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Disciplina: Inteligência Artificial

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Apresentação em tema: "Disciplina: Inteligência Artificial"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Inteligência Artificial
Curso: Sistemas de Informação Período: 7º Prof.: Fábio Martins de Oliveira Inteligência Artificial, Gestão do Conhecimento, Inteligência Organizacional e Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente

2 Ambiente das Empresas O que podemos observar hoje no contexto das empresas? Transformação dos ambientes; Inovação dos meios tecnológicos; Melhoria da práticas profissionais; Produção de novos conhecimentos.

3 Gestão do Conhecimento
É nesse contexto que surge a Gestão do Conhecimento (GC), que é o processo de gerenciar o armazenamento e distribuição de conhecimento dentro de uma organização.

4 Bases para a GC As bases conceituais que fornecem os conceitos e técnicas para a Gestão do Conhecimento são: Administração; Ciência da Informação; Tecnologia da Informação.

5 IA e GC A evolução da GC se deu, em grande parte, com a Inteligência Artificial (IA), que fornece técnicas e tecnologias para armazenamento, tratamento e recuperação de informação.

6 IA e GC Os sistemas da IA podem desempenhar um papel valioso na GC, ajudando a organização a otimizar seu fluxo de informação e capturar sua base de conhecimento; Em síntese, os sistemas da IA surgem como um ferramenta de auxílio no processo decisório com os SADs.

7 Inteligência Organizacional
Inteligência Organizacional, também chamada de Inteligência Empresarial ou Competitiva, refere-se à capacidade de uma corporação, como um todo, em reunir informação, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou.

8 Inteligência Organizacional
Trata dos fatores e processos humanos e organizacionais envolvidos na busca de informações, principalmente externa à organização, e na posterior tomada de decisão.

9 Business Intelligence (BI)
Através das tecnologias da informação e da comunicação, tem como objetivo criar sistemas de informação computacionais capazes de prover aos gerentes melhores informações para tomada de decisão.

10 Inteligência Organizacional e BI
Enfoque Inteligência Organizacional: ser humano e organizações. Business Intelligence: tecnologia.

11 BI O objetivo de um sistema de BI é contribuir para gerar novos conhecimentos que resultem em efetivos resultados empresariais de negócio.

12 Componentes do BI O BI envolve duas partes distintas:
Sistemas de Front-End: SAD (sistemas de apoio a decisão), EIS (Executive Information System) e ferramentas de consulta analítica OLAP (On-line Analytical Processing); Sistemas de Back-End: armazém de dados (Data Warehouse), Data Mart e ferramentas de extração de informação (Data Mining).

13 IA e BI Algumas técnicas da IA são utilizadas na construção de sistemas de BI; Um exemplo é a utilização das Redes Neurais Artificiais na implementação de Data Mining; Data Mining é o processo de extrair informação válida, previamente desconhecida e de máxima abrangência a partir de grandes bases de dados, usando-as para efetuar decisões cruciais.

14 CRM O termo CRM significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (do inglês, Customer Relationship Management), e entende-se como uma estratégia que as empresas atualmente estão utilizando para melhor informar-se sobre as necessidades e comportamentos dos seus clientes, e com isso, desenvolver relações mais estreitas. (Portal CRM -

15 CRM O CRM utiliza a Tecnologia da Informação para criar um sistema interfuncional que integra e automatiza muitos dos processos de atendimento ao cliente em vendas, marketing e suporte:

16 Aplicações do CRM Vendas: permite as empresas oferecer um nível de atendimento diferenciado e personalizado, uma vez que todas as informações sobre o cliente estarão disponíveis a toda a equipe;

17 Aplicações do CRM Marketing Direto: o software de CRM pode automatizar tarefas como qualificação de contatos, controle de reações, programação de contatos de vendas e fornecimento de informações para clientes atuais e potenciais;

18 Aplicações do CRM Atendimento e Help Desk: permite a identificação rápida do cliente e registro de reclamações, sugestões ou fornecimento de informações, além do suporte.

19 IA e CRM Da mesma forma que nos sistemas de BI, algumas técnicas da IA são utilizadas na construção de sistemas de CRM; Um exemplo é seria a construção de bases de conhecimento em forma de regras de produção (SEs) para auxílio no suporte e atendimento ao cliente.

20 Vantagens do CRM Mantém o acompanhamento dos contatos do cliente com a empresa; Possibilita que uma companhia desenvolva uma relação consistente com o cliente, além de serviço e suporte.

21 Perguntas???


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