INF Comunicacão Homem-Computador Parte 8

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Tecnologias da Informação e Comunicação
Dosvox.
Análise e Desenho de Formulários
O TECLADO 1 -Principais teclas de edição de texto Tecla Função
CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Moodle para Professores
Fluxograma de Atividades Informática na Administração prof. Amauri Marques da Cunha Período 2007/1.
Engenharia de Software
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Ergonomia de Interface de Software
Ergonomia de Interface de Software
Os Critérios Ergonômicos para Interfaces Humano-Computador
Estatística Básica Utilizando o Excel
Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf
INF Comunicacão Homem-Computador Parte 10
Revisões de Software Parte 1
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
CEP – Controle Estatístico de Processo
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Sistema Operacional.
Microsoft Office Excel
Fundamentos da Informática
Formatação de parágrafo
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Seminário de Engenharia de Usabilidade
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Os slides mestre Profª Helena Vauthier
Apresentando o PowerPoint
Criando Apresentações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Avaliação Microsoft Word
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
SACADO Cobrança Caixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios.
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Introdução a aplicativos Java
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
MÓDULO 4 Como usar PubMed
SACADO CobCaixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Usuários Sacados Grupos de Sacados Títulos Relatórios Relatório.
APRESENTANDO O TECLADO
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Documentação de Software
Estilos de Interação Usabilidade.
Tutorial: Cadastro.
Criando uma formatação
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Informática Básica – Unidade 2
Gestão de defeitos.
Introdução a Banco de Dados Aula 04
MatLab (Matrix Laboratory)
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Editor de Texto do Dosvox
Edivox: trabalhando com comandos de bloco
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
1 Sistemas Multimídia Fundamentos Básicos - HTML Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago.
Notas de aula Prof. Vicente Prado
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
“OFICINA INTRODUÇÃO AO POWERPOINT 2007” Cristiane Alves Dantas Glênio Morais Régis.
FUI Tiago Alves de Oliveira. Editores de Texto Word LibreOffice Writer AbiWord Pages.
Transcrição da apresentação:

INF 043 - Comunicacão Homem-Computador Parte 8 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Instituto de Informática UFRGS 2007

Projeto de Telas Características Humanas Relevantes no projeto de uma tela: Percepção Memória Aprendizado Habilidade Diferenças Individuais

Projeto de Telas Que informação colocar numa tela? Fornecer somente informações essenciais à tomada de decisão ou execução de uma ação Fornecer todos os dados relacionados a uma tarefa em uma única tela (se possível). Não se deve ter que lembrar de um dados da tela anterior.

Projeto de Telas Características de uma boa tela Aparência limpa e ordenada; Indicação óbvia dos dados que estão sendo mostrados e o que deve ser feito com eles; Informação esteja onde se espera que esteja; Indicação clara do que se relaciona com o que (cabeçalhos, instruções, opções, etc); Vocabulário simples e explícito; Modo simples de encontrar o que está no sistema e como obtê-lo; Indicação de quando uma ação poderia realizar mudanças permanentes nos dados ou no sistema.

Projeto de Telas Como colocar informações na tela Apresentar a informação de forma utilizável diretamente, sem pedir consultas a documentos, manuais, etc; Usar técnicas de destaque de vídeo (negrito, sublinhado, outra cor, etc) para chamar a atenção de ítens urgentes; diferentes componentes da tela Itens a serem manipulados Telas não têm pauta, logo, às vezes é preciso guiar o olhar do usuário através de linhas, tracejados, pontilhados ou outra técnica; A aparência e os procedimentos devem ser coerentes.

Exemplo de coerência Os 3 sinais de transito ao lado existem e significam a mesma coisa; Alguns estados e municípios adotam-nos alternativamente;

Serifado Não serifado Projeto de telas Sobre os textos: Para títulos de campos, rótulos e tarefas de pesquisa, usar MAIÚSCULAS; Para textos, usar minúsculas, com letra inicial da sentença em maiúsculo; Usar somente os caracteres alfabéticos padrão e algarismos; Evitar símbolos especiais; Usar fontes não “serifados” (Arial) e em preto sobre fundo claro; Não serifado Serifado

Projeto de telas usar palavras completas,sem abreviações ou contrações: Fita K-7 Fita Cassette X-Burger Cheese Burger não empilhe palavras: Quantidade Quantidade Paga Paga não "hifenize" as palavras: DATA-DE-NASCIMENTO ou Data_de_Nascimento Data de Nascimento

Projeto de telas Textos e Ilustrações: Usar sentenças curtas, compostas de palavras familiares. Colocar ponto ao final de cada sentença. Não colocar mais do que 40 ou 60 caracteres por linha. Duas colunas de 30 a 35 caracteres, separados por 5 espaços, também é aceitável. Separar os parágrafos por uma linha em branco. Usar o desenho de linhas para ilustrar ou suplementar o texto, sempre que possível.

