Automação de Testes de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

Curso Superior de Engenharia Elétrica
Introdução a Algoritmos
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Fundamentos de Engenharia de SW
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Testando o sistema Teste funcional: o sistema integrado realiza as funções especificadas nos requisitos? Teste de desempenho: os requisitos não-funcionais.
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Engenharia de Software
Professor Sílder Lamas Vecchi
Teste de software Professor: Sílder Lamas Vecchi.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Qualidade de Software Aula 2
Abordagem Estratégica ao Teste de Software
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Testes – visão geral Vanilson Burégio.
Engenharia de Software
Gerência de Configuração de Software
Introdução aos conceitos de Teste de Software
RUPinho Qualidade de Software
Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Introdução a Computação Trabalho Final PUC Minas – São gabriel
Prof. Esp. Fernando Barreto
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Ferramentas para Automatização de testes
Análise e Projeto de Sistemas
Prof. Alexandre Vasconcelos
Um Framework Para Testes
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Professor: Márcio Amador
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
O Processo de desenvolvimento de software
Introdução à Engenharia de Software
Levantamento de Requisitos
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
Teste de Software Conceitos iniciais.
Engenharia de Software
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Introdução a Teste de Software
Sistema Virtual de Venda de Móveis
Teste de Software. Sumário Introdução a Teste de Software; Verificação x Validação; Processo de Teste de Software; Suíte de Teste.
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
RUP - Cap. 3 – Processo Dirigido por Caso de Uso
MAKE: UM FRAMEWORK PARA GERAÇÃO DE DADOS PARA TESTES UNITÁRIOS EM JAVA Guilherme Braga Viana BahiaAluno: Orientador:Prof. Joaquim Pedro C. de Oliveira,
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
PROCESSO DE TESTES Thivial Clinic.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Qualidade de Produtos de Software
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
J U nit Um Framework Para Testes. Motivação  Todos os programadores sabem que devem testar seu código  Quanto mais curto o prazo menos testes são realizados.
Engenharia de Software
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
PROCESSOS DE TESTES Thivial Clinic. Processos O processo de Teste está dividido da Seguinte Maneira. 1.Plano de Teste 2.Projeto de Teste 3.Procedimento.
GUTS-RS TESTES EM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO ERP.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Transcrição da apresentação:

Automação de Testes de Software Minicurso Automação de Testes de Software

Ministrantes Arllen Lira Edgar Lopes Luana Lobão Desenvolvedor Especialista, Fábrica de Software PRODAM, Ex-Trainee Tester INdT; Edgar Lopes Trainee Tester, Fábrica de Software PRODAM; Luana Lobão Desenvolvedora, INdT.

Roteiro Introdução; Verificação e Validação Processo de Teste Testes Funcionais; Testes Não-funcionais; Conclusão

Introdução Por que testar software? A resposta mais simples sobre o porque de se testar software é que os desenvolvedores são incapazes de construir software livre de defeitos. (MAIDASANI 2007). Então... O que é defeito?

Funcionalidade Confiabilidade Usabilidade Eficiência Portabilidade Por que testar software? Funcionalidade Confiabilidade Usabilidade ISO 9126 Eficiência Portabilidade Manutenibilidade

Introdução O que é defeito? Um defeito é um estado indesejável. Para definir o que é um defeito no sistema, devemos primeiro definir os estados desejáveis. Então... Como definir os estados desejáveis de um sistema?

Introdução Análise de requisitos No âmbito da engenharia, um Requisito consiste da definição documentada de uma propriedade ou comportamento que um produto ou serviço particular deve atender. Podemos entender requisito como uma função, restrição ou propriedade que deve ser fornecida, encontrada ou atendida para satisfazer às necessidades do usuário do sistema. (Descreve um serviço ou uma limitação) A especificação de requisitos tem como objetivo obter produtos de software de melhor qualidade que satisfaçam às reais necessidades dos clientes dentro de prazo e orçamento adequados.

Introdução Análise de requisitos Requisitos Funcionais; Descrevem as funcionalidades do sistema desejadas pelos clientes ou seja O QUE se espera que o software faça. Requisitos Não - Funcionais; São as qualidades e restrições globais do sistema relacionados com manutenção, uso, desempenho, custo, interface, etc...

