GEOTECNOLOGIAS LIVRES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Referência de migração para software livre do Governo Federal
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Software livre Professor: Antonio Carlos
Curso Básico de Informática
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Maria Aparecida Castro Livi
Quantum GIS Andreza Costa Miranda Ester Luiz de Araújo G E O T C N L I
Suporte a Sistemas -- Introdução -- Walfredo Cirne
Software Livre, o que os estudantes tem com isso
Implementação de Sistemas
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Aula 7: Portais de Noticias
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – Site da Eletronorte
OPENJUMP UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
I3GeoSaúde Visão geral.
Introdução ao ArcGIS Iana Alexandra A. Rufino
Componentes de um sig Profª Iana Alexandra Alves Rufino
Visão Geral PRO.NET.
G EOTECNOLOGIAS L IVRES Profª Iana Alexandra Alves Rufino
Universidade Federal de Campina Grande
Programa Microsoft IT Academy
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
Recursos educacionais abertos como objetos de aprendizagem
Cliente.... E ele tem um problema grave e precisa de uma boa solução em software.
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Universidadefederal da bahia faculdade de educação edc 287- educação e tecnologias contemporâneas aluna: leila moraes de araújo Software livre.
Sede Edifício Saint James:Av. Dr. João Guilhermino, ºandar S.José Campos-SP - Brasil - CEP PABX:(12) / FAX:(12) 
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Buenit Tecnologia com resultados. necessidade sua  Melhorar os processos de desenvolvimento de software  Garantir excelência na entrega de software.
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
O Processo de desenvolvimento de software
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
Figura 1 – Tela do Sistema CUNHA, Jerônimo Hermano Neves; SILVA, Murilo de Assis; WISNIEWSKI, Matheus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Software Livre.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
SPEM / EPF Composer Audrey Bezerra de Vasconcelos Qualidade de Software Prof. Alexandre Vasconcelos.
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
O que são, quais existem e suas características.
Introdução ao geoprocessamento
Software Livre: O que muda para o usuário?
Professora: Fabrícia F. de Souza
OBJETIVOS DA DISCIPLINA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;
Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.
Equipe:  Ana Paula Brás  Anete Santana  Cláudia Ribeiro  Silvia Lima  Tatiana Morais.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Professor Maurício Maia
Gerenciamento de informação com os recursos de Software Livre. Fábio Mascarenhas e Silva Docente do DCI da UFPE 5ª Jornada.
Introdução ao geoprocessamento
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
WORDPRESS. O QUE É WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente.
Como escolher um Software de SIG Anderson Medeiros.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
Tecnologias Emergentes Prof. Anderson M. Fernanes Mestrando em Informática - UTFPR.
Alternativas de CMS para o IDG Brasil Um overview sobre a atual situação do cluster IDG Brasil e as alternativas para um sólido roadmap.
GEOTECNOLOGIAS LIVRES
Transcrição da apresentação:

GEOTECNOLOGIAS LIVRES Profª Iana Alexandra Alves Rufino (iana_alex@uol.com.br)

Soluções Livres para GEO Visão geral Introdução Comunidades Soluções Livres para GEO

Software Grátis = Software Livre?

Software Proprietário = Software Pago?

“Todo software livre é gratuito, mas nem todo software gratuito é livre”

Introdução O que é sofware livre e como funciona Beneficios do modelo de softwares livres Inserindo softwares livres em um projeto ou em uma instituição

Introdução: o que é Software Livre? Software e código fonte disponível livremente seguindo algum tipo de licenciamento (GPL, LGPL, BSD, MIT, Outras) Processo de desenvolvimento baseado na comunidade de desenvolvedores e usuários Grande interação entre desenvolvedores e usuários A internet permite a existência de equipes virtuais de desenvolvimento de softwares

Introdução: benefícios Custo zero com licenciamento de softwares Desenvolvimento altamente customizado em relação à real necessidade existente Grande comunidade de usuários Prioridade do desenvolvimento é baseado nas necessidades geradas pela comunidade de usuários e decisões do comitê responsável pelo projeto Bug´s detectados podem ser solucionados pelo próprio usuário/desenvolvedor

Introdução: benefícios Liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; Liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades; Liberdade de redistribuir cópias; Liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos.

Introdução: benefícios Software livre é gratuito, mas não exatamente sem custos, é necessário considerar: Aprendizagem; Performance; Suporte; Quebra de paradigmas; Conversão de bases de dados;

Evolução: breve histórico GRASS GIS : Provavelmente o pioneiro; Nos últimos anos surgiram mais opções, com reforço da Comunidade Européia: OSSIM (Processamento de imagens) gvSIG/SextanteGIS (Desktop GIS) OpenJUMP (Desktop GIS) QuantumGIS (DesktopGIS, integrado ao GRASS) MapServer (Servidor de mapas) GeoNetWork (Gerenciador de metadados) ILWISS (Era software proprietário (ITC)) EFOTO (Estação fotogramétrica para educação UERJ) TerraLib, TerraView (Soluções brasileiras INPE, PUC-RIO, UFMG, etc.)

Introdução: Inserindo modelos livres Antes de adquirir soluções proprietárias, realizar um levantamento completo das necessidades e requisitos, quais soluções proprietárias e livres atendem as necessidades e os custos envolvidos na adoção de cada solução Envolvimento de pessoal técnico especializado no início do processo aumentando as chances de acerto na escolha da solução Identificar os conhecimentos técnicos da equipe atual e contratantes, existência de suporte técnico interno ou do contratante para soluções adotadas Verificar se a comunidade envolta da solução escolhida é ativa,velocidade de correções de bug´s e lançamento de novas versões

Comunidades e blogs interessantes http://www.geosaber.com.br/ http://fossgisbrasil.com.br http://qgisbrasil.wordpress.com/ http://www.freegis.org/ http://maptools.org/

Open Source Geospatial Foundation A Open Source Geospatial Foundation foi criada para apoiar e construir programas geoespaciais da mais alta qualidade em código aberto; O intuito da fundação é encorajar o uso e desenvolvimento colaborativo de projetos liderados pela comunidade; O website (www.osgeo.org) serve como um portal para usuários e desenvolvedores compartilharem suas idéias e contribuirem com o andamento de projetos

Geolivre O GeoLivre (www.geolivre.org.br )é um portal dedicado à disseminação de tecnologias baseadas em software livre e código aberto com enfoque em geoprocessamento Este portal é uma iniciativa da comunidade do Grupo MapServer Brasil (Yahoo) e não tem fins lucrativos.

Geotecnologias Livres Desktop: - GRASS - QGIS - Udig - GvSIG - TerraView - Jump/OpenJump/Kosmos - SPRING

Exemplos GVSIG

Exemplos GVSIG: suporta modelos gráficos de processamento

Exemplos JUMP/OPENJUMP

Exemplos QGIS (QUANTUM GIS)

Exemplos ILWIS – Integrated Land and Water Information Systems

Exemplos MapServer/I3GEO – solução brasileira MMA

VIDEO AULAS DE GVSIG CURSO ON-LINE DE GVSIG http://www.lapig.iesa.ufg.br/lapig/cursos_online/gvsig/ VIDEO AULAS DE GVSIG http://www.gvsig.org/web/docusr/learning/colaboraciones/ce_0908_01/pub/doc-entregar/docs-ce090701/