Projeto de telas Títulos de Campos / Campos de Dados: Identificar os campos com títulos. Escolher nomes significativos e distintos para os títulos, que possam ser facilmente distingüidos de outros. Diferenças mínimas causam confusão. Diferenciar os títulos dos dados usando: Caracteres de contraste, com diferente intensidade e dois pontos, ou diferentes cores: Relações físicas coerentes: SEXO FEMININO RELAÇÃO FILHA SEXO: FEMININO RELAÇÃO: FILHA SEXO FEMININO RELAÇÃO FILHA SEXO: FEMININO RELAÇÃO: FILHA

Projeto de telas Para campos únicos, colocar o título à esquerda: Para campos sob o mesmo título, coloque-os acima dos dados: PRODUTO 12764 PRODUTO: 12764 PRODUTOS 12764 15698 62490 35463 PRODUTOS 12764 15698 62490 35463

Projeto de telas Separar os títulos dos campos com pelo menos um espaço: CIDADE:P.ALEGRE CIDADE: P.ALEGRE

CABEÇALHOS de TELAS e RELATÓRIOS Evite cabeçalhos longos (muitas linhas) CONTRA- EXEMPLO: VERSÃO MELHORADA: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA SISTEMA DNS-001 11/95 REL-PESQ-01.5 UFRGS - DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA Sistema de Docentes de Nível Superior Relatório de Pesquisas - Nov/95

Relatórios Relatórios devem ter as linhas detalhe, com seus campos impressos em ordem hierárquica de quebra de classificação. Exemplo: LOJA FILIAL SETOR VENDAS RENNER P.Alegre Vestuário 5.143 Brinquedos 1.768 Móveis 124 S.Paulo Móveis 7.639 Video 850 Colombo P.Alegre Eletrônicos 346 Video 108

Relatórios Exemplo: Data Nascim. NOME Setor 12/5/45 Carlos Alberto Veiga 5 23/1/49 Márcia da Silva 8 4/12/50 Angela Vieira 5 11/3/54 Marco Aurélio Cardona 4 3/11/54 Eduardo Morais 3 29/11/54 Helenara Mandelli 4 9/9/66 Aparício Medeiros 2 21/6/72 Carlos da S. Júnior 5

Relatórios Exemplo (melhorado) 12/05/45 Carlos Alberto Veiga 5 Data Nascim. NOME Setor 12/05/45 Carlos Alberto Veiga 5 23/01/49 Márcia da Silva 8 04/12/50 Angela Vieira 5 11/03/54 Marco Aurélio Cardona 4 03/11/54 Eduardo Morais 3 29/11/54 Helenara Mandelli 4 09/09/66 Aparício Medeiros 2 21/06/72 Carlos da Silva Jr 5

Relatórios Relatórios com listas de nomes ou números, devem vir classificados por nome ou número, impressos à italiana: Contra-exemplo 1: (impressão contínua) Adão da Silva, Arno Malta, Bruno Só, Carla Nunes, Carlos Sodré, Dino Matos, Fábio de Deus, Gina Marques, Hélio Alves, João Clavius, Karen Bins, Luiz Mansur Marta Zeiss, Nei Leão, Paulo Lopes, Ricardo Mars, Rogério Pietro, Rui Sartori, Sandra Noel, Talita Mondini

Relatórios Contra exemplo 2: (impressão em colunas) Adão da Silva Arno Malta Bruno Só Carla Nunes Carlos Sodré Dino Matos Fábio de Deus Gina Marques Hélio Alves João Clavius Karen Bins Luiz Mansur Marta Zeiss Nei Leão Paulo Lopes Ricardo Mars Rogério Pietro Rui Sartori Sandra Noel Talita Mondini

Relatórios Exemplo com impressão à Italiana Adão da Silva Gina Marques Paulo Lopes Arno Malta Hélio Alves Ricardo Mars Bruno Só João Clavius Rogério Pietro Carla Nunes Karen Bins Rui Sartori Carlos Sodré Luiz Mansur Sandra Noel Dino Matos Marta Zeiss Talita Mondini Fábio de Deus Nei Leão

Diálogos Aspectos Físicos e Psicológicos Computador Homem Sensível ao cansaço Impaciente Dispersivo Improvisação em situações de exceção Homem Incansável Paciencia ilimitada Atenção aparetentemente constante Incapaz de reagir diferentemente do que foi programado Computador

Características de um bom diálogo Fácil de aprender Fácil de usar Fácil de adaptar e modificar Capacidade de detectar erros Eficiente Consistente Tutorial

Etapas no projeto de diálogos Projeto do estilo do diálogo Projeto do perfil da transação Projeto dos formatos das mensagens Projeto de manipulação de erros Projeto dos itens de dados

Apto c/Dependência Empreg/Depósito. Apto c/Dependência Empreg. Mensagens As palavras devem ser: curtas, significativas, comuns e completas em linguagem familiar interpretáveis de somente uma maneira não possuidoras de: Contrações Siglas abreviações TRAFO TRAnsFOrmador AU LM Agência Urbana ? LM ???? Win Ap c/Dep Winchester/Windows Apto c/Dependência Empreg/Depósito. Winchester Apto c/Dependência Empreg.