Análise de requisitos Exemplos de Requisitos Funcionais – Grupos de Usuários: ID RF_02 Requisito Post de Arquivo Descrição Arquivos podem ser postados e salvos para que outros usuários possam recuperá-los. Restrições: Somente Material Acadêmico pode ser postados. O post é de responsabilidade do próprio usuário. Proprietário do grupo poderá excluir o arquivo mesmo não sendo responsável pelo POST. Pré-requisito: Usuários precisa ter o cadastro ativo para efetuar postagens de arquivos. Postagem autorizada somente após validação por imagem CAPTCHA. (RNF_SEG_03)

Análise de requisitos Exemplos de Requisitos Não Funcionais – Grupos de Usuários Segurança ID RNF_SEG_03 Requisito Usar CAPTCHA para validação de postagem de arquivo. Usabilidade ID RNF_U_01 Requisito As páginas devem ser visualizadas na resolução mínima de 1024 x 768 respeitando as proporções de visualização. ID RNF_U_02 Requisito A Aplicação deve funcionar sem apresentar erros nos navegadores Moozila Firefox e Internet Explorer 7.

Análise de requisitos Exemplos de Requisitos Não Funcionais – Grupos de Usuários Performance ID RNF_P_01 Requisito As respostas das requisições efetuadas pelo usuário não podem ultrapassar 10 segundos. Instalação ID RNF_INS_01 Requisito O nome do banco de dados a ser utilizado deverá ser “dbgrupo”.

Overview Análise de requisitos 1

Verificação x Validação Verificação: Construimos o produto de forma correta? > Garante a qualidade do software na produção e manutenção; Validação: O que foi entregue atende as expectativas? Construimos o produto certo?

Processo de Teste Planejamento; Ciclo, estratégia, ferramentas, bugtracking; Especificação; Suíte de Teste, Casos de Teste; Execução; Script de teste; Análise de resultados Relatório de execução (bugs);

TestLink

Bugtracking

Mantis

Testes Funcionais Caixa Branca Testes de caixa branca são testes que se executam em um aplicativo com o conhecimento do funcionamento do código; Podem ser aplicados em testes de; -Testes de Unidade; -Teste de Integração; -Teste de Regressão.

Testes Funcionais Automação em testes de Caixa Branca Exemplos: Testes de funções com JUnit; Self-test de formulários com Java Script.

Testes Funcionais Automação em testes de Caixa Branca Testando uma função com a ferramenta JUnit na IDE Eclipse: Preparando o ambiente... Baixar a versão atual do JUnit disponível em http://www.junit.org/ ;

Testes Funcionais – Caixa Branca 2. Adicionar os *.jars do Junit no classpath do Eclipse

Testes Funcionais – Caixa Branca 3. Criar um diretório onde serão armazenados os testes automatizados.

Testes Funcionais – Caixa Branca 4. Selecione uma classe com o(s) método que será testado

Testes Funcionais – Caixa Branca 4. Crie um caso de teste com JUnit na classe selecionada.

Testes Funcionais – Caixa Branca 5. Crie um caso de teste com JUnit na classe selecionada.

Testes Funcionais – Caixa Branca 6. Selecione os métodos da sua classe que serão testados.

Testes Funcionais – Caixa Branca 7. Implementar o script de teste...

Testes Funcionais Caixa Preta O Objetivo é garantir que todos os requerimentos ou comportamentos da aplicação estejam corretos; Testes se concentram nos requisitos funcionais do software;

Testes Funcionais Automação em testes de Caixa Preta Preparando o ambiente... Baixar a versão atual do Selenium Core, RC e IDE disponíveis em http://seleniumhq.org/download/;

Testes Não Funcionais Performance O teste de performance é uma classe de testes implementada e executada para caracterizar e avaliar o desempenho relacionado a características do objetivo do teste, como perfis de andamento, fluxo de execução, tempos de resposta, confiabilidade e limites operacionais. Vários tipos de testes de performance, cada um concentrado em um objetivo do teste diferente, são implementados durante todo o ciclo de vida de desenvolvimento do software. São eles: Teste de Desempenho; Teste de Carga; Teste de Stress.

Testes Não Funcionais Automação em Testes de Performance com Jmeter Test performance