PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Função Respiratória.
Advertisements

Fisiologia do Sistema Respiratório
Sistema respiratório.
Sistema respiratório.
2ª fase Ensino Médio Escola Angelina Jaime Tebet Profº. Carlos
A Função Respiratória.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.: Gilmar.
Proteção Respiratória
Professor: Indíara Jorge Latorraca
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório Professora Helena.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Identificar os órgãos que compõem o sistema respiratório; Descrever o processo de respiração, abordando as etapas de ventilação, hematose.
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
Sistema Respiratório Humano
Profª. Michele Dias - 7ª série
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema Respiratório.
Primeiros Socorros Camila Sarti
Sistema respiratório.
1 A respiração: o sistema respiratório X SAIR.
Sistema Respiratório.
A Pequena e a Grande Circulação
Respiração Apostila 2 Página 26.
Sistema Respiratorio FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO FUNÇÃO – assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Regras da Higiene Respiratória
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Sistema Respiratório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO PROF.º EUDINEY PIFFER
SISTEMA RESPIRATÓRIO - funções
Sistema Respiratório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Sistema respiratório do homem
Sistema Respiratório.
8º AB (2º Bimestre) SISTEMA RESPIRATÓRIO
Curso Técnico em Enfermagem
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Proteção Respiratória.
Sistema Respiratório Humano
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
O corpo humano sistema respiratório
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou.
Sistema respiratório.
Colégio Maria Imaculada SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO. Aspectos  Mecanismo pelo qual a energia química contida nos alimentos é extraída nas mitocôndrias.
Sistema Respiratório Humano
Sistema respiratório.
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório.
O sistema respiratório
Respiração orgânica, externa ou pulmonar
Sistema Respiratório.
Aparelho Circulatório
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO
O SISTEMA RESPIRATÓRIO
AGENTES QUÍMICOS.
RISCOS QUÍMICOS.
Fisiologia do Sistema Respiratório
Constituição do sistema respiratório
RÚBIA SILVA. Realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Elaborado por: Anderson Vitor Técnico em Segurança do Trabalho.
Transcrição da apresentação:

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Elaborado por: Anderson Vitor Técnico em Segurança do Trabalho

INTRODUÇÃO. Nas muitas atividades de trabalho existem inúmeros e minúsculos contaminantes que ficam suspensos no ar.

O ar que respiramos é composto de aproximadamente: 21% de oxigênio 78% de nitrogênio 1% de outros gases

Nesta combinação, estes gases mantêm a vida.

Sua saúde depende do ar puro que você respira, porém quando outras substâncias estão presentes, você está sujeito a:

Irritações Indisposições

Problemas de Saúde Morte

Os riscos em um ambiente de trabalho, muitas vezes, não são percebidos.

CONHECENDO OS RISCOS É importante conhecer os possíveis riscos que podem afetar a sua saúde. Simplesmente porque o ar parece puro, não significa que não existem riscos, muitas das vezes eles não são visíveis e nem têm cheiro.

As poeiras são formadas quando: ● Um material sólido é quebrado ● Moído ou triturado Quanto menor a partícula, mais tempo ela ficará suspensa no ar, sendo maior a chance de ser inalada. Ex.: Minério, Madeira, Poeiras de Grãos, Amianto e Sílica etc.

Os fumos ocorrem quando: ● Um metal ou plástico é fundido (aquecido) ● Vaporizado ● Resfriado Rapidamente formando partículas muito finas que ficam suspensos no ar. Ex.: Soldagem, Fundição, Extrusão de Plásticos, etc. Fumos

As névoas são encontrada quando: ● Líquidos são pulverizados ● Operações de pintura São formadas normalmente quando há geração de spray.

oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, etc.. Gases Os gases são substancias não líquidas ou sólidas nas condições normais de temperatura e pressão, tais como: oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, etc..

vapores Os vapores ocorrem através da evaporação de líquidos ou sólidos, geralmente são caracterizados pêlos odores (cheiros), tais como: Gasolina, Querosene, Solvente de Tintas e etc..

EFEITO DOS CONTAMINANTES À SAÚDE.

Sistema Respiratório. Um fantástico mecanismo natural a nosso serviço. Sua finalidade é absorver o oxigênio do ar e transferi-lo para o sangue.

