TUTORIA: O QUE TRAZ E AFASTA O ALUNO DA ATIVIDADE?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Amizade na vida de Jesus.
Advertisements

INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO
PROGRAMA TUTORES: AVALIAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Cinthya Taniguchi Patrícia Lacerda Bellodi Milton de Arruda Martins
Estudo dos cursos oferecidos no Currículo Complementar. Disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de CEDEM – FMUSP Centro.
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
Mini-fóruns. O Tutorando % Teste do Progresso 62% Mini-Forum.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
Tente ler sem chorar!!!.
Encontrava-se o Bombeiro frente à
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Não se desespere! Mas... Você já pode ter adquirido... Clique.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Mulher perdoa sempre...(?!) CLIQUE Música: Three times a lady (Três vezes uma dama!) Composição: Texto: autor desconhecido.
E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada
EU APRENDI.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
click para mudar de slides.
A BONECA.
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
A BONECA 002 Colacio.j.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
As Meninas Superpoderosas
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais Slides by Orlei.
Verbo Língua Portuguesa.
Essa semana (22/10/09) foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de lei A, conhecido por ato-médico. Em teoria, apenas uma simples regulamentação.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
CALMA tudo se resolve!.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais Slides by Orlei.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
AS QUATRO VELAS.
OS NOVOS CINQUENTÕES.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
ALGUÉM JULGOU, ALGUÉM! NINGUÉM ALI ERA BOM O SUFICIENTE PARA DOMINAR LIBRAS (LINGUAGEM DE SINAIS). PENSARAM EM CHAMAR UM PROFISSIONAL, MAS.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Leonil Slide “Quem vota nos políticos brasileiros?” Apresenta : (Autor desconhecido)
- Não, não se fazem mais velhos como antigamente.
FAUSTA ROGÉRIO DE OLIVERIRA
Projeto: Novas Mídias e Eleições
PEDIDO DE UM FILHO A SEUS PAIS
Curtas e cheias de graça!!!.
Ride's & Slides Apresenta.
Reunião Geral Tornar (ainda +) interessante Tarefas do final de 2008: Tutoria conjunta agendar no ano Diário do aluno disponibilizar Compreender.
Sei lá, acho que estou finalmente começando a me sentir uma bad girl.
SITUAÇÕES.
Só Observando.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
A chama da Alma... A chama da Alma... Havia um REI que apesar de ser muito rico, tinha a fama de ser um grande doador, desapegado de sua riqueza. De.
Transcrição da apresentação:

TUTORIA: O QUE TRAZ E AFASTA O ALUNO DA ATIVIDADE? Patrícia Lacerda Bellodi Rachel Chebabo Milton de Arruda Martins CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)

Programas de Tutoria (Mentoring) Definição: um profissional experiente (tutor) acompanhando um jovem iniciante (tutorando) no seu percurso profissional Formação médica: crises previsíveis (vicissitudes) Adesão: um problema! Por quê?

No Brasil e em outros contextos EUA e Reino Unido 50 a 95% de adesão! Brasil (FMUSP) 2001 = 50% 2002 = 43% 2003 = 35% 2004 = 30%

Programa Tutores (2001 – 2003)

Objetivos e Metodologia Identificar, do ponto de vista dos tutores, as razões que favorecem ou não a participação do aluno na atividade. Metodologia: Em 2003, depois de 3 anos de atividade, a Coordenação do Programa Tutores FMUSP avaliou cada um dos grupos de tutoria através de uma entrevista abordando diferentes aspectos do programa. Dos atuais 90 tutores, 80 tutores compareceram e foram entrevistados durante uma hora e meia. Seus depoimentos foram avaliados de forma quantitativa e qualitativa.

Resultados

O que traz? características da dinâmica da relação (empatia e curiosidade = 19%) características do grupo (clima e ambiente agradável = 18%) 3. características do tutor (abertura e personalidade = 17%) 4. características do aluno (maturidade e personalidade = 15%) 5. a estrutura do programa (14%) 6. os resultados da atividade (9%).

