Sensoriamento Remoto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

Fotografias aéreas e foto-interpretação são
Sistemas de Detecção Remota
Introdução à Detecção Remota
Sistemas de Detecção Remota
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
SENSORIAMENTO REMOTO: Definição e Aplicações em Ecologia da Paisagem
Sistemas de Informação Geográfica Profa. Gisa Melo Bassalo
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Sensoriamento Remoto Prof. Francisco de Assis de Carvalho Pinto
Iana Alexandra Alves Rufino
Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Sensor Fotográfico.
Órbita dos Satélites.
Fundamentos de Sensoriamento Remoto Profa. MSc. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Ailton Luchiari.
Como a radiação eletromagnética interage com a superfície terrestre?
FLG Análise Espacial e Geoprocessamento
Edição Matricial ATRAVÉS DA FERRAMENTA SPRING Mauricio Alves Moreira
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
Introdução ao Sensoriamento Remoto
Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens
Sistemas sensores Sensores:
Características das Imagens de Sensoriamento Remoto.
Características das Imagens de Satélite
1.4. IMAGENS DE SATÉLITE RESOLUÇÃO DAS IMAGENS.
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
- Soluções em Geoprocessamento
SENSORIAMENTO REMOTO.
Introdução ao Sensoriamento Remoto
Imagens para Mapeamento Geológico e Levantamento de Recursos Minerais
Cartografia – Parte II O programa CBERS Mapas/Cartas/Plantas
CURSO DE GEOPROCESSANENTO
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
Resoluções Resolução É uma medida da habilidade que um sistema sensor possui de distinguir alvos ou fenômenos na superfície terrestre Espacial Espectral.
Digital Image Processing, 2nd ed. © 2002 R. C. Gonzalez & R. E. Woods O interesse em métodos para processamento digital de.
SATÉLITES INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS Produtos imagens
SR e suas aplicações em Recursos Naturais
INTERPRETAÇÃO VISUAL.
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
Introdução ao Sensoriamento Remoto
Sensoriamento Remoto no Brasil Satélites e Sensores
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Conceitos, Histórico, Introdução ao CD-ROM Educacional do INPE Aula 2
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
Sistemas sensores Equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Processamento Digital de Imagens
Sensoriamento Remoto e Realce de Imagem
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
GEOPROCESSAMENTO Aula 4: Interpretação de imagens e fotointerpretação
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
Imagens: De intensidade e de Profundidade Prof a Dr a Mercedes Gonzales Márquez Prof a Dr a Mercedes Gonzales Márquez Universidade Estadual de Mato Grosso.
NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO.
Sistemas Orbitais de Sensoriamento Remoto
Sensoriamento Remoto no Brasil
Sensoriamento Remoto.
Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia
Introdução à Detecção Remota. Algumas referências John R. Jensen, Remote Sensing of the Environment: An Earth Resource Perspective (Prentice Hall).
Introdução ao Sensoriamento Remoto
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Cartografia
Análise Digital de Imagens
Representação do espaço geográfico
CARTOGRAFIA UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS.
Sensores e Satélites Características O caminho seguido por um satélite é chamado de sua órbita. Satélites são projetados em órbitas específicas para atender.
Transcrição da apresentação:

Sensoriamento Remoto

Sensoriamento Remoto Conceito: Florenzano (2002) compreende o sensoriamento remoto como a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados da superfície terrestre, através da captação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície. Ou de uma maneira mais ampla o sensoriamento remoto é entendido como sendo a forma de obtenção de informações de um objeto ou alvo, sem que haja contato físico com o mesmo (ROSA, 2003).

