Interactive 3D visualization

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas e Aplicações Multimídia
Advertisements

PROJETO GRÁFICO VISUAL
Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo
DCA-0114 Computação Gráfica
PROJETO GRÁFICO VISUAL Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite) PROGRAMAÇÃO Aula 5 – 21/9 Imagem bitmap Imagem vetorial.
Squash and Stretch Quando os objectos se movem, ou ficam rigidos ou se deformam; Timing Tempo apropriado para o desenrolar de uma acção; Anticipation.
Visualização e Animação 3D com Alice
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Isabel Shalders Porto
Desenvolvimento de Pacote de Curvas Especiais para o Mtool3D
ENG1153 Estágio Supervisionado Danilo Campos Pedroza de Souza Renato Deris Prado.
Linguagens de Modelagem (cont.) (III) Equipe do Curso de ES para SMA {lucena, furtado, choren,
Alguns Projetos do LES: PRDS, Futpedia e Escritório de Qualidade Rodrigo Paes 17/08/2007.
Metáforas em Realidade Virtual
COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass
Apresentação por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio
Captura de Texto em um Quadro Branco
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa
Alberto B. Raposo INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Raytracing (resumo) POVRAY – Persistence of Vision Raytracer Alberto.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Programação OO em Java Básico Prof. Ismael H F Santos.
Trabalho 1 – Detecção de movimento através de subtração de fundo
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Grafos de Cena
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo II XML Processing: XSLT, SAX e DOM Prof. Ismael H F Santos.
Computação Gráfica Introdução
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Modelagem Geométrica
Computação Gráfica: Aula5: Rendering e Rasterização
Computação Gráfica: Aula5: Rendering e Rasterização
Computação Gráfica: Aula9: Sistemas de Partículas
Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
I – Informação Digital - Graphics Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
Visualização Neural Visualizando dados neurais para a medicina
Computação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica UFRJ/DCC
COMPUTAÇÃO GRAFICA DAVIDE MOURO SALGUEIRO.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Computação Gráfica: Aula10: Sistemas de Partículas
RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos
Introdução ao MatLab Aula 1
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Elétrica “Visualização Científica” Marcelo Andrade da Costa Vieira.
Computação Gráfica UFRJ/DCC
MAS-ML Tool: Um Ambiente de Modelagem de Sistemas Multi-Agentes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
Game Engines.
Computação Gráfica aula 01
Acompanhamento dos Projetos da Rede Norte-Nordeste
Padrões de Projeto e Arquitetura em Camadas
Introdução a Computação Gráfica
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Trabalho de Conclusão de Curso.
1 GB-109 – Elementos de Computação Gráfica Professor Gilson A. Giraldi Coordenação de Ciência da Computação Web Page:
Padrão- MVC Model, View, Controller
Modelo para Design de Interfaces
Grupo de Pesquisa em Computação Gráfica DSC - Departamento de Sistemas e Computação FURB.
Módulo de visualização de modelos numéricos de superfície da estação fotogramétrica digital E-Foto (MV3D) Rodrigo Machado Alvarenga.
1 Applications of Computer Graphics Professor Gilson A. Giraldi Coordenação de Ciência da Computação Web Page:
Sistemas de Rastreamento de Baixo Custo para Desktops Tecgraf (Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica) Depto. de Informática, PUC-Rio Alberto Raposo,
VRML. Roteiro  Introdução  A história de VRML  Visão geral  Potencial  Fundamentos  Ferramentas de software  Vantagens e Desvantagens  Conclusões.
Módulo de visualização de modelos numéricos de superfície da estação fotogramétrica digital E-Foto Rodrigo Machado Alvarenga Fonseca.
O que é multimídia.
NVIDIA Confidential Quadro – Placas gráficas profissionais para CAD.
Uma solução de baixo custo para captura,compressão, envio e visualização de imagens em um sistema embarcado Blackfin Trabalho de Conclusão de Curso PUC-Campinas.
SISGRAN. SISGRAN ( )
Software para Multimídia
Rendering Por Adinan Aguiar.
Proposta de trabalho: Rastreamento da movimentação de uma câmera.
Computação Gráfica - Introdução
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
Transcrição da apresentação:

Interactive 3D visualization by Rodrigo de Toledo 28/08/2007

Perguntas Nome, período e por que CG? Qual a sua experiência em programação? Programação Orientada a Eventos (interface gráfica)? Já fez algum programa modulado em diversos arquivos e usando bibliotecas que não são padrão? Programação Orientada a Objetos? Design patterns? Experiência profissional? Dominío do inglês? (Now, a little bit about me...)

Processamento de imagens (geometria computacional) Computer Graphics Processamento de imagens Modelagem de dados (geometria computacional) Visão (análise de imagem) Visualização (computação gráfica, síntese de imagem) DADOS IMAGEM

Visão Computacional Modelagem de Dados http://www.tecgraf.puc-rio.br/juizvirtual

Processamento de Imagens

Visualização 2D x 3D Photoshop x 3D Max Interativa (ex:games) x pré-processada (ex: “Os incríveis”) Perguntas: Como aumentar qualidade sem perder performance? Como aumentar performance sem perder qualidade? Como aumentar o volume de objetos visualizados sem perder performance? Como aumentar realismo? Como aumentar interatividade? Como visualizar o que não pode ser visto? (exemplos em visualização científica: campos vetoriais, reservatórios de petróleo)

Visualização Interativa Frame rate 30 fps 2 exigências: Movimento visualmente contínuo Tempo de latência “imperceptível” entre a ação do usuário e a reação da aplicação Games x Visualização Científica Superfícies e volumes

Superfície x Volume 350 millions of triangles

Onde estamos? Computação Gráfica Modelagem Visualização Proc. Img. Visão 2D 3D Pré-processada Interativa Vis. Científica Game Superfícies Volumes Programação CPU Programação GPU

Interactive Visualization of Massive Models using Graphics Cards Visualisation Interactive de Modèles Complexes avec les Cartes Graphiques Programmables Interactive Visualization of Massive Models using Graphics Cards Visualization - interactive: it means several frames per second - Massive models: it means, models with millions of primitives, which are hard to render interactively - Graphics Cards: programmable GPU Rodrigo de Toledo Ph.D. thesis LORIA-INRIA