PROFESSORA MARIA CRISTINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Advertisements

AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
EGITO ANTIGO.
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia Professoras: Jose e Rô.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Mesopotâmia.
6.Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir identifique as alternativas corretas I. A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para.
ANTIGO EGITO.
EGITO O EGITO DESENVOLVE-SE GRAÇAS AO
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
Mesopotâmia.
Egito Antigo.
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia Prof° Davi Ruschel.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
História.
Mesopotâmia.
TEMA DA AULA.
“TEOLOGIA PROFUNDA É A MELHOR LENHA PARA A DEVOÇÃO; PEGA FOGO QUE UMA BELEZA, E UMA VEZ ACESA QUEIMA POR MUITO TEMPO” F.W. Faber.
A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia
Região do crescente Fértil: Mesopotâmia e Egito
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
Antiguidade Oriental.
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Escola Secundária Antero de Quental 2010/2011 Língua Portuguesa, 8.º ano Antigo Egipto Elaborado por: Mariana Barreira Pavão 8.ºD, n.º
RELIGIÃO.
MESOPOTÂMIA.
A arte no Egito.
1001 Curiosidades sobre as Pirâmides História 7ºano
QUESTÕES VESTIBULAR MESOPOTÂMIA.
A Antiguidade Oriental
ARTE EGÍPCIA.
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
Mesopotâmia.
Correção de lição de casa Tá ligado? P. 102 e 103 Prof. Fábio Mesquita 6º. Ano.
MESOPOTÂMIA A TERRA ENTRE RIOS
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia.
A Mesopotâmia: terra entre rios
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia.
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Primeiras Comunidades.
Civilizações do Oriente Próximo
E G I T O A N T I G O.
EGITO ANTIGO.
Prof. Luis Marques 6º ANO A/B.
História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião
PP Grupo Fraternidade ARTE NO EGITO AS PIRÂMIDES DO EGITO.
Sociedade A sociedade egípcia era formada por diferentes camadas sociais. No topo está o faraó, concentrando poderes administrativos, militares, e religiosos.
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
MESOPOTÂMIA.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Transcrição da apresentação:

PROFESSORA MARIA CRISTINA QUESTÕES DISCURSIVAS PROFESSORA MARIA CRISTINA

UFRN - 2011 Entre as primeiras Civilizações Orientais, a Civilização Egípcia sobressaiu-se como uma das mais grandiosas e a mais duradoura. As necessidades de desenvolvimento da agricultura irrigada nas margens do rio Nilo exigiam uma direção centralizada. Nessas circunstâncias, a Civilização do Egito Antigo organizou-se em torno de uma Monarquia. Entre as imagens mais populares ligadas ao Egito Antigo, estão as pirâmides. As mais conhecidas são as de Gizé, construídas no primeiro período da história política do Estado Egípcio, entre 3200 e 2300 a.C., conhecido como “Antigo Império”, retratadas na Figura abaixo.

A) Mencione e comente duas características do Governo no Egito Antigo  A) Mencione e comente duas características do Governo no Egito Antigo. B) Explique o significado das pirâmides, relacionando-as ao poder no Egito Antigo.

GABARITO A) Duas características do governo no Egito Antigo : O FARAÓ ERA CONSIDERADO UM DEUS VIVO, RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO E PROSPERIDADE DE SEU POVO (PODER TEOCRÁTICO). PARA OS POVOS DO EGITO ANTIGO, O REI ERA UM DEUS. ERA UM GOVERNANTE COM AUTORIDADE SOBRENATURA PARA RECRUTAR O TRABALHO EM MASSA NECESSÁRIO À MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO. O PODER DO FARAÓ ESTENDIA-SE A TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE. OS CAMPONESES ERAM RECRUTADOS PARA SERVIR COMO MINEIROS OU TRABALHADORES NAS CONSTRUÇÕES (SERVIDÃO COLETIVA). 

B) Significado das pirâmides / poder   A  crença  na  vida  após  a  morte  levou  à  construção  d e  grandes  túmulos,  sendo  os  mais  importantes  aqueles  destinados  aos  faraós,  cujo  poder   estava  acima  de  todos.  Os  mais  imponentes  túmulos  eram  as  pirâmides,  que  serviam    de sepultura  para  os  faraós  e  membros  de  sua  família.  Os  faraós  eram  mumificados.    Os  egípcios  acreditavam  que  todos  se  utilizariam  do  corpo  e  dos  bens  materiais  numa  outra  vida.  Aos  faraós  cabia  a   melhor  mumificação,  os  mais  decorados  sarcófagos  e  os  mai s  ricos  rituais  funerários.  Tudo  isso  para  reforçar e imortalizar seu poder.

UEG - GO O primeiro código de leis de que se tem conhecimento foi estabelecido pelos babilônios por volta de XVIII a. C.  Quais os princípios fundamentais do chamado “Código de Hamurábi”?

GABARITO O Código de Hamurábi foi baseado na anterior Lei de Talião, que preconizava o princípio do “olho por olho, dente por dente”. Dessa forma, podemos perceber que, em diversos casos, as leis escritas por Hamurábi privilegiavam a adoção de uma pena similar ao tipo de crime realizado pelo seu infrator. No entanto, quando estavam envolvidos indivíduos originários de classes sociais distintas, essas penas poderiam ser bastante variadas

VUNESP - 2006 Quando Anu, o Sublime, Rei dos Deuses, com Enlil, o Senhor do Céu e da Terra, o Mestre do Destino do País, atribuíram a Marduk, o primogênito de Enki, poder sobre todos os povos, fazendo-o prevalecer sobre todos os outros Deuses, quando pronunciaram meu nome, Hamurabi, príncipe devoto, adorador dos Deuses, para que eu fizesse reluzir a ordem no país, aniquilasse os malfeitores e malvados, proibisse os poderosos de oprimir os fracos e, alçando-me como o Sol sobre os homens, iluminasse todo o país (...). (Código de Hamurabi.) Escrito por volta de 1750 a.C., esquecido durante mais de 3 mil anos e encontrado em 1902, o Código de Hamurabi,hoje no Museu do Louvre, é uma estela de pedra dura, mais ou menos cilíndrica, de 2,25 m de altura por 1,80 m de circunferência média. (Jean Bottero, História Viva, ano III, n.º 29.)

A partir do primeiro texto, relacione poder e religião na sociedade babilônica.

CORREÇÃO - ANGLO O TEXTO TRAZ ELEMENTOS DA JUSTIFICATIVA RELIGIOSA QUE ERA DADA À ELABORAÇÃO DAS LEIS. O GOVERNANTE SE COLOCAVA COMO ALGUÉM QUE DIALOGA COM OS DEUSES, O QUE PERMITE CLASSIFICAR A MESOPOTÂMIA COMO UMA REGIÃO MARCADA POR UM MODELO TEOCRÁTICO DE EXERCÍCIO DE PODER.

REVISÃO