Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Rede Local - Instalação
Noções de Informática Prof. Eduardo
Virtualização de sistemas operacionais
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
GERENCIAMENTO DE REDES PIM
Curso Técnico de Informática
Disciplina: Serviços de Rede Apresentação da Disciplina Prof. M.Sc. João Paulo de Brito Gonçalves Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática.
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Sistemas Prof. Carlos Padovani.
Fundamento à Informática
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
Componentes e Dispositivos de uma Rede
Internet Conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo.
PROF. RONI MARCIO FAIS SERVIÇOS DE INTERNET PROF. RONI MARCIO FAIS
Camada de Transporte: Portas, Sockets, Aplicações em Rede
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Redes de Computadores Prof. Rafael Silva.
Serviços de servidor Servidor de Domínio  controla contas e usuários
Aula 9 - Camada de aplicação
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Planejamento e Implantação de rede: Escritório de Publicidade
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Técnico em Informática
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
Curso de Formação de Praças – CFP/
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Profª Patrícia Graciela Pagliuca
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
A ITC Service é uma empresa com foco em Tecnologia da Informação para Empresas Orientada para a Tecnologia como solução de problemas empresariais Conformidade.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Camada de rede OSI.
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Sistemas Operacionais (Material cedido pela prof. Cida Livi)
Apresentação do Software
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários II 3º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários 2ºSemestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE.
Introdução aos Sistemas Operacionais
UNIDADE 3: Serviços oferecidos e estrutura física organizacional de tecnologia da informação. Serviços e estrutura de Tecnologia da Informação UNIDADE.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
PROF PAULO MAXIMO, MSc com INFORMÁTICA 4 4.
Solução de Controle e Monitoramento de Internet
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Apresentação da disciplina
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Sistemas Operacionais de Redes
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Solução de Backup com Armazenamento Redundante Pablo Lopes Mesquita Trabalho de Conclusão de Curso SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Final Servidores Linux.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Transcrição da apresentação:

Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE SELEÇÃO USINICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Projeto e Implantação de Servidores

Componente Curricular:  Ambientes de Redes;  Configurar ambientes de rede corporativas para utilização de grupos de trabalho a partir de cenários propostos.  Conceitos de contas de usuário, grupos e domínios;  Criar grupos de trabalho conta de usuário.  Sistemas operacionais. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 2

Componente Curricular:  Meios para compartilhamento de recursos;  Configurar ambientes para compartilhamento de recursos.  Princípios de gerenciamento e monitoramento de redes;  Diagnosticar eventuais falhas e corrigi-las.  Sistemas - tolerância a falhas e backup.  Propor soluções de backup para situações de risco. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 3

4

Definição de Servidores  É uma máquina mais sofisticada e possui um S.O. de rede responsável pelo gerenciamento de Usuários da rede.  Controla diretamente o acesso aos periféricos e arquivos compartilhados com impressoras, modens e discos.  O servidor de uma rede significa prover aos clientes (computadores), serviços como impressão, arquivos, correio eletrônico, web entre outros. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 5

Tipos de Servidores  Existem diversos tipos de servidores, cada um com seus respectivos serviços. Dentre eles podemos destacar os seguintes servidores:  Servidor de Arquivos:  É um computador com discos rígidos de grande capacidade, onde arquivos e/ou aplicativos estão gravados e disponíveis para todo o ambiente de rede.  Os servidores de arquivos podem ser classificados em dedicados e não dedicados. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 6

7

Tipos de Servidores  Servidor web  Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.  Servidor de  Servidor publicitário responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.  Servidor de imagens  Tipo especial de servidor de banco de dados, especializado em armazenar imagens digitais ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 8

9

Tipos de Servidores  Servidor de virtualização  Permite a criação de máquinas virtuais  (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware;  Significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 10

Tipos de Servidores  Servidor de sistema operacional  Permite compartilhar o sistema operacional de uma máquina com outras, interligadas na mesma rede;  Sem que essas precisem ter um sistema operacional instalado, nem mesmo um HD próprio. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 11

Tipos de Servidores  Servidor proxy  É um servidor intermediário que fica entre o computador do usuário e a Internet.  Pode ser utilizado para registrar o uso da Internet e também para bloquear o acesso a um site da Web.  O firewall do servidor proxy bloqueia alguns sites ou páginas da Web por vários motivos. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 12

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 13

Tipos de Servidores  Servidor DNS  Oferece resolução de nome para redes baseadas em TCP/IP,  Ou seja, possibilita que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP numéricos, para identificar hosts remotos.  Um computador cliente envia o nome de um host remoto a um servidor DNS, que responde com o endereço IP correspondente. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 14

Considerações Finais  Chega-se a conclusão que, os servidores são de extrema importância para a área da Tecnologia da Informação, pois é através deles que os serviços são executados, ou seja, ao navegar na internet, ler um , realizar um download de um arquivo, entre outros, necessita de um servidor para realizar a interligação do cliente com o tipo de serviço solicitado. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 15

Bibilografia  HASSEL, Jonathan. Windows Server 2008: o guia definitivo. Rio de Janeiro: Alta Books,  MORIMOTO, Carlos E. Guia Prático de Servidores Linux GDH Press e Sul Editores.  FOROUZAN, Behrouz A.; FEGAN, Sophia Chung. Comunicação de dados e redes de computadores. 4. Ed. São Paulo: McGraw-Hill,2008. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO 16