Breno Meneghetti Lucas Silveira Pier Michelon Rafael Hickmann

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Transcrição da apresentação:

Breno Meneghetti Lucas Silveira Pier Michelon Rafael Hickmann Placas de Vídeo Breno Meneghetti Lucas Silveira Pier Michelon Rafael Hickmann

O que é uma Placa de Vídeo? É uma placa de expansão responsável por gerar e transmitir imagens para um periférico como um monitor, datashow, e demais aparelhos do gênero.

DO QUE SÃO COMPOSTAS? GPU(Graphics processing unit) BIOS Saídas Memória de video RAMDAC

E micros sem placa de vídeo? Vídeo integrado no chipset da placa-mãe

Outras funções Conforme foram evoluindo, as placas gráficas foram adquirindo outras funções, tais como: Aceleração 3D Captura de TV

Como a imagem vai para o monitor Dividido em 3 etapas: O processador envia os dados ao barramento usado pelo vídeo (PCI, ISA ou AGP), estes dados chegam ao chipset da placa de vídeo e lá são processados O chipset envia os dados processados para a memória do vídeo, para guardar a imagem que será mostrada no monitor A imagem é transmitida para o conversor digital/analógico, que converterá os dados da imagem (até em então em formato digital) para um formato analógico, suportado pelo monitor

PADRÃO MDA Monochrome Display Adapter Foi introduzido em 1981 pela IBM Não possuía qualquer espécie de modo gráfico Apresentava apenas um modo texto monocromático que exibia 80 colunas por 25 linhas de caracteres Possuía 4kB de memória de vídeo

PADRÃO CGA Color Graphics Adapter Introduzido em 1981 Primeiro padrão de vídeo gráfico em cores Capacidade máxima para 16 cores simultâneas no modo texto Equipada com 16kB de memória Possuía 2 modos gráficos 320x200 com 4 cores simultâneas 640x200 em preto e branco

PADRÃO HGC Hércules Graphics Card Desenvolvida em 1982 Competia com o CGA Era compatível com DMA

PADRÃO EGA Enhanced Graphics Adapter Introduzido em 1984 pela IBM Podia exibir gráficos em 320x200 a 16 cores Resolução máxima de 640x480 monocromático Foi introduzido o conceito de memória de vídeo expansível A capacidade máxima de memória era de 256 kB, mas as primeiras placas e a maioria tinham apenas 64 kB Mantinha total compatibilidade com CGA

PADRÃO VGA Video Graphics Array Proporcionou imagens com resolução de 640x480 e 256 cores Foi aperfeiçoado utilizando resoluções de até 800x600 com 16 cores Compatível com padrões mais antigos, permitindo o funcionamento correto de programas que surgiram antes

PADRÃO SVGA Super Video Graphics Array Evolução natural do VGA Hoje em dia, é o padrão encontrado em praticamente todas as placas de vídeo, pois é capaz de representar várias resoluções Suporta praticamente todos as quantidades existentes de cores, inclusive com 32 bits.

HGC 1982 80×25 720×348 / 2 64 KB PGA 1984 640×480 / 256 320 KB EGA 640×350 / 16 256 KB 8514 1987 1024×768 / 256 - MCGA 320×200 / 256 VGA 640×480 / 16 SVGA (VBE 1.x) 1989 800×600 / 256 512 KB 640×480+ / 256+ 512 KB+

Placa de vídeo GeForce 4 Ti4600 Memória de Vídeo X Memória dedicada Memória compartilhada Exemplo: Placa de vídeo GeForce 4 Ti4600 10.4 Gb/s Pente de memória DDR PC 3200 3.2Gb/s

Processamento Gráfico GPU O processador de placa de vídeo, chamado de unidade de processamento gráfico (graphics processing unit - GPU), é semelhante a uma CPU. A diferença é que a GPU foi criada especificamente para executar complexos cálculos matemáticos e geométricos necessários para a renderização gráfica. Algumas GPUs têm mais transistores do que uma CPU comum. Esses processadores gráficos geram muito calor, por isso são posicionados debaixo de um ventilador (cooler) ou dissipador de calor.

E atualmente... GPGPU (General Purpose Graphics Processing Unit)

Processamento Paralelo ATI CrossFire nVidia SLI

Fator importante atualmente: Bits da interface de memória Taxa de Transferência = Freqüência * Bits da Interface de Memória / 8 Exemplo: • Freqüência da Memória: 1580MHz • Interface de Memória: 128Bit 1.580.000 * 128 / 8 = 1.580.000 * 16 = 25,28 GB/s

Fim