UM PASSEIO PELA HISTÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
FORTALECIMENTO DO PODER DOS REIS Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
EXPANSÃO MARÍTIMA INTRODUÇÃO
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
Humanismo Século XV.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
HISTÓRIA GERAL CAPÍTULOS 9 A 12 CAPÍTULOS 12 A 15.
Expansão Marítima Européia (Século XV)
Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
Absolutismo Adailton Figueiredo
Professor Vander História Idade Moderna
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Política econômica dos Estados nacionais europeus
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
ESTADO MODERNO.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
HISTÓRIA.
O ABSOLUTISMO.
Formação das Monarquias Nacionais
Expansão Marítimo-Comercial Européia
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
O Estado Moderno.
Absolutismo Revisão – 1ªEM.
COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
CAPITALISMO.
Europa Moderna Prof.Pizzolatto.
UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Professora Vanessa Martins 8º Anos A e B
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
ABSOLUTISMO.
ABSOLUTISMO.
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
ABSOLUTISMO.
Aula 6 – Absolutismo e Mercantilismo
Expansão Ultramarina Européia
A Formação das Monarquias Nacionais
Expansão Marítima e Comercial
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Absolutismo Monárquico
O Antigo Regime Europeu
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Revolução Comercial Renascimento comercial e urbano, assim como o surgimento da burguesia, completaram o quadro de transformações do feudalismo. Grandes.
Expansão Marítima Européia
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Expansão Ultramarina Européia
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Transcrição da apresentação:

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA CRISE DO MUNDO FEUDAL. MUDANÇA DE PARADIGMA. a) superexploração feudal: entre os séc. XI e XIV houve um estrondoso aumento demográfico e multiplicação da pobreza. Os nobres aumentaram a exploração. Surgem ‘revoltas’ ... diversas ..

B) revoltas camponesas ( servos ) e urbanas ( aprendizes ). Ex. Jacqueries , apelido depreciativo ... 20.000 camponeses ... Ex. Em Florença ( revoltas urbanas – trabalhadores têxteis, depois Paris e etc.

C) retração econômica e crise demográfica: alterações no quadro natural – clima, falta de adubo, diminuição da produtividade do solo , esgotamento das fontes minerais , peste ... CONSEQUÊNCIA ... retração do consumo ... queda do comércio ...

TRANSIÇÕES ... Com a nobreza diluindo-se .... Saindo de cena ... Caravaneiros e mercadores compravam terras de senhores falidos ... Os especuladores crescem ... A burguesia ambiciosa inicia uma grande aproximação com o ‘Rei’ ... O ‘absolutismo’ está em processo ... Inicia-se uma grande formação de monarquias feudais que passam aos poucos a monarquias nacionais ...

Feudalismo em baixa ... O clássico modelo feudal está em baixa ... As ‘instituições’ que apoiavam o regime também ... Leia-se ‘IGREJA’. As heresias se intensificam ... Os particularismos feudais e o universalismo da igreja foram superados pela centralização monárquica.

A burguesia exige uma nova mentalidade ... Com a ascensão da burguesia ... a mentalidade ( outrora teocêntrica ), passa agora a valorizar o ‘homem’ e suas características .... o humanismo. Ao mesmo tempo, os Estados se fortalecem ... e os reis promovem a consolidação do Estado absoluto, com as seguintes características:

Características do Estado Moderno A) centralização e unificação administrativa, com a eliminação da autonomia dos poderes locais e das cidades. B) formação de uma burocracia ( pessoas especializadas na função ). C) formação de um ‘exército’ nacional, normalmente composto por mercenários.

D) arrecadação de impostos ‘reais’, necessários para custear as despesas com o exército e a burocracia ( Corte). E) Unificação do sistema de pesos e medidas, destacando-se a unificação monetária. F) imposição da justiça real, se se sobrepõe à justiça senhorial ... ‘lembrar do direito de apelação’.

