16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna - Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro PLANO DE QUALIFICAÇÃO.
Advertisements

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Iv seminário estadual de vigilância do óbito materno infantil
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
Universidade Federal de Pelotas
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Óbitos Infantis e Fetais
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Monitoramento Infantil e Fetal DIVEP- Setembro, 2010
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Monitoramento Vigilância de Óbitos DIVEP- Outubro , 2010
VIGILÂNCIA DO ÓBITO MATERNO NA 2ª DIRES
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
A atenção obstétrica, neonatal, infantil e os desafios para alcançar os ODM 3, 4 e 5
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Presentación de Caso - Brasil
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
Brumado, Serrinha, Santa Maria da Vitoria, Barreiras e Ibotirama
1 1.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Elaborada em 2005 e Revisada em 2007
Regionalização Solidária.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Os Programas de Provimento:
REDE CEGONHA.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
COMITÊ ESTADUAL DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
1.
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
Avaliação da Implantação da LCGP
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBULATÓRIOS INTERMEDIÁRIOS NO ÂMBITO DA LINHA DO CUIDADO DA OBESIDADE E SOBREPESO
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Grupo IV Seminário Estadual de Vigilância de Óbito Materno e Infantil 29/07/11 16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê 10ª Dires – Paulo Afonso, 15ª Dires– Juazeiro 28ª Dires – Senhor do Bonfim 22ª Dires- Ibotirama, 25ª Dires - Barreiras, 26ª Dires - Santa Maria da Vitória;

Responsável (SESAB/MS) Eixo 1. Atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido; Ação Responsável (SESAB/MS) Prazo (semestre/ ano) Garantia de atendimento no pré-natal de alto risco com referência e contra-referência; SMS/SESAB/MS 2011/2015 Implantação da Regulação da Atenção Obstétrica e neonatal, mediante Central de Regulação de leitos garantindo a continuidade do cuidado ; 2012 Melhorar a oferta para a realização dos exames básicos durante a gestação; Aumentar a cobertura da estratégia de saúde da família para a captação precoce de gestantes de baixo e alto risco; Implantação de leitos de UTI ; Implantação do SAMU; Implantação de bancos de Leite;

Responsável (SESAB/MS) Eixo 2. Educação na Saúde Ação Responsável (SESAB/MS) Prazo (semestre/ ano) Implantação de um protocolo de atendimento a gestante, comum a todo Estado da Bahia, desde a atenção básica, assistência e monitoramento, respeitando as particularidades e capacitação das equipes para implantá-lo; SMS/SESAB/MS 2012 Qualificar a rede de assistência para a implantação da assistência humanizada a mulher no ciclo gravídico puerperal; Capacitar as equipes para a realização de ações voltadas para a prevenção da gravidez na adolescência utilizando as estratégias existentes; SESAB/DAB/PSE (Programa Saúde da escola), Ação Social (selo UNICEF)/MS E SES Fortalecimento da Política de Educação Permanente implementando ou transformando o funcionamento dos Núcleos de Educação Permanente Microrregionais nos quais estão inseridas as Linhas de cuidado;

Responsável (SESAB/MS) Eixo 3. Gestão no Trabalho Ação Responsável (SESAB/MS) Prazo (semestre/ ano) Estruturar os municípios para a realização do parto humanizado; SMS/SESAB/MS 2012 Assegurar a vinculação dos profissionais nos municípios desprecarizando os vínculos empregatícios; Assegurar a continuidade da implantação das Linhas de Cuidado e o matriciamento através dos NASFs; Garantir o transporte adequado do paciente à Unidade de Referência; Implantação do sistema de Auditoria Municipal.

Responsável (SESAB/MS) Eixo 4. Gestão da Informação Ação Responsável (SESAB/MS) Prazo (semestre/ ano) Sensibilizar o profissional médico para o preenchimento com qualidade da DO, conforme lei específica e garantir esse Ato junto às direções médicas dos hospitais; SMS/SESAB/MS 2012 Observar o cumprimento da Lei que estabelece o registro adequado dos prontuários; Aumentar a coberura do SIM/SINASC, evitando subnotificação em cumprimento a Portaria 116/2009; Garantir o preenchimento adequado da DN pelos profissionais dos hospitais.

Responsável (SESAB/MS) Eixo 5.Vigilância do Óbito Infantil, fetal e materno Ação Responsável (SESAB/MS) Prazo (semestre/ ano) Implantação do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica de forma prioritária; SMS/SESAB/MS 2012 Implantação de Câmaras Técnicas de Análise de Óbitos, de acordo com a realidade local; Possibilitar a operacionalização da vigilância do óbito Materno/infantil e fetal de acordo com o fluxo contido na Nota Técnica SESAB/DIS/DIVEP/2009, com articulação entre as Diretorias Regionais de Saúde, intra e interestaduais.

Responsável (SESAB/MS) Eixo 6.Mobilização Social e Comunicação Ação Responsável (SESAB/MS) Prazo (semestre/ ano) Implantação de Ouvidoria Municipal; SMS/SESAB/MS 2012 Implantação dos Conselhos Locais de Saúde; Sensibilizar a comunidade quanto a importância do cuidado a gestante e ao menor de ano utilizando os espaços de educação em saúde. Divulgação dos espaços de participação popular através da mídia e espaços de educação em Saúde. OBRIGADO!