Pantanal e os riscos da contaminação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
Advertisements

Oportunidades e Desafios de MS
ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
APL DE CAL E CALCÁRIO DE CURITIBA / PR
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
METROPOLITANO DE SALVADOR Candeias Água para Todos Perfurado um poço no período de , com investimento de R$ 39,2 mil Construído um sistema de.
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Unidade Offshore Techint Paraná Grupo Techint
IMPACTOS NA ÁGUA O Pólo Industrial de Camaçari, em operação desde 1978, é atualmente, o maior e o mais  importante complexo integrado da América Latina.
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
SUDIC Conceito e Ações. A SUDIC Autarquia vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, criada em 1991, executa programas.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
Fórum de Debates Econômicos Márcio Félix Carvalho Bezerra
Indústria de Gás Natural no Brasil
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Gerdau Usiba amplia capacidade de produção
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Empreendedorismo e competitividade das médias empresas
A questão da energia Apesar de possuir rios favoráveis, apenas 4% da energia utilizada é decorrente das hidrelétricas. 83% da energia é gerada por termoelétricas.
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
CAIS
Da desordem ao progresso
Eike Batista.
MERCOSUL E PAÍSES ASSOCIADOS INICIATIVA
VII Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e
FATURAMENTO NACIONAL DO SETOR 2003  R$ Bi DADOS SETORIAIS 2003 Fonte: Sinaprocim – Jan04 1.
Estruturação e implantação de um Centro Vocacional Tecnológico junto ao APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul: sucesso em soluções ambientais, tecnológicas.
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
RECURSOS MINERAIS NO BRASIL
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
27/04/09.
Histórico da área em questão (PL 1304/2014). O problema da falta de água abordado na imprensa no início da década de 50. Fonte: FJP/CEHC, CRISE.
O processo de Industrialização do Brasil
Mesa Redonda- Eficiência Energética na Indústria
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009.
Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS) COMDIAL 13 de novembro de 2009 Projeto de Caracterização Ambiental da Bacia de Santos.
UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL EM MINAS GERAIS UM CASO DE SUCESSO 31 de maio de 2007 PORTO ALEGRE WIRELESS.
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
JOÃO JOSÉ MAGALHÃES SOARES
Grupo 8 Andre Godoy Jademilson dos Santos Juliana Torini
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
A Realidade Brasileira. O lançamento do mapa da Inclusão Digital no Brasil ocorreu, nesta quinta- feira, no Ministério das Relações Exteriores. A fase.
Gás Natural: Estudo da arte e perspectivas
CAIXA Segmento Petróleo e Gás Accelerate Oil & Gas Eugenia Regina de Melo Superintendente Rio de Janeiro, 15 de maio de 2012.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Jazidas de Petróleo em Água Rasas não são da Petrobrás nem do Brasil Foi anunciado em (22/01/2010) nos principais jornais do Brasil, que a empresa OGX.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
“Estudo sobre as Respostas Empresariais Brasileiras ao HIV/Aids. 2012” Iniciativa do Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS (CEN AIDS)
Tratamento dos efluentes hídricos utilizados no processo de branqueamento da celulose.
Zoneamento da Cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Cuiabá – 06 de outubro de 2009.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE Justiça Ambiental.
TGB  Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Atendimento no Estado do Amapá Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento.
Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi.
Setor da Mineração Vale x UnitedSteelWorkers (USW) Canadá.
Transcrição da apresentação:

Pantanal e os riscos da contaminação Executado pela Ecoa-Ecologia e Ação e Coalizão Rios Vivos

Objetivos: Identificar os empreendimentos previstos para região; Levar informações sobre as indústrias para a população para que reflitam sobre o assunto e possam opinar e participar das futuras discussões com o governo.

Ferramentas Mobilização; Troca de experiência; Jornal Repensar; Participação em eventos locais; Hot site www.riosvivos.org.br/contaminacao

Empreendimentos Usina termelétrica Pólo siderúrgico Pólo gás-químico

Usina termelétrica • MPX Mineração e Energia com MS Gás • O empresário Eike Fuhsken Batista é o dono da MPX e coincidentemente tem 20% das ações da mineradora Mineração Corumbaense Reunida, uma das incentivadoras do pólo-siderúrgico.        

Usina termelétrica • O empresário tem declarado que investirá U$ 125 milhões de dólares na construção da usina de Corumbá. Até o momento não foi solicitado ao Ibama nenhum pedido de licenciamento ambiental para implantação da usina e nem apresentado o projeto. (Leva no mínimo 8 meses o processo) • Um dos impasses são as famílias que moram próximo do terreno aonde deve ser construída a usina.

Usina termelétrica De acordo com o senador Delcídio do Amaral, somente a construção da termoelétrica deverá gerar em Corumbá 500 empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos. “A termoelétrica de Corumbá além de gerar um grande número de empregos vai modificar o perfil econômico não só dos municípios de Corumbá e Ladário, mas de todo o Estado também, porque atrás desses projetos vem uma série de outros”, lembrou. Fonte:APN

Usina termelétrica A usina de Campo Grande Willian Arjona gerou 150 postos de trabalho na etapa de construção e quando começaram a operar esse número foi reduzido para 11. Sendo que 90% dos trabalhadores vieram da região Sul. Ministério Público Estadual e Ministério do Meio Ambiente

Pólo siderúrgico O projeto do pólo minero-siderúrgico tem a adesão de mega corporações como a Vale do Rio Doce, Belga Mineira e a Rio Tinto Mineração. Apesar do governo afirmar que o local para implantação do pólo minero-siderúrgico é uma discussão posterior ao debate em torno do projeto, sabe-se que o pólo está sendo implantado em três etapas.

Pólo siderúrgico Na primeira, foi instalada a unidade de ferro-liga; Em seguida será a unidade de redução direta para a produção de ferro esponja; • A terceira é uma unidade aciaria para a produção de vergalhões (aço).

Pólo gás-químico Produtos: • orçado em 1,3 milhões de dólares • Empresas como Odebrescht e Brasquem se interessaram • A estimativa é que as atividades iniciem em 2009 Produtos: • Gás de cozinha; • Amônia para produção de fertilizantes; • Polietileno para produção de plásticos.

Pólo gás-químico • Os governos do Brasil e Bolívia vão criar uma comissão executiva binacional para tratar da questões técnicas e a localização do projeto, que a princípio seria instalado nos dois lados da fronteira, regiões de Puerto Suárez e Corumbá, por onde passa o gasoduto Bolívia-Brasil.