Mensagens As sentenças devem ser: breves, simples e claras utilizáveis direta e imediatamente afirmativas em voz ativa não autoritárias não ameaçadoras não punitivas não personificativas não favorecedoras na seqüência cronológica de eventos estruturadas para que o tópico principal esteja no início cuidadosas no uso de humor.

Gerenciamento do Erro Prevenção: Constatação Correção: Aceitar erros comuns de digitação Permitir revisão e edição da mensagem a ser enviada Fornecer um mecanismo comum de envio Alertar sobre alterações irreversíveis Constatação Detectar imediatamente todos os erros, identificando visualmente o item errado Nunca faça o sistema “abortar” Correção: Fornecer uma mensagem de erro explícita, mostrando como corrigir o erro, sugerindo formato de entrada solicitar somente o envio da informação errada Iniciar diálogo de explicação

Exemplo de tratamento errôneo do erro Entre com a data de hoje: o usuário digita: 29/03/92 o sistema acusa: “data inválida” o usuário experimenta: 29-03-92 o usuário tenta: 03/29/92 o usuário pacientemente tenta: 29.03.92 o usuário irritadamente tenta: 290392 o usuário abandona o sistema!

Uma alternativa melhor para o diálogo Entre com a data de hoje (DD/MM/AAAA) O usuário entra: 29/03/92 O sistema acusa:”ano deve ter 4 dígitos” Entre com a data de hoje (formato DD/MM/AAAA) O usuário tenta: 29.03.92 O sistema acusa: “use barras como separador” Exemplo: 27/05/1990 O usuário experimenta: 03/29/92 O sistema acusa:”mês deve estar entre 1 e 12” Entre com a data de hoje (formato DD/MM/AAAA, onde DD é o dia com 2 dígitos, MM é o mês com 2 dígitos e AAAA é o ano com 4 dígitos)

Exemplo de menu e diálogo inadequado Utilitários Detecta virus Limpeza Backup Reindexação Restore Limpeza Limpeza: Você tem certeza que efetivamente quer efetuar a limpeza dos arquivos? OK. Sistema limpo. Todos os arquivos de dados do sistema foram removidos!

Oito Regras de Ouro para Diálogos 1 - Busque Homogeneidade: regra mais violada; simples de evitar e reparar; seqüências de ações consistentes em situações similares; terminologia idêntica em: consultas comandos menus helps

Oito Regras de Ouro para Diálogos 2 - Permita Atalhos aos Usuários Freqüentes o aumento do uso deve diminuir o número de intervenções e a freqüência de interações; torna-se interessante tentar diminuir o tempo de resposta e aumentar a velocidade de display; tornam-se apreciadas: abreviaturas comandos embutidos macros teclas especiais acesso aos comandos por conjunto de teclas e não exclusivamente através de menus.

Oito Regras de Ouro para Diálogos 3 - Projeto do diálogo em áreas estanques: ações organizadas com começo, meio e fim, de preferência numa mesma tela; comunicacão de fim de sessão é desejável; 4 - Permita Informações de realimentação: para cada ação do operador, associar uma resposta do sistema; as respostas devem variar com a ação; respostas freqüentes e secundárias devem ser respostas modestas (curtas) respostas infreqüentes e principais têm respostas substanciais

Oito Regras de Ouro para Diálogos 5 - Ofereça manipulação simples de erros: dentro do possível, evite a possibilidade do usuário cometer erros sérios; constatando o erro, ofereça mecanismos de manipulação simples e compreensíveis; o usuário deve ser poupado de redigitar todo o comando errado. para comandos errados, oferece-se instrução e possibilidade de corrigí-los ou ignorá-los.

Oito Regras de Ouro para Diálogos 6 - Permita fáceis reversões de ações: dentro do possível, as ações devem possuir reversão; mecanismo de reversão diminuem a ansiedade e a insegurança; reversão pode ser: ação simples conjunto de ações entrada de dados (data entry) 7 - Prover Pontos de controle Internos: operadores experientes gostam da sensação de domínio e controle das respostas do sistema; supressão de ações de sistemas, seqüências tediosas de entrada de dados, incapacidade ou dificuldade de obter informações e incapacidade de produzir ações, causam ansiedade e insatisfação.

Oito Regras de Ouro para Diálogos 8 - Reduza a utilização da memória rápida lembre que a memória rápida é limitada ( 7 +/- 2) Para tanto, prover: telas simples consolidação entre telas múltiplas tempo de treinamento suficiente para fixação de: códigos mnemônicos seqüências de ações permitir, onde apropriado, acesso à forma sintática de: comandos abreviaturas siglas, etc.