Carregar apresentação
1
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
2
MEIO AMBIENTE NA EMPRESA
Educação Ambiental Produção Limpa Gestão Ambiental
3
PRÉ-AVALIAÇÃO AMBIENTAL
Onde queremos chegar ? Como chegar lá Como chegar lá ? Onde estamos ?
4
VELHOS PARADIGMAS X AMBIENTALISMO
A responsabilidade ambiental corrói a competitividade A ecoestratégia empresarial gera novas oportunidades de negócios Gestão ambiental é coisa apenas para grandes empresas A pequena empresa é até mais flexível para introduzir programas amb. As ONG’s consolidam-se tecnicamente e participam da maioria das comissões de certificação ambiental O movimento ambientalista age completamente fora da realidade A função ambiental está em diversos setores do planejamento estratégico da empresa A função ambiental na empresa é exclusiva do setor de produção
5
OS 5 PRINCÍPIOS DO SGA Conheça o que deve ser feito. Assegure o comprometimento da empresa e defina sua política de meio ambiente; Elabore o Plano de Ação para atender aos requisitos de sua política ambiental; Assegure condições para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais e implemente as ferramentas de sustentação necessárias;
6
OS 5 PRINCÍPIOS DO SGA Realize avaliações qualiquantitavas periódicas do desempenho ambiental da empresa; Revise e aperfeiçõe a política de meio ambiente, os objetivos e metas ambientais e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.
7
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Primeira etapa: Definição da Política Ambiental Segunda etapa: Elaboração do Plano de Ação Terceira etapa: Implantação e Operacionalização Quarta etapa: Avaliação Periódica Quinta etapa: Revisão do SGA 8
8
DEFINIÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL
Constitui-se na declaração de princípios e intenções da empresa em relação ao seu desempenho ambiental, e que devem nortear o planejamento de ações e o estabelecimento de seus objetivos e metas ambientais (ISO 14001) 9
9
ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO
Deve ser elaborado para que a empresa viabilize os seus objetivos e metas estabelecidos; cronograma de implantação; recursos necessários; atribuições e responsabilidades. Deve ser integrado ao plano estratégico da empresa. 10
10
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Disponibilize os recursos necessários; integre os elementos do SGA; defina as responsabilidades; conscientize e motive os empregados; realize treinamentos; comunique-se; documente o SGA; mantenha o controle operacional; assegure resposta às emergências. 11
11
AVALIAÇÃO PERIÓDICA E REVISÃO DO SGA
Realize medições e monitoramentos; implemente ações corretivas e preventivas; mantenha um sistema de registro; realize auditorias periódicas. AVALIAÇÃO Revise o Sistema de Gestão Ambiental; implemente melhorias. REVISÃO 12
12
DIFERENCIAL COMPETITIVO
VANTAGENS DO SGA DIFERENCIAL COMPETITIVO Melhoria da imagem; Aumento da produtividade; Conquista de novos mercados.
13
MELHORIA ORGANIZACIONAL
VANTAGENS DO SGA MELHORIA ORGANIZACIONAL Gestão ambiental sistematizada; Integração da qualidade ambiental à gestão dos negócios da empresa; Conscientização ambiental dos funcionários; Relacionamento de parceria com a comunidade.
14
VANTAGENS DO SGA MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS
Eliminação dos desperdícios; Conquista da conformidade ao menor custo; Racionalização da alocação dos recursos humanos, físicos e financeiros.
15
MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS
VANTAGENS DO SGA MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS Segurança legal; Segurança das informações; Minimização dos acidentes e passivos ambientais; Minimização dos riscos dos produtos; Identificação das vulnerabilidades
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.