Aprendendo a pesquisar

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Transcrição da apresentação:

Aprendendo a pesquisar Informática Educativa Emef. Cel. Mário Rangel

Como é que você faz pesquisa?

Aff... Sei lá... Pesquisar é muito chato.. Pego a informação que quero em um site só e depois vou para o face...rsrsrs Digito o nome do que procuro no google e pego o primeiro site que aparece... Ah... Eu procuro um trabalho pronto...hehe Aff... Sei lá... Pesquisar é muito chato..

Se você pesquisa assim, provavelmente seu professor, ao ler sua pesquisa... Ah meu Deus, onde foi que eu errei... Copiou tudo da internet e nem formatou o trabalho... Até os hiperlinks aparecem...

Como fazer pesquisas corretamente – passo a passo 1 – Ao pesquisar um assunto no google, você deverá verificar a confiabilidade do site em que pesquisa. Isto significa que não dá escolher a primeira informação que aparece, pois nem sempre é a mais confiável. Os sites mais confiáveis para a realização das pesquisas escolares são aqueles conveniados a universidades, instituições de pesquisa e outros como Brasil Escola, Info escola, Webciência, Terra educação, Bússola escolar, entre outros. Sites com domínio “educação”, isto é, que possuem educação em seu endereço, normalmente são confiáveis para pesquisa.

Posso pesquisar na Wikipedia e Yahoo respostas? No Yahoo respostas, NÃO. Por quê? O Yahoo respostas traz informações dadas por pessoas comuns, não especialistas. O que confere credibilidade ao seu trabalho é o nome do site/especialista que forneceu a informação. Como as respostas são dadas por pessoas comuns, é normal que hajam erros! Portanto, não caia nessa armadilha. E na Wikipedia? Todos os sites com domínio “wiki” são colaborativos, isto é, qualquer pessoa pode criar um link e discorrer sobre qualquer assunto. Isto significa que há o mesmo problema que o do yahoo respostas. É claro que atualmente quem escreve no Wikipédia costuma indicar o livro de onde tirou a informação deixando a pesquisa mais segura, e o controle do que se escreve ali está maior. Então, use a Wikipedia, verificando sempre de onde o editor do texto retirou a informação e, se possível, consulte outras fontes para enriquecer o seu trabalho.

2- NUNCA pesquise em um site só. Uma verdadeira pesquisa reúne várias informações, de sites diferentes. É claro que você não vai copiar A MESMA INFROMAÇÃO DUAS VEZES, mas é preciso consultar diferentes fontes para enriquecer o trabalho. Pesquise no mínimo 3 fontes diferentes, e edite as informações. Como assim editar as informações??? EDITAR significa selecionar as informações, retirando aquilo que se repete, escolhendo a versão do texto mais interessante e informativa.

3 – Formate o texto... tirando os hiperlinks (links de site, sublinhado, palavras em azul) use o mesmo padrão de letra (em geral times new roman e arial), tamanho 12, aumentando o tamanho em títulos e subtítulos e usando o recurso de negrito, itálico e sublinhado para destacar; Use espaçamento 1,5 entre as linhas. Justifique o texto (exceto se for poema). Um trabalho não formatado DENUNCIA que você só copiou e colou da internet, sem nem se preocupar em ler, editar e formatar o trabalho...

Exemplo de trabalho não formatado Sem parágrafo Texto não justificado, com espaçamento incorreto hiperlink

Exemplo de trabalho formatado Com parágrafo Texto justificado, com espaçamento 1,5 e sem hiperlink ***Depois veja em ANEXO como se formata um trabalho.

4 – Indique as fontes de pesquisa Nunca se esqueça de dizer onde você pesquisou uma informação, isto é, citar os sites pesquisados. Se a pesquisa foi feita em livros, também é necessário citá-los. Existe uma regra para citação de fontes de pesquisa determinada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Abaixo, você confere como deve ser feita a citação de um site ou livro, mas outras citações (como reportagem de jornal, vídeos, etc., você pode pesquisar na internet o modo de citação).

Citação de site: Citação de livro: endereço completo, data e hora de acesso. www.webciencia.com acesso em 10/03/2015 às 11h02min. Citação de livro: Último sobrenome do autor, os outros nomes abreviados. nome do livro, edição, local de publicação, editora, data de publicação, número de páginas. AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

5 – Organize o trabalho Em geral, os trabalhos escolares devem conter, nesta ordem: Capa – com os dados da escola, do aluno, do professor da disciplina e o título do trabalho. NUNCA coloque como título “trabalho de português” / “trabalho de história”; coloque o nome da pesquisa, por exemplo: “Estudo sobre Tempos Verbais” / “História da Guerra do Peloponeso”, etc. Sumário – indica as páginas do trabalho e o que contém, como um livro. Introdução – é uma apresentação, com suas palavras, do conteúdo do trabalho. Desenvolvimento - é a pesquisa propriamente dita. Conclusão – escrita com suas palavras, diz o que você aprendeu sobre o assunto. Bibliografia – citação das fontes pesquisadas Anexos – pode trazer fotos, gráficos, reportagens, que tenham relação com o trabalho. Devem estar numerados e citados no sumário. *** Esta é uma estrutura básica de trabalho de pesquisa, mas os itens podem variar conforme o tipo de pesquisa e o avanços em seus estudos.

ANEXO 1 – Como se formata no Word Geralmente, entramos no site que queremos, copiamos a informação e colamos direto no Word. Então, quando tentamos formatar, nem sempre conseguimos, pois o texto mantém o mesmo formato do site de pesquisa. DICA: Antes de colar no Word a informação, cole-a no bloco de notas e só depois no Word. O Bloco de Notas tira a formatação do site e deixa o texto aberto a modificações. No Word, para formatar, selecione o texto e vá para a aba parágrafo:

Nesta Aba, escolha as informações exigidas de formatação e clique em ok: Alinhamento justificado Espaçamento Espaçamento entre linhas

Informática Educativa Agora, você tem informação suficiente para melhorar a qualidade de suas pesquisas e consequentemente, suas notas! Bom Trabalho! Informática Educativa EMEF. Cel. Mário Rangel