COMPUTADOR: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO - TEMA 1 INFORMÁTICA FORENSE AULA 4 COMPUTADOR: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO - TEMA 1 Profª Ana Patrícia e Paula Karini
EMENTA O QUE É INFORMÁTICA? HISTÓRIA DO COMPUTADOR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O QUE É INFORMÁTICA? HISTÓRIA DO COMPUTADOR
OBJETIVOS DA AULA REVISAR OS CONCEITOS DA AULA 3; MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR; ESCLARECER O CONCEITO DE INFORMÁTICA; CLASSIFICAR A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INFORMAÇÃO DADOS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SABEDORIA PROCESSAMENTO DE DADOS INVENÇÃO X INOVAÇÃO ASPECTOS RELEVANTES PARA A INFORMÁTICA FORENSE
SISTEMAS QUE CODIFICAM A MATEMÁTICA SISTEMA DECIMAL SISTEMA BINÁRIO SISTEMA HEXADECIMAL
SISTEMA DECIMAL É O SISTEMA QUE ESTUDAMOS NAS ESCOLAS, QUE SE COMPÕE DE 10 SÍMBOLOS 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 SÍMBOLOS ESTES QUE JUNTOS SÃO INFINITOS.
SISTEMA BINÁRIO É COMPOSTO DE APENAS 2 SÍMBOLOS 0, 1 É O SISTEMA QUE CODIFICA O COMPUTADOR.
SISTEMA HEXADECIMAL É COMPOSTO DE 16 SÍMBOLOS 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F.
CÓDIGO PADRÃO AMERICANO DE INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES. TABELA ASCII CÓDIGO PADRÃO AMERICANO DE INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES. CONTÉM 256 SÍMBOLOS
TABELA ASCII SÍMBOLOS DIVIDIDOS EM BLOCOS 0 AO 31 – CARACTERES DE CONTROLE; 32 AO 127 – CARACTERES BÁSICOS; 128 AO 255 – CARACTERES ESPECIAIS.
DESMITIFICANDO OS CÓDIGOS! QUANDO QUISERMOS FORMAR UM SÍMBOLO ATRAVÉS DOS CÓDIGOS: CARACTERES DE CONTROLE: ALT + 13 ENTER CARACTERES BÁSICOS: ALT + 65 A CARACTERES ESPECIAIS: ALT + 128 Ç
O QUE É INFORMÁTICA? TERMO CRIADO EM 1962 E PROVÉM DA CONTRAÇÃO INFORMATION AUTOMATIC = INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA. CIÊNCIA QUE ESTUDA O TRATAMENTO AUTOMÁTICO E RACIONAL DA INFORMAÇÃO.
O QUE É INFORMÁTICA? CIÊNCIA QUE DESENVOLVE E UTILIZA MÁQUINAS PARA O TRATAMENTO, A TRANSMISSÃO, O ARMAZENAMENTO, A RECUPERAÇÃO E O USO DE INFORMAÇÕES.
COMPUTADOR MÁQUINA COMPOSTA POR ELEMENTOS FÍSICOS DO TIPO ELETRÔNICO, CAPAZ DE REALIZAR UMA GRANDE VARIEDADE DE TRABALHOS COM VELOCIDADE E PRECISÃO.
COMPONENTES BÁSICOS ELEMENTO HUMANO ELEMENTO FÍSICO (HARDWARE) ELEMENTO LÓGICO (SOFTWARE)
HISTÓRIA DO COMPUTADOR PRIMEIROS COMPUTADORES www.museudocomputador.com.br www.museudocomputador.com.br ÁBACO TEAR AUTOMÁTICO 4000 a.C. – 800 d.C. 800 – 1850
HISTÓRIA DO COMPUTADOR PRIMEIROS COMPUTADORES www.museudocomputador.com.br www.museudocomputador.com.br PEÇA DE XADREZ COLOSSUS 1880 – 1936 1940 – 1950
HISTÓRIA DO COMPUTADOR PRIMEIRA GERAÇÃO (1945-1955) www.museudocomputador.com.br www.museudocomputador.com.br MARK I ENIAC
HISTÓRIA DO COMPUTADOR SEGUNDA GERAÇÃO (1956-1955) www.museudocomputador.com.br www.museudocomputador.com.br NEAC PDP-8
HISTÓRIA DO COMPUTADOR TERCEIRA GERAÇÃO (1966-1980) www.museudocomputador.com.br www.museudocomputador.com.br UNIX COMMODORE PET
HISTÓRIA DO COMPUTADOR QUARTA GERAÇÃO (1981-1990) www.museudocomputador.com.br www.museudocomputador.com.br MAC OSBORNE I
HISTÓRIA DO COMPUTADOR QUINTA GERAÇÃO (1991-????) www.museudocomputador.com.br www.submarino.com PALM NOTEBOOK www.submarino.com IPOD
CONSIDERAÇÕES O HOMEM ESTÁ EM CONSTANTE BUSCA DE AUTO-SUPERAÇÃO A MATEMÁTICA FOI PROTAGONISTA DO DESENVOLVIMENTO DA INFORMÁTICA A PRÓXIMA GERAÇÃO RESERVA MUDANÇAS INIMAGINÁVEIS
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Disponível em: <http://www.museudocomputador.com.br/cronologia.php>. Acesso em 06 mar. 2006. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/~mayerle/private/eps7001/conceitos_basicos.pdf>. Acesso em 06 mar. 2006