História: Desde o começo , a humanidade tem sempre tentado ver o mundo por outros ângulos, nem todos os métodos antigos, nem alguns dos posteriores foram bem sucedidos por esta razão: simplesmente faltava a tecnologia ... O único método de registro disponível por aproximadamente mais 200 anos era o desenho. O primeiro fotógrafo aéreo: Gaspard Felix Tournachon, também conhecido como NADAR, foi um famoso balonista e fotógrafo francês que carregava suas câmeras volumosas pelos ares. O seu objetivo era fazer levantamentos terrestres a partir de fotografias aéreas, e isto chamou a atenção dos militares(1855). A Brigada de Pombos da Bavária 1903: Uma tentativa inovadora para evitar perigosos balões foi fixar câmaras leves em pombos-correio.

Fotografias de um Aeroplano em 1909: Wilbur Wright foi o piloto de dois notáveis eventos na história do Sensoriamento Remoto. As primeiras fotografias de um avião foram tiradas pelo passageiro de Wilbur, L. P. Bonvillain, num vôo de demonstração na França em 1908. No ano seguinte, a primeira tomada aérea com uma câmara de cinema foi realizada. A Grande Guerra: 1914-1918 O biplano substituiu o balão na observação das linhas inimigas na luta de trincheiras da 1a guerra mundial. A Segunda Grande Guerra – 1939 a 1945. Na II Guerra Mundial houve grande desenvolvimento do SR, nesse período: filme infravermelho, para detectar camuflagem; novos sensores (radar). A história do SR no Brasil se iniciou nos anos 60, quando foram efetuados os primeiros contatos para a criação de um programa de pesquisa entre a NASA e Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), conhecido hoje como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Como Funciona : Sistemas Sensores Os sistemas sensores são equipamentos que estão a bordo dos satélites e sua função é captar e registrar a energia eletromagnética proveniente dos objetos na superfície terrestre. Da mesma forma como nós captamos as cores dos objetos através dos nossos olhos, os sensores a bordo dos satélites captam a energia eletromagnética que é refletida ou emitida pelos objetos da superfície terrestre.

Imagens de Sensoriamento Remoto Resolução Espacial Resolução Temporal Resolução Espectral Resolução Radiométrica Resolução Espacial - A resolução espacial indica o tamanho do menor objeto que é possível representar na imagem. Resolução Espectral - A resolução espectral dos sensores indica a quantidade de regiões do espectro eletromagnético nas quais o sensor é capaz de gerar uma imagem de níveis de cinza. Resolução Temporal - A resolução temporal se refere ao intervalo de tempo em dias ou horas, que o sistema demora em obter duas imagens consecutivas da mesma região sobre a Terra.

Resolução Radiométrica de uma Imagem Digital - O número de bits utilizado para armazenar os números digitais define a resolução radiométrica de uma imagem.

Aplicações : Cartografia; Planejamento e monitoramento do uso do solo; Administração pública; Agricultura; Fiscalização governamental; Comércio e serviços; Empreendimentos mobiliários; Projetos de expansão urbana; Planejamento viário; Mapas rodoviários; Ensino e pesquisa; Turismo;

Exemplo de aplicação : Agricultura

Vantagens: Fotogrametria: Maior rapidez na aquisição de dados; Maior abundância de informações; Trabalho mais confortável: Escritório x Campo. Visão 3D (Estereoscopia); Informações extras; Linhas de drenagem; Locais para base das obras; Localização de materiais para a construção. Exame dos locais a revelia dos moradores ou proprietários. Fotogrametria: A Fotogrametria (derivada do grego: luz, descrição e medidas) é definida como a ciência aplicada, a técnica e a arte de extrair de fotografias métricas, a forma, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos.

= Características das Imagens de Satélite: Originalmente, as imagens de satélites são obtidas em preto e branco. Porém, O olho humano é mais sensível a cores que aos tons de cinza. As cores que podemos ver é fruto da reflexão seletiva dos alvos existentes na superfície terrestre, nas distintas bandas do espectro eletromagnético. = Imagem LANDSAT-TM da cidade de Porto Alegre, lago Guaíba e parte da laguna dos Patos, RS.Composição colorida utilizando três bandas nos comprimentos de onda do visível.

