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SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL1

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL1"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL1

2 MEIO AMBIENTE NA EMPRESA
Educação Ambiental Produção Limpa Gestão Ambiental

3 PRÉ-AVALIAÇÃO AMBIENTAL
Onde queremos chegar ? Como chegar lá Como chegar lá ? Onde estamos ?

4 VELHOS PARADIGMAS X AMBIENTALISMO
 A responsabilidade ambiental corrói a competitividade  A ecoestratégia empresarial gera novas oportunidades de negócios  Gestão ambiental é coisa apenas para grandes empresas  A pequena empresa é até mais flexível para introduzir programas amb. O movimento ambien- talista age completamente fora da realidade  As ONG’s consolidam-se tecnicamente e participam da maioria das comissões de certificação ambiental A função ambiental na empresa é exclusiva do setor de produção  A função ambiental está em diversos setores do planejamento estratégico da empresa

5 OS 5 PRINCÍPIOS DO SGA Conheça o que deve ser feito. Assegure o comprometimento da empresa e defina sua política de meio ambiente; Elabore o Plano de Ação para atender aos requisitos de sua política ambiental; Assegure condições para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais e implemente as ferramentas de sustentação necessárias;

6 OS 5 PRINCÍPIOS DO SGA Realize avaliações qualiquantitavas periódicas do desempenho ambiental da empresa; Revise e aperfeiçoe a política de meio ambiente, os objetivos e metas ambientais e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

7 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Primeira etapa: Definição da Política Ambiental Segunda etapa: Elaboração do Plano de Ação Terceira etapa: Implantação e Operacionalização Quarta etapa: Avaliação Periódica Quinta etapa: Revisão do SGA 8

8 DEFINIÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL
Constitui-se na declaração de princípios e intenções da empresa em relação ao seu desempenho ambiental, e que devem nortear o planejamento de ações e o estabelecimento de seus objetivos e metas ambientais (ISO 14001) 9

9 ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO
Deve ser elaborado para que a empresa viabilize os seus objetivos e metas estabelecidos; cronograma de implantação; recursos necessários; atribuições e responsabilidades. Deve ser integrado ao plano estratégico da empresa. 10

10 IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Disponibilize os recursos necessários; integre os elementos do SGA; defina as responsabilidades; conscientize e motive os empregados; realize treinamentos; comunique-se; documente o SGA; mantenha o controle operacional; assegure resposta às emergências. 11

11 IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
11

12 AVALIAÇÃO PERIÓDICA E REVISÃO DO SGA
Realize medições e monitoramentos; implemente ações corretivas e preventivas; mantenha um sistema de registro; realize auditorias periódicas. AVALIAÇÃO REVISÃO Revise o Sistema de Gestão Ambiental; implemente melhorias. 12

13 DIFERENCIAL COMPETITIVO
VANTAGENS DO SGA DIFERENCIAL COMPETITIVO Melhoria da imagem; Aumento da produtividade; Conquista de novos mercados.

14 MELHORIA ORGANIZACIONAL
VANTAGENS DO SGA MELHORIA ORGANIZACIONAL Gestão ambiental sistematizada; Integração da qualidade ambiental à gestão dos negócios da empresa; Conscientização ambiental dos funcionários; Relacionamento de parceria com a comunidade.

15 VANTAGENS DO SGA MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS
Eliminação dos desperdícios; Conquista da conformidade ao menor custo; Racionalização da alocação dos recursos humanos, físicos e financeiros.

16 MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS
VANTAGENS DO SGA MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS Segurança legal; Segurança das informações; Minimização dos acidentes e passivos ambientais; Minimização dos riscos dos produtos; Identificação das vulnerabilidades

17 SGSSO

18 BIBLIOGRAFIA BACKER, PAUL DE. Gestão Ambiental: a administração verde. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1995. CHRISTI, I. Cleaner Production in Industry. DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. São Paulo: Atlas, 1995. DONAIRE, D. A internacionalização da gestão ambiental na empresa. Revista de Administração, São Paulo v.31, n.1, p.44-51, janeiro/março 1996. EPSTEIN, M. J. Measuring Corporate Environmental Performance. Irwin Professional Publishing, USA. GAZETA MERCANTIL. Panorama Setorial: Indústria de Embalagens. Dez JÖHR, H. O verde é o negócio. São Paulo, Ed. Saraiva, 1994. KINLAW, DENNIS, C. Empresa Competitiva e Ecológica. São Paulo: Makron Books, 1997. LIPIETZ, A. Será impossível um desenvolvimento ecologicamente sustentável? Portugal, Contemporânea Editora Ltda.

19 MOURA, LUIZ ANTÔNO ABDALA DE
MOURA, LUIZ ANTÔNO ABDALA DE. Qualidade e Gestão Ambiental: sugestões para implantação das normas ISO nas empresas. São Paulo: Editora Oliveira Mendes, 1998. NASCIMENTO, L. F.; ÂNGELA, E. O perfil ambiental das empresas do setor metal-mecânico e seus desafios competitivos. In: Revista Produto & Produção - UFRGS, 1 (1), Rio Grande do Sul, outubro de p NASCIMENTO, L. F.; PEREIRA, O. Projetos de tecnologia de infra-estrutura urbana - das fases de análise econômica e licenciamento à gestão ambiental. Anais XVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Gramado/RS PORTER, M. and LINDE, C. Ser Verde também é ser Competitivo. Revista Exame, p , Nov. 1995 SENAC, Revista Diga La – Especial – Meio ambiente, 2001. TIBOR, TOM. ISO 14000: um guia para as novas normas de gestão ambiental. São Paulo: Ed. FUTURA, 1996. WEVER, GRACE H. Strategic Environmental management. 1- Material adaptado do Programa de Pós Graduação – Mestrado da UFRGS – Depto. de Administração

20 Muito Obrigada! Luzes, por favor...


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