Tendência de Mercado
Estudo realizado pela consultoria de Recursos Humanos Robert Half, com 1,4 mil CIO’s (Chefes de Tecnologia) e diretores de tecnologia, apontou os dez profissionais de TI mais procurados pelas empresas. Fonte: Revista InfoComércio (Revista da Federação do Comércio / SESC / SENAC) nº 15 - 2009
70% dos executivos entrevistados disseram estar em busca de um administrador de redes, principalmente em empresas de serviços de TI e instituições educacionais;
69% apontam os administradores de ambiente de Windows, mesmo percentual para quem trabalha com o suporte a desktop;
Os gerentes de banco de dados estão em terceiro lugar na opinião de 58% dos entrevistados;
Com 47% foram apontados os gerentes de redes sem fio e de suporte de Telecom;
Webdesigners e webmaster são procurados por 42% das empresas;
Em sexto lugar aparecem os business intelligence,com 33% da preferência;
O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
33% dos entrevistados também citaram os profissionais especializados em virtualização;
Virtualização: tecnologia de software que permite a um sistema operacional rodar sem alterações num ambiente virtual isolado, no qual as características físicas e o comportamento de uma máquina física são reproduzidos.
Empatados com 22% estão os desenvolvedores NET e os implementadores de software CRM.
Microsoft .NET é uma iniciativa da Microsoft em que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET, pode ser executado em qualquer dispositivo ou plataforma que possua um framework: a "Plataforma .NET" (.NET Framework). Com ideia semelhante à plataforma Java, o programador deixa de escrever código para um sistema ou dispositivo específico, e passa a escrever para a plataforma .NET.
O Customer Relationship Management é um sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios. O software que auxilia e apoia esta gestão é normalmente denominado sistema de CRM.
Segurança da Informação em 2020 Estudo encomendado pelo Reino Unido e preparado pela PwC, denominado Revolution or Evolution – Information Security 2020, apresenta as principais tendências. http://www.pwc.com/br/pt/estudos-pesquisas/pesquisa-global-seguranca-informacao.jhtml pwc-pesquisa-global-seguranca-informacao-2011.pdf Fonte: Revista InfomationWeek nº 1238- 2011
Revolução da infraestrutura de tecnologia e comunicação, com a ampliação do acesso à banda larga e redes móveis e da computação em nuvem; Explosão dos dados visuais, pessoais e corporativos, sendo criados, enviados, processados e armazenados em volumes jamais vistos; Aumento da conectividade entre pessoas e organizações a partir de bilhões de dispositivos móveis;
Explosão dos micropagamentos e o uso de dinheiro puramente digital através de dispositivos móveis; Maior rigidez regulatória; Crescimento do conteúdo pago; Novos modelos para se confiar nas partes relacionadas e para se identificar usuários e dispositivos tecnológicos no mundo cibernético.