SELEÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Advertisements

Aula 3 – Estimativa do atrito em tubulações e a altura manométrica
Hidráulica Geral (ESA024A)
CCB - Curva Característica da Bomba
Noções sobre o sistema de abastecimento de água residencial
HIDRODINÂMICA CONDUTOS SOB PRESSÃO.
Exercício: Determinar os diâmetros, a altura manométrica e a potência transmitida ao líquido para recalcar 45 l/s, durante 24 h/dia. As tubulações de sucção.
Quinta aula 11/03/2008.
Sexta aula 16/09/2008.
Décima terceira aula Iniciamos apresentando a solução do exercício proposta na aula anterior.
Qual das vazões se usa no dimensionamento da tubulação
BOMBAS – CURVAS CARACTERÍSTICAS CCR – Curva Característica do Rotor
MÁQUINAS HIDRÁULICAS CAP.2 GRANDEZAS DE FUNCIONAMENTO Introdução
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
Para isso, é necessário:
Eletrobrás PROGRAMA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS SISTEMAS DE BOMBEAMENTO E AR.
Profª Gersina N.R.C. Junior
Exercícios de instalações de bombeamento
OPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO
Instalações Hidráulicas
MÁQUINAS HIDRÁULICAS E TRIÂNGULOS DE VELOCIDADE
-Uma bomba retira água de um resevatório através de um tubo de aspiração de 150 mm de diâmetro. A extremidade do tubo de aspiração está 2 m abaixo da superfície.
Iniciamos evocando o conceito de uma instalação de recalque
ROTAÇÃO ESPECÍFICA É uma grandeza que define a geometria ou o tipo de rotor da máquina de fluxo. Rotação Específica de Turbinas e Bombas.
DIMENSIONAMENTO DO TUBO
SELEÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA DE FLUXO
ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS 1 - INTRODUÇÃO Recorre-se a associação de bombas
Análise dimensional e leis de semelhança aplicadas as bombas hidráulicas Décima segunda aula.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Exemplo   1) Um sistema de tubulações deve bombear 10 l/s de água à uma altura geométrica de 20 m. O comprimento de sucção é de 6,0 m e de recalque 674,0.
Equação de energia na presença de uma máquina
Instalações de recalque
SISTEMAS ELEVATÓRIOS ESTAÇÕES DE BOMBEAMENTO
Instalações de recalque
Engenheiro Plínio Tomaz
Experiência de bomba Objetivos.
Aula 12 Curvas características de bombas de deslocamento positivo
Estudo de caso: Escoamento de chocolate fundido x Cavitação
Aula 12.
Aula 10.
Aula 13 Formas Integrais das Leis Fundamentais
Sistemas Elevatórios Aula 14.
Transformação de Unidades
Saneamento II Estações Elevatórias de Esgotos Exercício
Irrigação por gotejamento
Irrigação por Aspersão
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Transformação de Unidades
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Tema 2: Turbo máquina Hidráulicas,
Variação nas curvas Características das Tubulações
Exercício: Determinar os diâmetros, a altura manométrica e a potência transmitida ao líquido para recalcar 45 l/s, durante 24 h/dia. As tubulações de sucção.
Rede de distribuição: Entende-se por rede de distribuição o conjunto de peças especiais destinadas a conduzir a água até os pontos de tomada das instalações.
Redes de Distribuição PLT: PORTO DE MELO, Rodrigo. Hidráulica Básica. Capítulo 6 Prof. Bruno Scuracchio.
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
HIDRÁULICA AULA 3 PERDA DE CARGA LOCALIZADA
MÁQUINAS HIDRÁULICAS Aula 1 – Introdução à maquinas de fluxo parte 2
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Daniel.
Exemplo 3.2 Uma mangueira de P.V.C., com L=50m de comprimento e D=50mm de diâmetro, é ligada a um hidrante no qual a pressão é constante. Um bocal, segundo.
EQA 5313 – Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento
EQA 5313 – Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Bombas.
EQA 5313 – Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento BOMBAS.
EQA 5313 – Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento BOMBAS.
Transcrição da apresentação:

SELEÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS GRANDEZAS CARACTERÍSTICAS

GRANDEZAS CARACTERÍSTICAS DE BOMBAS ROTATIVAS CENTRÍFUGAS Vazão de bombeamento (Q) Altura manométrica total (AMT) Rotação (rpm) Potência absorvida (P) Eficiência da bomba ()

VAZÃO DE BOMBEAMENTO O primeiro passo para escolha de uma bomba é a estimativa da vazão que a mesma deverá fornecer. Esta informação deve ser obtida a partir de índices técnicos existentes na literatura (tabelas). Os fabricantes geralmente informam a vazão que uma bomba é capaz de fornecer na unidade m3/h.

NECESSIDADE DE ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO

DESSEDENTAÇÃO DE ANIMAIS

INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA SOLICITAÇÃO DE OUTORGA No uso da água para dessedentação e criação extensiva de animais só deverá ser estimada a vazão de captação, não se considerando relevante o lançamento de efluentes oriundos desta atividade. A vazão de captação para fins de declaração de uso e solicitação de outorga será equivalente ao produto do número de animais criados na propriedade pelo consumo diário respectivo.

ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL A Altura manométrica total (AMT) é a resistência total existente para elevar a água desde o ponto de captação até o ponto de utilização. A função da bomba é transformar energia mecânica em energia hidráulica suficiente para vencer esta resistência. Uma bomba não cria pressão, ela só fornece fluxo. A pressão é justamente uma indicação da quantidade de resistência ao escoamento.

ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL: COMPONENTES 1. Desnível geométrico de sucção; 2. Desnível geométrico de recalque; 3. Perda de energia CONTÍNUAS nas tubulações de sucção e de recalque; 4. Perda de energia LOCALIZADAS na sucção e no recalque 5. Necessidade de pressão no final da tubulação

DESNÍVEL GEOMÉTRICO DE SUCÇÃO 1 – NÍVEL ESTÁTICO 2 – NÍVEL DINÂMICO 1 2

DESNÍVEL GEOMÉTRICO DE SUCÇÃO

Desnível geométrico de recalque

PERDAS CONTÍNUAS E LOCALIZADAS As perdas contínuas na canalização serão calculadas usando as equações de Hazen-Willians ou Fair-Whiple-Siao já vistas em aulas anteriores. É necessário conhecer o comprimento das canalizações de recalque e de sucção. As perdas localizadas, serão calculadas a partir de tabelas de comprimentos fictícios de peças (métodos dos comprimentos equivalentes).

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Deseja-se captar água de um córrego para abastecer um reservatório com capacidade para 150 m3. Selecione uma bomba que atenda às necessidades especificadas: A água armazenada será usada durante o dia e o reservatório, depois de vazio, receberá água durante a noite, das 21:00h às 7:00h do dia seguinte; Desnível de sucção: 3 m Desnível de recalque: 15 m

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Comprimento da tubulação de recalque: 250 m Comprimento da mangueira de sucção: 4,5 m Velocidade máxima desejada para a água na tubulação: v = 1,5 m/s Peças que deverão fazer parte do sistema: válvula de pé com filtro (1); redução excêntrica (1), ampliação concêntrica (1), registro de gaveta(1) válvula de retenção (1).

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Roteiro de elaboração: 1. Determine o diâmetro que deverá ter a tubulação para atender à exigência de velocidade máxima;

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Resolução: Vazão da bomba Volume do tanque = 150 m3 Tempo de enchimento: das 21 horas às 7 horas (período noturno) = 10 horas Vazão a ser bombeada = 150 m3 / 10hs = 15 m3/hora = 4,167 x 10-3 m3/s

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Escolha do diâmetro da canalização de recalque. Critério: V 1,5 m/s Q = V.A

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Substituindo os valores, encontramos: D = 0,0595 m O diâmetro comercial superior ao valor encontrado é 60 mm e será adotado para a canalização de recalque. Para a canalização de sucção, os fabricantes recomendam o diâmetro comercial imediatamente superior, que é 75 mm.

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Altura manométrica total (AMT) Perdas localizadas na sucção pelo método dos comprimentos equivalentes (3 pol): Peça Diâmetro (mm) Comprimento equivalente (m) Válvula de pé com filtro (pvc) 75 26,8 Redução excêntrica (pvc) 0,85   Total 27,65

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO 2. Calcule a Altura Manométrica Total (perdas na tubulação + perdas localizadas + desnível geométrico);

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Perdas localizadas no recalque pelo método dos comprimentos equivalentes (2 ½ pol): Peça Diâmetro (mm) Comprimento equivalente (m) Ampliação concêntrica 60 0,8 Registro de gaveta 0,9 Válvula de retenção 5,2   Total 6,9

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Perdas totais na canalização:   Devemos somar os comprimentos reais de canalização (trechos retilíneos) ao comprimento equivalente referente às peças (comprimento fictício) para obter o comprimento virtual. O comprimento virtual será multiplicado pelo valor de j (perda de carga unitária) para obtermos as perdas na canalização.

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Como os diâmetros selecionados são superiores a 50 mm de diâmetro, usaremos a equação de Hazen-Willians, com coeficiente C = 140.

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO J75 = 0,01327 (sucção) Lvirtual75 = 27,65m + 4,5 m = 32,15 m Hf75 = 0,01327 x 32,15 m  Hf75 = 0,43 mH2O J60 = 0,0393 (recalque) Lvirtual60 = 6,9m + 250 m = 256,9 m Hf60 = 0,0393 x 256,9 m = 10,1 mH2O PERDAS TOTAIS NA CANALIZAÇÃO: 0,43 + 10,1 = 10,53 mH2O

DADOS PARA ESCOLHER A BOMBA: ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL: 2 m (desnível de sucção) 7 m (desnível de recalque) 10,53 mH2O (perdas na canalização) Não há necessidade de pressão adicional = 19,53 mH2O DADOS PARA ESCOLHER A BOMBA: Q = 15 m3/h AMT  20 mH2O

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO 3. Escolha uma bomba que atenda à exigência de vazão e altura manométrica e determine a potência necessária ao acionamento da bomba e o rendimento;

ADUTORA POR RECALQUE:EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO Bomba selecionada: Modelo BC – 92S – JC Potência = 3CV Diâmetro do rotor = 131 mm Rendimento  47% 60 Hz 3450 rpm

SELEÇÃO POR TABELAS