Confronto ... O choque entre o poder do Rei ( em expansão ) e o ‘sempre’ poder do Papa, aconteceu gradualmente. O poder político do ‘Papa’ está diminuindo ... Um número expressivo de ‘juristas’, ‘teólogos’, ‘filósofos’ ... Enfim ‘pensadores e escritores’ de acordo com os interesses dos próprios Estados, preocuparam-se em justificar as origens, as bases e a natureza do poder absoluto.

Teoria ... A) direito divino ( Bodin e Bossuet). O poder real, por ser de origem divina, era sagrado. Revoltar-se contra o rei equivalia a revoltar-se contra Deus ... Cabendo ao súdito apenas o papel de obedecer passivamente à autoridade real. B) contrato social. No momento da criação do Estado, operou-se um contrato entre governantes e governados. Grotius, por exemplo afirmava que os homens aceitavam submeter-se a uma autoridade soberana porque compreendiam as vantagens naturais ....

Além de Hugo Grotius, o principalmente representante desta categoria foi HOBBES ... em sua obra , o Leviatã ... “O lobo do homem engolindo o próprio homem’.... OPA ... Mudando .... “O FERA DO HOMEM, ENGOLINDO O PRÓPRIO HOMEM”.

A COROAÇÃO DO ABSOLUTISMO Nicolau Maquiavel .... O Príncipe. Parte ele do princípio de que não deve haver limites de ordem ética ou moral às ações do Príncipe. “TODOS OS MEIOS QUE O SOBERANO EMPREGAR, VISANDO MANTER A VIDA DO ESTADO, SÃO VÁLIDOS POR DEFINIÇÃO”

O ESTADO NACIONAL LABORATÓRIO A França será o Estado Nacional laboratório do absolutismo ... Desde a formação até o apogeu ... Lembrar os ‘Capetíngios’, os ‘Valois’, e finalmente os ‘Bourbons’, destancando o REI SOL ... O ESTADO SOU EU. PETER BURKE ( historiador norte-americano ) e a fabricação do Rei.

CONEXÃO: ABSOLUTISMO – EXPANSIONISMO MARÍTIMO. A consolidação da transição do feudalismo ao capitalismo .... Não podemos esquecer que existiu um ‘pré-capitalismo’ chamado ‘mercantilismo’. VAMOS ENTENDER A EXPANSÃO MARÍTIMA COMO NECESSIDADE. NECESSIDADE DE QUÊ ???? RESOLVER A CRISE , mencionada anteriormente.

CRISE ??? Crise religiosa com as heresias .... Crise de esgotamente de solo .... Crise de ausência de servos ... ( quase todos morreram com a peste ....) Religiosa = novos fiéis .... Solo = metais preciosos ... para a cunhagem de moedas .... Mão-de-obra = nativos e escravos.

Para expandir é preciso investimento Investimento naval .... ‘Escola de Sagres’ e suas modificações técnico navais: caravela, aperfeiçoamento da bússola, astrolábio e geografia .... e os contos de Marco Polo. Para investir é preciso ‘dinheiro’. Porisso a burguesia foi fundamental. Fundamental por quê ? IMPOSTOS ... E INTERESSES

Quem começou ? Portugal pioneiro. TODO MÉRITO À DINASTIA DA AVIS. Razões do pioneirismo Português: A) localização. B) burguesia atuante ... ( judeus ) C) Centralização do Rei D) progresso náutico – Sagres.

Infra-estrutura A África serviu como infra-estrutura .... Para estruturar Portugal para vôos maiores .... ( Ásia ... em especial ‘A India’.) Desde de 1415 .... Exclusividade. Até que houve concorrência. IGREJA – ESPANHA. BRIGA DE TRATADOS – Toledo, Intercoetera e Tordesilhas.

Consequências da expansão marítima Modificações no comércio europeu – Revolução Comercial. Deslocamento do eixo mediterrânico para o Atlântico em escala mundial. Incorporação por parte dos europeus em áreas do continente americano, africano e asiático. Declínio econômico das repúblicas italianas ...

