previamente habilitados no curso de Reanimação Neonatal, a realizar o transporte inter e intra-hospitalar de recém-nascidos de alto risco. É obrigatória a leitura do livro que contém 48 páginas, lançado em março de Curso de Transporte de Recém-Nascido de Alto Risco PROGRAMA DE REANIMAÇÃO NEONATAL

Desde 1999, o curso capacita pediatras para atendimentos de emergência a crianças e adolescentes em risco de vida, tanto vítimas de trauma como doenças agudas. Mais de 10 mil médicos já participaram do treinamento, que leva 28 horas em 2 dias. Mais de 50 cursos são oferecidos por ano, em 16 polos nas maiores capitais brasileiras. PROGRAMA DE REANIMAÇÃO PEDIÁTRICA

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA O PRORN tem por objetivo atualizar, de forma continuada e constante, todos os neonatologistas, com tópicos de importância fundamental na área. Com duração de 2 anos, cada ciclo tem 4 módulos trimestrais que contém um programa de 21 tópicos científicos com autoavaliação. Mais de 28 mil inscritos, sendo mais de 4 mil inscritos ativos. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA O PROTIPED, com tópicos fundamentais na área da terapia intensiva pediátrica, tem o objetivo de atualizar profissionais selecionados pela SBP e AMIB. Com duração de 2 anos, cada ciclo tem 4 módulos trimestrais que contém 18 temas científicos com autoavaliação. Mais de 7 mil inscritos, sendo mais de 3 mil inscritos ativos.

Lançado em 2011, com duração de 16 horas de aula em 2 dias, o CANP auxilia na prevenção e redução da prevalência de distúrbios nutricionais, por meio da disseminação de conhecimentos relativos à nutrição na faixa etária pediátrica, realizados nas maiores capitais brasileiras. C URSO DE A PRIMORAMENTO EM N UTROLOGIA P EDIÁTRICA

Implantados neste ano, cada curso é constituído, no mínimo, de 5 módulos, com duração de 16 horas em 2 dias e contam com a participação de membros dos Departamentos Científicos da SBP e especialistas locais, professores de notório saber na área do conhecimento científico, cujo objetivo é capacitar multiplicadores, promovendo assim maior qualidade no atendimento às crianças e aos adolescentes, sendo eles: CURSOS DE RECICLAGEM E ATUALIZAÇÃO EM ÁREAS DE ATUAÇÃO AdolescênciaAlergia e Imunologia Cuidados Hospitalares - Emergência Comportamento e Desenvolvimento

Desde 1999, a SBP promove a campanha nacional anual de promoção do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida. CAMPANHA DA AMAMENTAÇÃO

A Lei nº , de 09/09/08, que institui o Programa Empresa Cidadã, destinada à prorrogação da licença maternidade mediante concessão de incentivo fiscal é um projeto da SBP, em parceria com a senadora Patrícia Saboya. Prorrogação de 2 meses. Facultativo. Benefício fiscal para empresa. Garantia do emprego. Não é restrita à mãe que amamenta. Seis meses é melhor! L ICENÇA M ATERNIDADE

O projeto de lei (PL) 698/07, que institui o Programa Nacional de Educação Infantil (Pronei), foi aprovado em 26/05/09, por unanimidade, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A proposta, da SBP e da senadora Patrícia Saboya, coordenadora da Frente Parlamentar pela Criança e pelo Adolescente, visa expandir rapidamente a rede de creches e pré-escolas gratuitas, de qualidade e em tempo integral, beneficiando a população de baixa renda. Além de definir como as unidades educacionais deverão funcionar, explicita de onde virão os recursos (do FGTS e do Fundeb, o fundo da educação básica). Programa Nacional de Educação Infantil PRONEI

A cobertura obrigatória dos planos de saúde foi ampliada em junho de 2010, incluindo, ente outros procedimentos, o Reflexo Vermelho, ou Teste do Olhinho, feito por pediatra. Assim, as crianças passaram a ter acesso ao procedimento, conforme a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) publicada. A recomendação da SBP é que o Teste faça parte do exame clínico realizado pelo pediatra no recém-nascido antes da alta da maternidade. Quando isto não ocorrer, o pediatra deverá, obrigatoriamente, fazê-lo na primeira consulta de puericultura. A regulamentação, em 2009, especificou que o Reflexo Vermelho deve ser feito sem custo para a família. No caso da medicina privada deve, portanto, ser pago pela operadora que fez o parto. T ESTE DO O LHINHO

A triagem auditiva neonatal, chamado Teste da Orelhinha, é um programa de avaliação da audição em recém nascidos, indicada para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por nascidos vivos. O exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs) é um dos que avaliam a integridade da função auditiva e SBP é favorável à triagem auditiva universal, com a implantação de todas as ações necessárias para a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação das crianças que sofrem de deficiência auditiva. Desde o ano passado, com a lei /10, hospitais e maternidades precisam, obrigatoriamente, realizar o exame, gratuitamente, nas crianças nascidas em suas dependências. T ESTE DA O RELHINHA

A SBP, através de seus Departamentos Científicos (DCs) de Cardiologia e Neonatologia, redigiu um consenso técnico para a realização da oximetria de pulso, também conhecida como Teste do Coraçãozinho. Trata-se de um exame simples, indolor, rápido, que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém-nascidos, pois é importante para o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica. O Teste já é obrigatório em alguns estados mas não há ainda uma legislação federal. Na Câmara dos Deputados tramita o projeto de lei (PL) 484/2011, de autoria do senador Eduardo Azeredo, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, incluindo vários testes de triagem neonatal, dentre os quais o da oximetria de pulso. Está na Comissão de Seguridade Social e Família, onde aguarda parecer da deputada Teresa Surita. TESTE DO CORAÇÃOZINHO

