Gestão Ambiental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Advertisements

RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Atribui aos.
Programa 5S.
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
RECICLAGEM NOME:Luyz fernando NOME:Marielly NOME:Sebastião
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Sistemas de Gestão Integrada
ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Gestão Ambiental.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Rio de Janeiro – Novembro/2009
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Resíduos da Construção Civil
Resíduos de Gesso na Construção Civil
1.
Sugestões de ações para implantações
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CLEALCO Açúcar e Álcool Unidade de Clementina Planejamento Estratégico
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Reciclagem de Embalagens.
Educação para a Sustentabilidade
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
Sustentabilidade.
Segurança geral e pessoal
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Sustentabilidade Ambiental
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Função da Administração:
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SHOWA BONÉS
CIPA 2013/2014.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
Lixo Brasileiro.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Coleta Seletiva e Reciclagem
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
Resíduos de Construção Civil
ISO que bicho é esse? ..
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
TREINAMENTO BÁSICO INTRODUTÓRIO – TBI
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

Gestão Ambiental

O QUE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PODE FAZER O QUE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PODE FAZER ? - Aumentar a eficiência dos processos e diminuir a poluição - Otimizar a utilização dos recursos naturais - Melhorar as condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho - Fornecer bens e serviços que respeitem as leis da natureza - Sustentabilidade - é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora quanto para o futuro indefinido - Responsabilidade Social

Construção Civil e a Gestão do Meio Ambiente O que vem sendo feito? Como estão implantando? Quais as vantagens? - Redução no risco (diminuição do potencial para acidentes) - Prevenção da poluição e redução de desperdício (economia e diminuição de despesas) - Competitividade e lucro - Atendimento / Grupos Ambientais (Entidades/ órgãos ambientais que podem pressionar por meios legais, organizações com pobre desempenho ambiental) - Seguros (Companhias de seguros, podem privilegiar empresas que possuam SGA – Serviço de Gestão Ambiental com eficiência comprovada) - Funcionários e empregados (mais motivação e comprometimento)

PRRS Programa de Reciclagem de Resíduos Sólidos

Introdução Criado em 2001 / Implantado em Janeiro de 2002 Surgiu da necessidade de se encontrar o destino ideal para os resíduos da construção Reciclamos 98% dos resíduos Acumula mais de 230 toneladas de materiais já reaproveitados e/ou destinados para usinas de reciclagem, isso sem contar a reciclagem da caliça Taxa de desperdício de apenas 0,8%.

Objetivo Reciclar visando a melhoria e preservação do meio ambiente, e a melhor qualidade de vida hoje e para as gerações futuras. Buscamos contribuir para que todos levem ao seu ambiente de vida ”lar” a idéia de respeito à natureza / ecologia / meio ambiente. Buscar o desperdício zero e a melhor empregabilidade dos materiais e seus resíduos, através de pequenos atos e da conscientização dos colaboradores, parceiros, fornecedores, e clientes.

Metodologia de Coleta, Separação e Reciclagem Aplicação Metodologia de Coleta, Separação e Reciclagem Ver Anexo 01

3. Metodologia de Coleta, Separação e Reciclagem Separação e Estocagem Dispostas da seguinte maneira: Plástico (Plástico Cristal, Plástico Misto, PET), PVC. Alumínio (Alumínio, Alumínio Off-set, Alumínio Perfil, Cabo Alumínio com e sem alma, Cavaco de Alumínio). Cobre (Cobre Mel, Cobre Misto, Cobre Sujo) Papelão (Papelão, Papel de terceira, Sacos de Cimentos, argamassas, gesso), Papel Picotado (Papel Misto), Papel Branco, Jornal, Revistas. Sucata (ferro, Sucata de Inox, Sucata Miúda, Ferro Fundido, Fundido Misto. Metais (Antimônio, Cavaco de Metal, Chumbo, Magnésio, outros).

3. Metodologia de Coleta, Separação e Reciclagem Além dos materiais citados acima, na obra é feita a reciclagem e o reaproveitamento da caliça, através do processo de moagem. Após todos os processos, os materiais recicláveis são vendidos para industrias de processamento de resíduos sólidos recicláveis e/ou para os distribuidores dos materiais reciclados.

Contribuição e Ação Social Após a negociação dos materiais recicláveis com as industrias, como forma de incentivo a reciclagem, foi criado o Fundo de Reciclagem para os colaboradores (funcionários) da Hestia, o qual constitui 70% do valor arrecadado pela venda desses materiais. Materiais como azulejos, pisos, forros, etc, após o vencimento do período de armazenamento obrigatório para serviços de manutenção, esses materiais são doados a nossos colaboradores para a construção de suas casas.

Resumo do PRRS ·Reciclar o entulho gerado nas construções, demolições e reformas. ·Controlar a deposição do entulho de modo a facilitar sua reciclagem. ·Não agredir o meio ambiente. ·Gerar um subproduto de interesse social, econômico e de fácil colocação no mercado.

Comunicação e Marketing Marca Registrada Hestia

Balanço 2008 151.000,00 Kg (aprox. de Caliça) 8.425,00 Kg (Papel, Plástico, PVC, Aço, Sucatas, Jornal, etc...) 159.425,00 Kg de Material Reciclado nos Canteiros de Obras

Meta 2009 99% à 100% Desperdício: < 0,5% Implantação do Projeto de Redução de Consumo de Energia Elétrica Manter a conscientização do Uso Correto e sustentável da Água, através do uso da água de drenagem obtida dentro da obra.