Revolução dos preços. Ressurgimento da escravidão ... Europeização do mundo. Impérios coloniais ... e MERCANTILISMO .....

VAMOS ENTENDER O MERCANTILISMO Um rei forte, interventor, centralizador e dirigente ... que comanda a economia de forma PROTECIONISTA. Nasce a idéia de protecionismo e junto com ela algumas características necessárias para o TODO.

A) metalismo. B) balança comercial favorável. Favorável a quem ??? À EUROPA. C) incentivo à produção manufatureira D) política demográfica favorável ( maior produção ) E) protecionismo alfandegário. F) colonialismo.

CONFRONTOS Uns mais cedo , outros mais tarde. POTÊNCIAS MARÍTIMAS ( Portugal e Espanha ) e os emergentes .... Quem são os emergentes na expansão marítima ? Inglaterra e França, além de Holanda. Porque vieram depois ???? Problemas religiosas e confrontos entre eles mesmos ...

Companhias ??? Surgem as Companhias de Comércio , incentivadas pelo Estado, gerando monopólios. A EUROPA começa a acumular CAPITAL. Este CAPITAL ... Será fundamental para a Revolução Industrial.

Vários tipos de Mercantilismo Mercantilismo espanhol – metalista. Mercantilismo Francês – industrialista de luxo. Mercantilismo Inglês – Industrialista e comercialista. Mercantilismo holandês – especulativo. Itália e Alemanha – não eram Estados Nacionais, mesmo assim tiveram uma participação.

Das idéias econômicas para as idéias culturais Nova concepção na economia e sua conexão com uma nova concepção de homem ... O burguês era diferente. Na Itália isto ficará visível. Nos séculos XV e XVI a Itália conheceu um extraordinário desenvolvimento cultural – denominado de Renascimento.

Fragmentos do Renascimento Nascer de novo ... Restaurar ... O mundo greco-romano com os problemas do momento contemporâneo. Não é imitação é inspiração. Razões: Grande desenvolvimento urbano, estimulando a produção intelectual. Os burgueses também serão Mecenas.

Mudanças ... Lembra-se das Universidades que nasceram na Idade Média ( atreladas à Igreja ) ? Seus currículos foram reformados. Novos estudos foram incluídos. Uma nova visão de homem: individualista, cheio de vontade, impulsionador do progresso.

Do teocentrismo para o antropocentrismo. Do coletivismo para o individualismo. Da tradição para o racionalismo. Do ascetismo e misticismo para o hedonismo.

Tipos de renascimento Artístico. Cultural. Científico.

Ainda mudanças ... Surgem as línguas nacionais ... A época medieval e suas instituições foram satirizadas. As interpretações religiosas foram superadas por interpretações científicas. Surge o método experimental.

Fatores internos Tradição clássica Romana. Forte presença de cidades portuárias ricas nas repúblicas itálicas. O papel da imprensa.

Fatores externos Presença bizantina ( Repúblicas Itálicas ) e presença árabe ( Península Ibérica ). Choque cultural.

Renascimento e sua disseminação Renascimento Inglês. Renascimento Português. Renascimento Espanhol. Renascimento nos Países Baixos. Renascimento Francês.

Relação do cultural com o religioso REFORMA E CONTRA REFORMA ...

BURGUESIA IMPLACÁVEL Com todas estas transformações , a burguesia precisava de mais alguma coisa ? PARTICIPAÇÃO POLÍTICA ... NASCEM AS REVOLUÇÕES BURGUESAS ... INGLESA E FRANCESA ...

FATOR DETERMINANTE O PENSAMENTO ILUMINISTA E SUA PROPOSTA DE LIBERDADE. LIBERDADE ECONÔMICA; LIBERDADE RELIGIOSA; LIBERDADE DE PENSAMENTO; LIBERDADE POLÍTICA.