Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009.

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Transcrição da apresentação:

Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009

Política de Desenvolvimento Produtivo Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2007: empresas (Funcex) Desafio

Meta do Programa -Atender empresas até 2010; -Inserir empresas no mercado internacional.

Visão A visão de internacionalização do Sebrae para as MPE: - Fomento às exportações; - Novas modalidades de internacionalização; - Necessidade de preparar as MPE para enfrentar maior concorrência no mercado doméstico decorrente da abertura da economia; - Oportunidades a serem exploradas pelas MPEs como demandantes e destinatárias de bens, serviços e tecnologia provenientes do mercado externo e como parceiras de empresas do exterior em empreendimentos voltados para o mercado doméstico.

Aumentar o número de MPEs exportadoras e o volume e a qualidade de suas exportações; fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial; preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado. Objetivos do Programa

No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: empresas iniciantes empresas descontínuas empresas desistentes empresas exportadoras contínuas No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: potenciais ou empresas prontas para exportar. Público-alvo do Programa

Internacionalização Conceito: Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem.

Modelo de Atendimento Formas de atender: Cliente Individual On-line Presencial Grupos de empresas – coletivo On-line Presencial

Modelo de Atendimento Individual

Modelo de Atendimento Fase Forma de atendimento Local de atendimento IAuto-atendimentoOnline – virtual IIPresencialNo Sebrae IIIPresencial Na empresa/local de produção do cliente

Internacionalização on-line: Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: Apex, BB, MDIC) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

Página Inicial do site

Autodiagnóstico on-line

Cursos on-line gratuitos

Cursos Planejando para Exportar Procedimentos para exportação Inscrições abertas até 15/07!

Internacionalização - Ações presenciais Atendimento presencial: Atendimento Individual Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB)*

Parceria Banco do Brasil -Convênio de Cooperação Técnica Pacote de produtos e soluções para MPE aderente ao Programa de Internacionalização

Modelo de Atendimento Coletivo FASE ZERO: Identificação de empreas FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

Estratégia diferenciada para a MPE Foco no mercado!

Vendas X Acesso a Mercados SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência ABORDAGENS FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – potencial de mercado – posição permanente (estratégia)

Mudança de paradigmas Ser comprado Acesso a mercado Preço Estratégia Posicionamento

Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Programa disponível em todo o território nacional; Diferenciais do Programa

Parcerias Internas Internas: - Sebrae Nacional: Unidades de Conhecimento, Unidade de Atendimento Individual,Unidades de Atendimento Coletivo; - Sebrae/UF: CE, ES, RS, RJ e SC

O Sebrae atua na preparação das MPEs somando esforços com Parceiros Atuação do Sebrae com parceiros Promoção Comercial Logística Preparação Inteligência de Mercado Ambiente Favorável Acesso a Mercados

Parcerias externas

Programa Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior

Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Setores a serem atendidos Artesanato, móveis, gráfico & de embalagens, bolsas e calçados, jóias folheadas, cosmética & perfumaria & saneantes, confecções, petróleo & gás, piscicultura, redes de dormir, apícola, frutas e outros.

Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Fase 1 – Avaliação de Potencial e Plano Coletivo de Internacionalização A Fase 1 do Programa está voltada para o mapeamento individual e coletivo do potencial exportador das empresas candidatas. Produto entregue às MPE: Plano de Internacionalização

Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Fase 2 – Qualificação Empresarial O processo de qualificação objetiva superar as deficiências empresariais detectadas pelo diagnóstico realizado in loco e preparar/certificar as empresas para a Fase 3. Produtos entregues às MPE: Cursos e consultorias para internacionalização

Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Fase 3 – Ações de Mercado, Promoção Comercial e Comercialização Durante a Fase 3, os grupos de empresas desenvolverão diversas ações de promoção comercial, com ênfase em prospecção de mercado, missões técnicas e comerciais, rodadas de negócios e estratégias de comercialização direta ou indireta de seus produtos. Mercados-alvo: Portugal, Espanha, países Africanos de língua portuguesa, Alemanha e EUA.

Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Parceiros: COMISSÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR

Programa de Internacionalização das MPE do Ceará CONTATOS: Unidade de Acesso a Mercados Marta Campêlo – (85) Mônica Tomé – (85)