ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Advertisements

TRABALHANDO COM MAIS DE UMA EQUAÇÃO
Professor Alisson de Souza
Análise Combinatória Slides Fatorial Princípio fundamental da contagem
Análise Combinatória Princípio Fundamental das Contagens Prof. Marlon.
Cálculo combinatório Prof. Jorge.
ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24
Para consertar uma engrenagem, é necessário substituir uma peça circular danificada por outra, cujo raio r, em u.c., deve satisfazer à relação.
Uma proposição equivalente a “Se alimento e vacino as crianças, então reduzo a mortalidade infantil” é 01) Alimento e vacino as crianças ou não.
) {x  N*, x é impar e x  12} 02) B - {3, 12}
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
(FGV-SP) Quantos números pares de cinco algarismos têm a
ANÁLISE COMBINATÓRIA ESTUDO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE AGRUPAMENTOS.
DEUS, INCOMPARÁVEL. REALIZAÇÃO APOIO ORGANIZAÇÃO DEUS, INCOMPARÁVEL ARBITRAGEM.
Portfólio de Matemática
Técnicas de Contagem.
Técnica de Contagem.
TÓPICOS DE MATEMÁTICA PROFESSOR: LUÍS GUSTAVO.
RACIOCÍNIO LÓGICO Análise Combinatória
Prof. Ilydio Pereira de Sá
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
REVISÃO PROF. NETO CEARÁ.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Análise Combinatória                 Alice Ahlert Vanessa Paula Reginatto Bernadete adaptado por José Camilo Chaves.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Aula de Recuperação: Matemática
Contagem e Probabilidade
Professoras Marcia e Vivian
Aula de Matemática Conteúdo da aula: COMETA
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Aula de Matemática prof. Neilton Satel ANÁLISE COMBINATÓRIA.
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
Exemplo 01: Uma caixa foi montada a partir de um quadrado de papelão, de onde foram retirados quadrados de 2 cm de lado, um em cada canto, como mostra.
Análise Combinatória 1) Uma pessoa quer viajar de Recife a Porto Alegre passando por São Paulo. Sabendo que há 5 roteiros diferentes para chegar a São.
Análise Combinatória 1) Uma pessoa quer viajar de Recife a Porto Alegre passando por São Paulo. Sabendo que há 5 roteiros diferentes para chegar a São.
Análise Combinatória FATORIAL PFC
Permutação Simples Definição: Seja M = {m1, m2, ... , mn} um conjunto com n elementos diferentes Chama-se de permutação simples toda sequência de n elementos.
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
QUESTÃO - 01 Os pesos aceitáveis do pãozinho de 50g verificam a desigualdade |
Matemática Discreta para Educadores Matemáticos
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
PROFESSOR: SANDRO MURILO
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Rio Verde - Goiás - Brasil
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 2 – MD 2
2 Probabilidade Albertazzi.Probabilidade. (2.1).
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Acordem a aula já vai começar!
CONCEITOS BÁSICOS e REVISÃO 2º GRAU
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
MATEMÁTICA Básica Testes 2 e 3 Caderno de Exercícios:
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 2 – MD 2
ICET/CUA/UFMT Profº: Glauco Vieira de Oliveira
Prof. Ilydio Pereira de Sá
Combinação Arranjo Prof.: Luciano Soares Pedroso.
Análise Combinatória Prof. Diego.
V Encontro do Hotel de Hilbert Florianópolis/SC
Estatística Aplicada Larson Faber
Superintensivo 2014 – Matemática Kmara
Princípio Fundamental da Contagem (Regra do Produto) Exemplo
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
ANÁLISE COMBINATÓRIA 3º ANO
PRINCÍCPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Aulão de Matemática Análise Combinatória Professor: Mundico
Análise Combinatória Prof. Francisco Bezerra Demerval Lobão - Piauí.
ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = 5.4.3.2.1 = 120 4! = 4.3.2.1 = 24 3! = 3.2.1 = 6 2! = 2.1 = 2 1! = 1 0! = 1 CONVENÇÃO n! = n.(n  1) . (n  2) . (n  3). .... 2 . 1 10. 9. 8! Exemplo: Calcular o valor de: 90 c) = = 8! a) 4! + 3! b) 7! Observe que: 24 + 6 7.6.5.4.3.2.1 4!+3!  7! 30 5040

(n + 1)! = (n + 1).n.(n – 1).(n – 2).(n – 3).... Determine a soma dos valores de m que satisfazem a equação (m – 3)! = 1 O conjunto solução de: d) é: 50. 49! – 49! (m – 3)! = 1! ou (m – 3)! = 0! 49! m – 3 = 1 m – 3 = 0 m = 4 m = 3 49! (50 – 1) (n + 1).n.(n – 1)! = 210 49! (n – 1)! Logo a soma dos valores de m é 7 (n + 1).n = 210 49 n2 + n – 210 = 0 n’ = 14 n’’ = - 15 (não convém)

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM O princípio fundamental da contagem, ou princípio multiplicativo, estabelece um método indireto de contagem de um determinado evento, sem que haja a necessidade de descrever todas as possibilidades. Pode ser enunciado dessa forma: Se um Evento E pode acontecer por n etapas sucessivas e independentes de modo que: E1 é o número de possibilidades da 1ª Etapa E2 é o número de possibilidades da 2ª Etapa : En é o número de possibilidades da n-ésima Etapa Então E1 . E2 . ......... .Ek é o número total de possibilidades do evento ocorrer. Quantas placas para identificação de veículos podem ser confeccionadas com 3 letras e 4 algarismos? (Considere 26 letras, supondo que não há nenhuma restrição.) 26 26 26 10 10 10 10 = 175. 760. 000