O que afasta? características institucionais (distância, horário e outras atividades = 38%) 2. características do tutor (prepotência e rigidez = 14%) 3. estrutura do programa (ser ou não obrigatório = 12%). 4. características do aluno, do grupo e resultados da atividade foram pouco citados como fatores de rejeição pela atividade. 5. 10% dos tutores não conseguem ainda identificar os fatores que determinam a adesão à atividade.

Adesão “O primeiro e segundo anos vêm sempre; no terceiro ano ficam mais "malandros". O meu quinto compareceu. Uma vez tive encontro com apenas dois alunos. Outra vez, não compareceu ninguém. Fiquei muito descontente. Agora não me importo mais com o número e as discussões são sempre interessantes. Pediram até para mudar o horário para o final da tarde, para poder prolongar a discussão”.(Tutora) “Apenas 30% de adesão para um projeto tão organizado é pouco! Sinto que estou pregando para os convertidos”. (Tutora) “Acho que agora está engatando de primeira: a Tutoria não é o número, é a qualidade. A gente tem que parar de se torturar quando um não vem!” (Tutora)

O que será que será “Ainda não está ideal, o grau de comparecimento é pequeno. Será que sou eu, o grupo, o lugar? Não tenho claro como fazer para mudar isso ou se é assim mesmo. O programa depende do tempo, de realizações que possam realimentar o sistema”. (Tutor) “Não respondem aos e-mails, só falam quando você pega no celular, não respondem se deixar recado na secretária eletrônica. No começo a gente se pergunta "será que sou eu?" É preocupante...” (Tutor) “Eu queria me mostrar por inteiro, abri minha casa, fora do hospital. Será o tipo de aluno? Ou todo médico é assim?”(Tutor) “Ficava encucado, preocupado com meu desempenho... Agora estou desencucado. Fiz várias mudanças: de enfoque, dias e horários, convidei para ir em casa (fiz uma festa de despedida para os formandos: não foram!) Ou tá errado o programa ou estão os alunos! Não tem relação ser ou não calouro, ser ou não veterano. Independe do ano, apesar do internato participar menos e ser uma experiência mais próxima do que a minha.” (Tutor)

Vida nova com os calouros “Agora que eu vi os dois calouros estou feliz! Eu ia jogar a toalha, mas depois deles não! Os moleques me pegaram! Já entendi o segredo: são os calouros! O programa só vai poder ser avaliado daqui a seis anos...”(Tutora) “No final do ano passado desanimei, agora com os calouros melhorou bastante, quatro calouros: me animou muito!!” (Tutor)

As mulheres fazem a diferença “Uma questão de gênero, as mulheres vêm sempre, participam, são animadíssimas! Mulher é mais interessada na relação interpessoal...”(Tutor) “Descobri a pólvora! Enquanto o grupo era formado só de alunos, ninguém aparecia. Foi só entrar uma mulher e todos vieram!!! As mulheres movem o mundo!” (Tutor, e-mail) “Conforme eu já havia comentado anteriormente, eu acredito que um dos fatores determinantes da baixa freqüência no meu grupo deve-se ao fato de ser um grupo exclusivamente masculino. Não têm nenhuma moça. Agora vocês me mandam mais três rapazes. E um deles têm um endereço eletrônico bem sugestivo: "gaviãotimão", o que faz supor que seguramente não falaremos sobre Sartre ou Goethe”. (Tutor, e-mail)

Conclusões Supervisão Grade Horária Rodízio A maior adesão à tutoria mostra ser determinada principalmente por fatores pessoais da personalidade e da dinâmica entre tutor e alunos. Entretanto, fatores institucionais parecem impedir o acontecer desse encontro e devem ser repensados para estimular e facilitar a presença do aluno. Supervisão Grade Horária Rodízio

É possível!