2001 – Congressos Brasileiro: inscritos 50 Congressos de Especialidades: inscritos 5 Simpósios Internacionais: inscritos 4 Simpósios de Vacinas: inscritos 1 Congresso Residente: 220 inscritos

C ONGRESSOS DE E SPECIALIDADES EM P EDIATRIA Os Departamentos Científicos da SBP foram responsáveis por mais de uma centena de congressos de especialidades pediátricas, que permanecem na busca contínua pela excelência nas áreas de atuação. Adolescência Alergia e Imunologia Pediátrica Infectologia Pediátrica Reumatologia Pediátrica Gastroenterologia Pediátrica Otorrinolaringologia Pediátrica Pneumologia Pediátrica Endocrinologia e Metabologia Pediátrica Nefrologia Pediátrica Cardiologia Pediátrica Perinatologia Terapia Intensiva Pediátrica

C ONGRESSO DE E NSINO E P ESQUISA EM S AÚDE DA C RIANÇA E DO A DOLESCENTE Os painéis, mini-cursos e círculos metodológicos do Congresso Brasileiro de Ensino e do Congresso Brasileiro de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente discutem a responsabilidade social do pediatra nas pesquisas científicas, a fim de formular propostas para o ensino de graduação, residência médica e pós-graduação. C ONGRESSO B RASILEIRO DE M ÉDICOS R ESIDENTES EM P EDIATRIA E L IGA DE P EDIATRIA Contribuir para o aprimoramento da formação profissional é o objetivo destes Congressos, que adotam em sua programação as necessidades dos alunos e preceptores de todas as regiões. Colocar como prioridade os campos da Residência Médica e Liga de Pediatria é constituir como compromisso dogmático com a formação de qualidade dos jovens pediatras e com a Pediatria do futuro.

S IMPÓSIOS B RASILEIRO E I NTERNACIONAIS Organizado anualmente, com participação em média de 600 pediatras, o Simpósio Brasileiro de Vacinas reúne em sua programação o que há de melhor nesta área da medicina e da saúde pública, onde o Brasil é exemplo de competência e pioneirismo, com seu calendário cada vez mais abrangente e completo. Realizado a cada 2 anos, com participação em média de 800 pediatras, o Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal têm como foco em sua programação a atualização das condutas seguindo as diretrizes da International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), que inclui especialistas dos cinco continentes. Realizado a cada 2 anos, com participação em média de 600 pediatras, o Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica adota o referencial da atualização científica e privilegia a qualificação da assistência à saúde das crianças e adolescentes. Os temas integram a agenda da atualidade em nutrição humana.

C ONGRESSO B RASILEIRO DE P EDIATRIA A cada 2 anos, mais de 5 mil pediatras de todo o país participam deste que é o maior encontro da especialidade na América Latina. Desde a realização do primeiro em 1947, o Congresso Brasileiro de Pediatria tem uma programação científica voltada às necessidades globais do pediatra brasileiro, bem como as mais recentes transformações sociais. Com o tema O OLHAR QUE PREPARA PARA O FUTURO, o 36º Congresso Brasileiro de Pediatria será realizado no período de 08 a 12 de outubro de 2013, em Curitiba/PR, concomitantemente ao 9º Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediátrica e o 7º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia Pediátrica.

DADOS GERENCIAIS DAS DUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDIATRIA Categoria 34º Cong. Bras. de Pediatria Brasília/DF – º Cong. Bras. de Pediatria Salvador/BA – 2011 Qtde.% % Congressistas , ,15 Palestrantes (*) 4128,254176,54 Expositores (**) 91518, ,35 Staff1202,40580,91 Fornecedores561,12671,05 Total , ,00 Total dos Participantes: (*) 34º Congresso Brasileiro de Pediatria = 20 palestrantes internacionais 35º Congresso Brasileiro de Pediatria = 15 palestrantes internacionais. (**) 34º Congresso Brasileiro de Pediatria = 43 empresas. 35º Congresso Brasileiro de Pediatria = 56 empresas

DADOS GERENCIAIS DAS DUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDIATRIA Região 34º Cong. Bras. de Pediatria Brasília/DF – º Cong. Bras. de Pediatria Salvador/BA – 2011 Qtde.% % Centro-Oeste94927,212966,02 Nordeste62317, ,05 Norte2065,912404,88 Sudeste , ,48 Sul2697, Total , ,00 Total de Congressistas por Região: Observação: Participação de congressistas de todos os Estados brasileiros.

C ALENDÁRIO º Simpósio Brasileiro de Vacinas 10 a 13/04 – Recife/PE 10º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia 01 a 04/05 – Brasília/DF 14º Congresso Brasileiro de Ensino, 9º Cong. Bras. de Pesquisa em Saúde da Criança, 2º Cong. Bras. de Médicos Residentes em Pediatria e 2º Encontro da Liga de Pediatria 29 a 31/05 – São Paulo/SP 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, 9º Cong. Bras. de Reumatologia Pediátrica e 7º Cong. Bras. de Otorrinolaringologia Pediátrica 08 a 12/10 – Curitiba/PR

C ALENDÁRIO º Cong. Bras. de Gastroenterologia Pediátrica 26 a 29/03 – Natal/RN 5º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal 27 a 29/03 – Gramado/RS 13º Congresso Brasileiro de Adolescência Agosto – Aracaju/SE 13º Cong. Bras. de Alergia e Imunologia Pediátrica Maio – Rio de Janeiro/RJ 13º Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica Setembro 4º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica Agosto – Florianópolis/SC 22º Congresso Brasileiro de Perinatologia Novembro – Brasília/DF 18º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica Outubro – Bento Gonçalves/RS 14º Cong. Bras. de Pneumologia Pediátrica Recife/PE