Quantos números de telefones com sete algarismos e prefixo 244 podem ser formados ? Alguns números possíveis Usando o princípio fundamental da contagem: 244 3215 244 5138 244 0008 244 2344 244 0000 : : : 10 10 10 10 244 = 10 000 números fixo

Numa olimpíada de Matemática concorrem 100 participantes e serão atribuídos dois prêmios, um para o 1º lugar e outro para o 2º lugar. De quantas maneiras poderão ser distribuídos esses prêmios? 100 99 = 9900 maneiras

TIPOS DE AGRUPAMENTOS USA TODOS ELEMENTOS PERMUTAÇÃO ARRANJO IMPORTA ORDEM NÃO USA TODOS ELEMENTOS COMBINAÇÃO NÃO IMPORTA ORDEM FORMULÁRIO Pn = n!

n = 8 “total” A C p = 2 “usa” Corda AC = CA COMBINAÇÃO USA TODOS ELEMENTOS  PERMUTAÇÃO  ARRANJO NÃO USA TODOS ELEMENTOS  COMBINAÇÃO Importa ordem Não Importa ordem 01) ( UFSC ) Numa circunferência são tomados 8 pontos distintos. Ligando-se dois quaisquer desses pontos, obtém-se uma corda. O número total de cordas assim formadas é: n = 8 “total” A C p = 2 “usa” Corda AC = CA COMBINAÇÃO

N U M E R O X E R O {U, M, E, R} USA TODOS ELEMENTOS  PERMUTAÇÃO  ARRANJO NÃO USA TODOS ELEMENTOS  COMBINAÇÃO Importa ordem Não Importa ordem 03)Quanto aos anagramas da palavra NÚMERO, determine: c)O número de anagramas que possuem “N, U, M” juntas. a) Total de Anagramas Pn = n! N U M E R O X E R O P6 = 6! P3 . P4 3!.4! 6 . 24 = 144 P6 = 720 b)O número de anagramas que começam em “N” e terminam em “O” N O d)O número de anagramas que possuem “N, U, M” juntas e nessa ordem. {U, M, E, R} P4 = 4! = 24

USA TODOS ELEMENTOS  PERMUTAÇÃO  ARRANJO NÃO USA TODOS ELEMENTOS  COMBINAÇÃO Importa ordem Não Importa ordem 04) Determine o número de anagramas da palavra CARCARÁ (não considere o acento) 05) ( ITA ) O número de soluções inteiras e não negativas da equação x + y + z + w = 5 é:

n = x “total” p = 2 “usa” COMBINAÇÃO USA TODOS ELEMENTOS  PERMUTAÇÃO  ARRANJO NÃO USA TODOS ELEMENTOS  COMBINAÇÃO Importa ordem Não Importa ordem 06) Os presentes a determinada reunião, ao final da mesma, cumprimentam-se mutuamente, com aperto de mão. Os cumprimentos foram em número de 28. O número de pessoas presentes à reunião é: n = x “total” p = 2 “usa” José – Carlos Carlos – José COMBINAÇÃO 56 = x2 - x x2 – x – 56 = 0 x = 8

USA TODOS ELEMENTOS  PERMUTAÇÃO  ARRANJO NÃO USA TODOS ELEMENTOS  COMBINAÇÃO Importa ordem Não Importa ordem 07) ( UEL-PR ) Seis gremistas e um certo número de colorados assistem a um Grenal. Com o empate final, todos os colorados cumprimentam-se entre si uma única vez, e todos os gremistas cumprimentam-se entre si uma única vez,havendo no total 43 cumprimentos. O número de colorados é: x2 – x =56 x2 – x – 56 = 0 x = 8

ou  + e  x F F V ARRANJO  P.F.C F 8 7 6 =336 USA TODOS ELEMENTOS  PERMUTAÇÃO  ARRANJO NÃO USA TODOS ELEMENTOS  COMBINAÇÃO Importa ordem Não Importa ordem 08) ( UFSC ) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 04. Numa sala estão 5 professores e 6 alunos. O número de grupos que podemos formar, tendo 2 professores e 3 alunos, é 30. 01. A equação = 12 não possui solução. ou  + e  x F F x(x – 1) = 12 x2 – x – 12 = 0 x1 = 4 ou x2 = – 3 (não serve). 08. Na final do revezamento 4 x 100 m livre masculino, no Mundial de Natação, em Roma 2009, participaram: Estados Unidos, Rússia, França, Brasil, Itália, África do Sul, Reino Unido e Austrália. Os distintos modos pelos quais poderiam ter sido distribuídas as medalhas de ouro, prata e bronze são em número de 56. 02. Com a palavra CAJU podemos formar 24 anagramas Pn = n! V P4 = 4! = 24 ARRANJO  P.F.C F 8 7 6 =336

F F F V 09) ( UFSC-2009 ) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Em uma clínica médica trabalham cinco médicos e dez enfermeiros. Com esse número de profissionais é possível formar 200 equipes distintas, constituídas cada uma de um médico e quatro enfermeiros. 02. Entre os anagramas da palavra ÁGUA, 6 começam por consoante. (não considere o acento) 04. A partir de 12 pontos distintos marcados numa circunferência podem ser feitos 440 triângulos unindo-se três desses pontos. 08. O total de números pares que se obtém permutando os algarismos 1, 2, 2, 5, 5, 5 e 6 é 180. F F F Terminados em 2  TOTAL: 180 V Terminados em 6