Assim, para facilitar a interpretação visual dos dados de sensoriamento, são associadas cores aos tons de cinza, criando-se desta forma uma imagem de satélite colorida. Ela é resultante da combinação das três cores básicas (azul, verde e vermelho) associadas, por meio de recursos computacionais, às imagens individuais obtidas em diferentes comprimentos de onda ou faixas espectrais. Este é o mesmo mecanismo da visão a cores nos seres humanos. = Imagem do satélite LANDSAT-TM, colorida, utilizando três bandas, duas nos comprimentos de ondas do visível e uma no infravermelho próximo.

Fotogrametria Digital Baixo Custo em relação Fotogrametria Analógica. Câmeras de pequeno formato. Possibilidade de processamento em computadores pessoais.(liberação da dependência ótica/mecânica). Sistema de medição estável. (eliminação da calibração). Processamento digital de imagens (Contraste, Brilho, textura, etc...) Possibilidade de automação de tarefas. Desvantagens da fotogrametria digital: Necessidade de maior número de fotos para cobrir a mesma área; Necessidade de adaptação da câmera a aeronave; Necessidade de alta capacidade de armazenamento.(Terabytes); Automação limitada; Em Desenvolvimento;

Satélites Orbitais Sistema Landsat LANDSAT 5 Sensor ETM e ETM+ Resolução Espacial Mulispectral: 30 m Pancromática: 15 m Resolução Espectral 7 Bandas Resolução Temporal: 16 dias

Sistema CBERS CBERS e CBERS 2 Sensor CCD Resolução Espacial 20 m – multispectral Marcelo Guimarães ribeiro 21 Resolução Espectral 4 bandas espectrais 1 banda pancromático Resolução Temporal 26 dias

QUICKBIRD II Resolução espacial 2.8 metros Marcelo Guimarães ribeiro 23 0.7 metros Resolução espectral 4 bandas Resolução temporal 1 a 3 dias.

Satélites de alta resolução espacial Sistema IKONOS IKONOS II Resolução espacial: Multispectral: 4 metros Pancromática: 1 metro. Resolução espectral: 4 Bandas Resolução temporal: 2 a 3 dias

Sistema Laser Scanner Faz uma rápida aquisição de um grande volume de informação sobre a variação da superfície de uma região. Características: Permite formar um modelo digital de superfície com uma grande resolução. Apresenta grande redundância em regiões planas. Requer Grandes capacidades de armazenamento de informações.

Modelos digitais MDS MDT -Volumes -Corte -Aterro -Áreas -Perfis -Seções Transversais -Mapas: -Sombreamento -Declividade -Aspecto

O vulcão Chaitén(Chile) ficou inativo por mais de 9000 anos, até entrar em erupção em Maio de 2008. Em 19 de janeiro de 2009, o sensor a Advanced Thermal Emission Spaceborne and  Reflexion Radiometer (ASTER) capturou uma imagem do vulcão Chaiten. Nestas imagens em falsa cor, vermelho indica vegetação e azul escuro  indica água. A pluma do vulcão aparece em coloração branco-acinzentada, e é grossa o suficiente para esconder completamente a superfície terrestre abaixo. A Sudeste do vulcão, a superfície terrestre varia na cor de cinza a marrom, com apenas manchas isoladas de vermelho. Estas cores alteradas  indicam áreas revestidas com cinzas vulcânicas e vegetação que foi morta pela queda de cinzas.

Visite: Grupo: http://www.inpe.br http://www.dpi.inpe.br http://earthobservatory.nasa.gov/ http://terra.nasa.gov http://www.usgs.gov/ http://eospso.gsfc.nasa.gov/ Grupo: Agnelo Brisotti Nº36 Alexandre Arthur Nº Anne D´Elboux Nº31 Cyro Viegas Nº Daniela Roza Nº33 Roberto Foltran nº Pedro Neves, nº 40