Durante a respiração, o ar penetra pelo: Nariz ou boca; Através da traquéia atinge os pulmões; Nos pulmões, o ar ainda passa por pequenos tubos (bronquílos); Até chegar aos alvéolos, onde o oxigênio é transferido para a corrente sanguínea.

Fase do Processo: Nesta fase do processo, os alvéolos trocam o oxigênio; Pelo gás carbônico do sangue; Que é o gás residual não aproveitado pelos órgãos do corpo; E o transfere para ser expirado.

Distribuição do Oxigênio: O oxigênio é então distribuído pelo sangue por todos os órgãos do corpo humano; Os quais realizarão suas funções distintas; O sistema respiratório é de fundamental importância para a realização do milagre da vida.

Alguns contaminantes provocam reações imediatas no organismo como: Tosse Tonturas Dores de cabeça Espirros falta de ar Obs.: Existem porém, doenças provocadas por certos ar, que só são descobertas após vários anos de exposição.

A – Cavidade Nasal B – Faringe C – Laringe D – Traquéia E – Alvéolos F – Árvore Bronquial G - Diafragma

Defesas Naturais do Organismo O corpo humano tem um incrível sistema respiratório que leva o ar contendo oxigênio para os pulmões. Para que possamos respirar um ar limpo e normal, as defesas do nosso organismo agem como purificadores de ar.

Cílios Pêlos Muco 26/03/2017 Pêlos Traquéia Cílios Muco Brônquios Tosse Alvéolos Bronquíolos

Os pêlos do nariz , servem para segurar e prender as partículas maiores que inalamos juntos com o ar. Pêlos

Os cílios são pequenos pêlos, que auxiliam no trabalho de purificação do ar. Pulsando 10 a 12 vezes por segundo, eles movimentam as partículas que possam ter passado pelo nariz, de modo que seja possível expectorá-las. Cílios

As vias respiratórias possuem uma substância líquida chamada muco, que serve, juntamente com os cílios, para arrastar essas articulas até a garganta. A tosse é um reflexo do corpo que expulsa e joga fora essas partículas. Muco

Doenças. Apesar das defesas naturais, alguns contaminantes conseguem penetrar profundamente no sistema respiratório e causar algumas doenças, como as pneumoconioses.

Veja alguns exemplos de pneumoconioses.

Silicose É causada por partículas da sílica, muito comum nas indústrias cerâmicas, minerações, pedreiras e metalúrgicas, provocando uma redução na capacidade respiratória.

Abestose É causada pelas fibras do abesto (amianto), provocando redução na capacidade de transferência de oxigênio para o sangue, além de câncer.

Antracose Também conhecida como "doença do pulmão preto" ou "doença dos mineiros". É causada pela inalação de partículas de carvão mineral.

Bissinose É causada principalmente pelas partículas de algodão, comum nas indústrias têxteis. Provocam redução na capacidade respiratória, febre e tosses frequentes.

COMO SE PROTEGER DOS CONTAMINANTES

Uma das formas de proteger o trabalhador contra a inalação de contaminantes atmosféricos é através do uso de Equipamento de proteção Respiratória (EPR).

Estes equipamentos, popularmente conhecidos como respiradores (máscaras), são constituídos por uma peça que cobre, no mínimo,

Boca Nariz Através da qual o ar chega à zona respiratória do usuário, passando por um filtro ou sendo suprido por uma fonte de ar limpa.

Os respiradores filtrantes são geralmente compostos de várias camadas de filtros, que retém certos contaminantes suspensos no ambiente de trabalho.

SELECIONANDO O RESPIRADOR ADEQUADO

COMO IDENTIFICAR UM BOM RESPIRADOR Eficiência do filtro Vedação Tempo de uso

COMO COLOCAR ADEQUADAMENTE UM RESPIRADOR

CUIDADOS COM O RESPIRADOR 26/03/2017 CUIDADOS COM O RESPIRADOR

ATENÇÃO

Um respirador só é eficiente e útil se estiver no rosto do usuário, protegendo suas vias respiratórias, bem colocado e ajustado. 26/03/2017 BELEZA GALERA

Segurança do Trabalho SESMT